Todo negócio procura a máxima fidelização de clientes. No entanto, podemos entender que para um escritório de advocacia essa questão se torna essencial para a sobrevivência ao longo dos anos, algo que deve ser sempre procurado.
Entenda no artigo a seguir um pouco mais sobre a importância da retenção de clientes em um empreendimento de advocacia, bem como saiba algumas dicas interessantes para colocar esse trabalho em prática.
Retenção como foco de empreendimentos
Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. De acordo com um estudo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgado em 2020, o saldo entre empresas criadas e encerradas no Brasil foi negativo durante 5 anos consecutivos.
Ainda conforme o levantamento, o Brasil apresentou um acúmulo de fechamento de 382.541 empreendimentos de 2014 a 2018. Esse dado mostra a real importância de métodos de melhoria de negócios, sendo que um dos mais preciosos é a retenção.
Basicamente, por meio da retenção de clientes, é possível não se preocupar tanto com aqueles que vão chegar, porque com os que você já possui, é possível ter uma quase garantia que estará recebendo todos os meses por um trabalho contínuo.
Por exemplo, um escritório de contabilidade em São Paulo tem apenas cinco clientes, algo considerado um tanto incomum para uma empresa que precisa se sustentar sozinha. No entanto, por conta de um ótimo trabalho, todos são considerados fiéis.
E a fidelidade para empreendimentos é uma das maiores intenções e desejos, visto que um cliente recorrente será sempre um boa resposta de seu trabalho, algo que pode até mesmo abrir espaço para indicações valiosas, como grandes empresas internacionais.
Geralmente são as empresas mais antigas e com atuação em grandes níveis que procuram empreendimentos confiáveis, ou seja, que já atendem um clientes durante anos, e se enquadram em uma boa companhia para investir.
Além disso, essa retenção pode trazer uma grande vantagem, que é a autoridade na sua área de atuação. Por exemplo, uma empresa de terceirização de RH pode ser referência apenas com três clientes, se seus resultados forem os melhores do mercado.
A importância da fidelização em escritórios de advocacia
Uma das primeiras questões que vem sendo pontuada com o crescente número de formandos em direito é a alta concorrência do setor. Além disso, quando um advogado se forma, certamente ele passará a atender seu grupo de amigos.
Além disso, geralmente o trabalho de um advogado, como os que trabalham com legalização societária, tende a ser cada vez mais próximo das necessidades dos clientes, fazendo com que a relação entre os dois se torne cada vez mais conjunta.
Com a proximidade, vem então a confiabilidade, um item essencial, que faz com que muitos escritórios passem a ter clientes de longa data, que podem, ainda, ser considerados rotineiros, dependendo das necessidades constantes ou do tamanho de um processo.
Por isso a retenção se torna, então, algo essencial para que muitos advogados que possuem seu próprio negócio atuem ao longo dos anos sem problemas financeiros e evitando que a concorrência seja uma questão constante.
7 dicas para escritórios reterem seus clientes
Como vimos, a retenção de clientes em escritórios de advocacia é uma questão prioritária para a sobrevivência desses negócios. Afinal, quanto mais se tem certeza da fidelidade de um cliente, mais fácil será para calcular investimentos e pagamentos mensais.
Mas ainda que essa seja uma prioridade, nem sempre todos os profissionais sabem como fazê-lo. Isso acontece, muitas vezes, pela falta de prática ou noções de empreendedorismo, às vezes deixadas de lado durante a formação.
Por isso, algumas dicas são essenciais para esses profissionais que trabalham como donos de seus negócios.
Confira abaixo as sete principais e comece já a investir na longa relação com seus clientes, em qualquer área de atuação, como serviços de abertura de empresa:
- Conheça o seu público
Esse é um quesito essencial, independentemente do tipo de empresa onde se trabalha. Conhecer os clientes e as pessoas que desejam o seu serviço é um ponto crucial para que qualquer estratégia de retenção seja tomada por parte de um escritório.
Comece entendendo questões como:
- Faixa etária;
- Área de serviço;
- Classe social;
- Gênero;
- Dentre outros pontos.
Ao entender claramente quais são as principais questões com cada um dos tipos de clientes que você pode ter, fica mais fácil de encontrar os lugares certos para procurá-los, tanto em ambientes físicos, como na internet, um local essencial para empreender.
Um bom exemplo disso são os escritórios de contabilidade que focam em serviços de advogados que já têm experiência em admissões e demissões. Entender o que um cliente quer fica fácil de saber se você é uma boa opção para eles.
- Crie facilidade para grupos
Uma boa tática para advogados que trabalham empreendendo e querem focar na fidelidade de seus clientes é o oferecimento de serviços para grupos, sejam profissionais de uma mesma empresa, ou até mesmo de nichos, como cooperativas e federações.
Oferecer um serviço para um número maior de pessoas, focando sempre em algum ponto positivo para eles, como descontos e outras vantagens, pode ser uma ótima maneira de manter a fidelização, afinal, pode sair mais em conta para a empresa contratar você.
Digamos que um grupo de empresas de seguros deseja um escritório de advocacia para cuidar especialmente de contas a pagar e outros contratos necessários. A partir de um acordo vantajoso, fica fácil negociar uma situação bem proveitosa para ambos os lados.
- Esteja nas redes sociais
As redes sociais são as melhores formas de se conectar com seus clientes. Essa é uma realidade pois, atualmente, quase todos estão por lá, em diferentes redes, geralmente aquelas mais populares, como Instagram e Facebook.
Logo, criar conteúdo por esses lugares pode ser uma boa forma de oferecer seus serviços. Entretanto, é preciso saber que a oferta não pode acontecer de maneira explícita, já que a Ordem dos Advogados do Brasil não permite essa atividade.
Nesse caso, é possível que você passe a criar conteúdos oferecendo explicações e tirando dúvidas sobre potenciais maneiras de necessitar de um trabalho de advocacia, como dicas sobre como verificar os diretos ao consumir em um estabelecimento.
Dependendo do tipo de público-alvo que você tem, é possível focar não apenas no canal ideal, mas também nos conteúdos corretos, adicionando em sua produção uma comunicação cada vez mais próxima e certeira com seus clientes.
- Seja ativo em blogs
Assim como em redes sociais, blogs são formas de evidenciar sua sabedoria na área e colocar para o público necessidades de obtenção de serviços de advogados. Além disso, é uma boa oportunidade para mostrar seu nome e a localidade do seu serviço.
Novamente, assim como nas redes sociais, saber os principais dados sobre seus clientes principais pode ser uma ótima forma de potencializar esses conteúdos para um público cada vez mais correto, aumentando suas chances de atingir o foco certo.
Uma boa dica para produção de conteúdo é focar em temas relevantes e atuais, sempre tentando mostrar algo que é considerado como essencial e como novidade.
- Evidencie situações atuais
Seguindo as dicas anteriores, de foco nas redes sociais e na internet em geral, é importante que você coloque na sua comunicação situações reais onde clientes em potencial possam se interessar pelos seus serviços e de fato entrar em contato para atendimentos.
Para advogados, a principal forma de conseguir clientes é fazendo-os entender de suas necessidades, situações e momentos onde o trabalho de um advogado não pode ser deixado de lado, pois caso ocorra, a empresa terá consequências irreparáveis.
- Foque no e-mail marketing
Uma boa ideia de comunicação com o público é por meio da comunicação por e-mail marketing, uma ferramenta onde empresas conversam de forma mais próximas com clientes, por meio de suas caixas de entrada.
Isso é ideal para conversas com clientes que são empresas, como um escritório de assessoria contábil, onde grande parte dos trabalhos acontecem por meio de e-mails, que são abertos diariamente, e podem ser um bom canal para promoção de serviços.
- Faça um bom atendimento
Tudo pode ser válido na hora de conseguir novos clientes e fidelizá-los, mas o que ainda continua sendo importante dentro dessa conquista é a qualidade do trabalho feito, pois de fato é essa questão que vai deixar um consumidor fidelizado.
Lembre-se que quanto maior e melhor for aquele trabalho realizado, como uma longa consultoria para uma empresa de serviços contábeis, é possível ter mais clientes fiéis e engajados em espalhar o seu trabalho por sua área de atuação.
Conclusão
Seguindo as dicas ideais, é possível encontrar maneiras fáceis e eficientes de manter seus clientes por muito mais tempo, retendo grandes possibilidades de relacionamento, que desenvolvem o crescimento da sua empresa a longo prazo.
Por isso, não deixe de seguir aquilo que deve ser feito, principalmente, para que os clientes do seu escritório não deixem você de lado quando mais precisarem, focando sempre na entrega do melhor trabalho possível, algo que é considerado o diferencial número um.