Análise SWOT na advocacia: o que é e como aplicar

Visualizar seus problemas, riscos e quais vantagens seu escritório tem sobre a concorrência influencia diretamente sua estratégia. A análise SWOT na advocacia apresenta um modo de organizar esses e outros fatores, possibilitando um planejamento com objetivos mais claros.

Você consegue fazer uma autoanálise do seu escritório jurídico? A Matriz SWOT, mais conhecida como análise SWOT ou análise FOFA, te auxilia a entender a realidade do seu escritório perante os desafios internos e externos no mercado que você está inserido.

Ao final deste texto, você conseguirá saber muito mais sobre a funcionalidade da análise SWOT na advocacia e como aplicar em seu escritório.

O que é Análise SWOT?

A ferramenta foi desenvolvida nos anos 60 por Albert Humphrey, por conta da simplicidade em aplicá-la, foi rapidamente ganhando fama no mundo empresarial. 

A sigla SWOT significa:

  • Strenghts – Forças
  • Weaknesses – Fraquezas
  • Opportunities – Oportunidades
  • Threats – Ameaças
analise swot na advocacia

A análise SWOT possibilita verificar a posição estratégica de uma empresa em seu ramo de atuação e, para isso, analisam-se os cenários internos e externos do negócio. A estrutura da matriz apresenta duas esferas: a do ambiente interno, referente às forças e fraquezas e a do ambiente externo, referente às oportunidades e ameaças.

Por meio dessa análise, é possível estabelecer prioridades de atuação, preparar estratégias assertivas e previsões, tudo isso tendo em mente as condições de mercado e a capacidade do seu escritório.

Quer aplicar essa ferramenta no seu escritório jurídico? Confira como fazer isso a seguir!

Como aplicar a análise SWOT na advocacia?

O planejamento estratégico em qualquer negócio é fundamental para conseguir se organizar e otimizar processos. A análise SWOT na advocacia entra como uma ferramenta importante para isso, pois possibilita avaliar o mercado na hora de implementar alguma mudança ou novo projeto! 

A ferramenta pode ser aplicada para criar estratégias de marketing jurídico, avaliar a expansão do escritório, analisar a contratação de um novo software, tirar do papel projetos de qualquer área e outras inúmeras possibilidades.

Para adotar este método no seu escritório é simples, mas antes você precisa entender o que se tratam os quatro quadrantes que a análise SWOT na advocacia apresenta:

1. Forças

Em forças você deve elencar as vantagens internas do negócio em relação a seus concorrentes. Aqui é importante analisar fatores como: 

  • Qual sua vantagem competitiva?
  • Quais recursos você tem disponíveis para prestar seus serviços?
  • O que faz seu cliente optar por seu escritório?
  • Quais as aptidões mais fortes do seu negócio?

O quadrante força está relacionado com o ambiente interno do seu negócio, sendo assim, trata-se da análise dos fatores positivos que seu escritório apresenta e que estão ao seu alcance de mudança

2. Fraquezas

A fraqueza também é um quadrante que está inserido no cenário interno do seu escritório. São os pontos negativo, ou desvantagens, que seu negócio apresenta em relação à concorrência.

Essa etapa exige muita sinceridade, pois é necessário identificar as “falhas” para conseguir reduzir as fraquezas. Alguns pontos de atenção para conseguir identificá-las são:

  • Capacitação constante da equipe;
  • Conhecimento das ações do concorrente;
  • Atualização dos equipamentos e softwares que são disponibilizados para a entrega do seu serviço.

3. Oportunidades

As oportunidades são as forças externas ao seu escritório, ou seja, fatores que estão longe do seu alcance de mudança, mas que podem beneficiar seu negócio.

O cenário externo engloba questões que envolvem análise de mercado, concorrentes, fornecedores, além de questões políticas, sociais e econômicas. Alguns exemplos de fatores para se atentar, que podem ser oportunidades para você, são:

  • Modismo passageiro;
  • Alteração de alguma lei;
  • Novas políticas econômicas;
  • Eventos para divulgar seu serviço.

4. Ameaças

Por fim, temos as ameaças, que tratam-se do oposto de oportunidades. Como este quadrante também está no ambiente externo, as questões impostas por ele não são passíveis de controle e envolvem assuntos políticos, sociais e econômicos.

Alguns exemplos de ameaças que podem existir no mercado são:

  • Surgimento de um novo concorrente;
  • Roubo de dados e informações;
  • Leis que dificultam a atuação do seu escritório.

Agora, após analisar os quatro quadrantes, conhecer seu escritório internamente e o mercado em que está inserido, você pode dizer que fez uma auto análise completa do seu escritório jurídico. A análise SWOT na advocacia, por meio da avaliação desses cenários, cria um panorama dos fatores que impactam no sucesso do seu negócio!

Benefícios de aplicar a análise SWOT na advocacia

Depois de organizar e detalhar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do seu escritório jurídico, você terá mais facilidade para elaborar um plano de ação mais realista e assertivo, além de outros benefícios listados a seguir:

#1 Integração das informações

A junção do ambiente interno e externo presente na análise SWOT na advocacia faz com que você reúna todos os cenários e visualize, de maneira integrada, todas as informações relevantes que envolvem escritório.

#2 Redução de erros

Conhecer os riscos que seu escritório pode encontrar, aumenta a capacidade de realizar escolhas com mais chances de acerto. A análise SWOT na advocacia promove o diagnóstico que te auxiliará nas melhores decisões!

#3 Vantagens frente à concorrência

Utilizar a matriz SWOT te deixa um passo à frente dos seus concorrentes. Afinal, realizar as previsões do que pode impactar suas estratégias e compreender a atuação dos concorrentes, aprofunda seu conhecimento do mercado e te coloca em uma posição vantajosa.

Conclusão

Deu para ver que, apesar de possuir uma aplicabilidade simples, a análise SWOT na advocacia ou análise FOFA é uma ferramenta muito rica, não é? A versatilidade de aplicação em distintos projetos possibilita utilizar a SWOT como suporte para viabilizar qualquer plano de ação.

Ficou com vontade de aplicar a matriz SWOT no seu escritório? Para colocar em prática todo seu conhecimento adquirido sobre a ferramenta, preparamos um modelo gratuito para você utilizar! Basta preencher os dados abaixo e receber o material direto seu email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *