Fazer um backup em nuvem é uma maneira segura e moderna de cuidar dos dados importantes de sua empresa. Esse tipo de armazenamento tem ganhado cada vez mais força no mercado, principalmente por sua praticidade.
Ademais, o mundo está passando por um processo conhecido como transformação digital, no qual diversos avanços tecnológicos estão se popularizando e fazendo parte do dia a dia das pessoas.
A mesma coisa acontece com as empresas através da automação de escritório, que, assim, têm conseguido modernizar suas ações e seus processos, em grande parte por conta do potencial de exploração que a tecnologia tem implementado no mercado.
Esse tipo de ação, entretanto, gera uma série de dados relevantes que precisam ser armazenados de maneira segura, uma vez que são fundamentais para a execução do trabalho como um todo.
A necessidade de cuidar dos dados da sua empresa
Algumas empresas ainda precisam manter dados de clientes em seus registros, o que gera uma necessidade de proteção muito urgente, principalmente com recursos como a nova LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é uma legislação federal que regula esse tipo de armazenamento, responsabilizando a empresa pelos dados coletados com seus consumidores. Inclusive, em caso de vazamento, as multas podem ser bem altas.
Por isso, ter uma boa estrutura de armazenamento é fundamental para que sua empresa de assessoria tributária, por exemplo, consiga ter uma tranquilidade maior em suas ações. Esse tipo de recurso é fundamental para que você trabalhe com efetividade.
Até pouco tempo atrás, a melhor forma de fazer isso era com um servidor local para o armazenamento de dados. Tratava-se de um equipamento físico que servia como arquivo para os dados de sua empresa.
Entretanto, existem diversos pontos a se considerar quanto utilizar uma ferramenta desse tipo, como:
- Espaço físico utilizado;
- Risco de problemas mecânicos;
- Custo de manutenção;
- Gastos com energia.
Estes pontos todos acabam tornando o servidor físico uma ferramenta ultrapassada, principalmente com os avanços cada vez mais eficientes da internet. Desse modo, o armazenamento em nuvem é uma importante novidade para esse tipo de ação.
A nuvem é um espaço virtual, uma zona na internet reservada para sua empresa através de criptografia e dispositivos de segurança.
Dessa forma, apenas usuários autorizados e com acesso a seu software de gestão financeira, bem como de qualquer outra frente, podem utilizar as informações contidas nesse tipo de situação.
Fazer seus backups em nuvem garante muito mais efetividade para que sua empresa consiga trabalhar de maneira apropriada, utilizando estes recursos como base para garantir uma utilização melhor dos dados coletados em relações com o consumidor.
Entenda por qual motivo é importante fazer backups
O backup nada mais é do que uma cópia de segurança de seus dados. Esse tipo de ação é fundamental para garantir mais tranquilidade para que sua empresa consiga trabalhar utilizando ferramentas eletrônicas.
Os backups costumam conter todos os dados relevantes da empresa, desde processos e transações, até informações coletadas. Por isso, é importante saber lidar com esse tipo de situação em um escritório de serviços contábeis para empresas, por exemplo.
Os backups são fundamentais para que você consiga uma estrutura mais adequada de atendimento, onde você sempre poderá puxar as informações de forma rápida e efetiva. Isso acaba protegendo seus dados de uma série de complicações.
Em um primeiro ponto, existe a chance de seu equipamento apresentar algum problema, como peças queimadas ou corrupção de arquivos, o que pode comprometer seu trabalho. Com um backup, você tem uma perda mínima nestes casos.
Além disso, existem criminosos que praticam uma técnica de capturar dados da empresa para tentar criptografá-los e pedir uma espécie de “resgate” por estes dados.
Desse modo, quando você possui um backup, está seguro de ter cópias desse tipo de arquivo. Por conta desse tipo de ação, a criação de backups se torna uma ferramenta indispensável para o trabalho em um escritório contábil na zona leste, assim como em qualquer outra empresa.
Quanto mais você consegue proteger com backups constantes, maior é a chance de reaver seus dados por inteiro e ter danos mínimos com relação a esse tipo de problema, seja ele causado por terceiros ou em um acidente natural.
Por que utilizar o backup em nuvem?
Quando você pensa em backup, a forma rotineira de imaginar esse tipo de proteção é através de dispositivos físicos, como HDs, pendrives e servidores internos. Entretanto, cada vez mais a tecnologia tem avançado e tornado o armazenamento em nuvem a melhor opção.
Existem diversos benefícios para a utilização desse tipo de ferramenta, garantindo assim que você terá uma estrutura muito mais adequada para proteger seus dados. Entretanto, é preciso ter atenção com suas escolhas.
Além disso, é preciso ter em mente que nem todas as empresas são iguais. Por isso, você deve identificar as formas que mais se adequam a sua realidade para garantir uma proteção maior dos dados de, por exemplo, sua empresa de informática SP ao inseri-los na nuvem.
As vantagens citadas neste texto são um guia para você conseguir identificar os benefícios que o armazenamento em nuvem pode proporcionar, e não um guia que determina que estas vantagens acontecerão em todos os casos. Confira:
Acesso à distância
Uma das principais vantagens do backup em nuvem é que você pode acessar seus dados em qualquer lugar, desde que tenha um dispositivo que consiga se conectar com a internet.
Diferentemente de equipamentos físicos, que precisam estar em sua posse para acessar os arquivos, quando você utiliza suas ferramentas para conseguir uma boa estrutura de acesso, utiliza o armazenamento da forma que melhor conseguir.
Inclusive, os provedores permitem o acesso de qualquer dispositivo, desde que você tenha os códigos para conseguir entrar na conta e acessar os arquivos para esse tipo de atividade.
Além disso, vários usuários com acesso podem entrar em simultâneo, sem que exista uma necessidade de passar uma HD ou pendrive na mão de cada pessoa que precisa dos dados, aumentando ainda mais o risco de algum dano nesse tipo de equipamento.
O armazenamento acaba apresentando então um conceito muito mais adequado de compartilhamento, com segurança e de maneira mais efetiva, aumentando a produtividade, seja dentro de um curso técnico de informática à distância ou em outra empresa.
Criptografia das informações
O armazenamento em nuvem passa todos os itens inseridos em seu servidor sobre uma camada de criptografia, garantindo que ninguém sem os acessos corretos possa verificar os arquivos.
Isso acaba tornando esse processo muito mais seguro e livre de perigos de invasão em seus servidores. Assim, neste caso, o armazenamento em nuvem acaba trazendo muito mais segurança para os profissionais que o utilizam.
Entretanto, é importante que você se atente ao nome de usuário e a senha escolhida para acessar o servidor. Senhas muito fáceis podem ser descobertas, e sua empresa pode ter dados roubados.
Muitos hackers não precisam de nenhum tipo de programa especial ou ferramenta secreta para invadir um servidor e buscar dados. Eles simplesmente estudam os profissionais que possuem acessos na empresa e tentam códigos básicos.
Datas de nascimento, ocasiões especiais e sequências numéricas são códigos extremamente comuns, e colocar um destes códigos em sua empresa é um pedido para ter problemas com relação à segurança de seus dados.
Procure criar chaves de segurança mais fortes, utilizando palavras, números e símbolos, além de alternar entre letras maiúsculas e minúsculas.
Dessa forma, você tem uma camada adicional de proteção para seus dados, seja em uma empresa de terceirização gestão financeira ou dentro de um escritório de advocacia.
Custo de operação
O custo de uma operação de backup na nuvem é inferior a métodos mais tradicionais. Isso porque um servidor interno precisa de custos de manutenção, reparos e em alguns casos até mesmo a contratação de um profissional de TI para cuidar do processo.
Por outro lado, o armazenamento em nuvem muitas vezes é oferecido por uma empresa especializada nesse tipo de operação, e o único custo necessário é o contrato de espaço de dados que você precisa.
Dessa forma, você economiza muito mais seus recursos e pode investir em outros setores, conseguindo mais qualidade em suas operações.
Personalização
Estes provedores de serviço, muitas vezes, trabalham com conteúdo modular, o que garante que você terá mais qualidade na hora de agir com esse tipo de recurso, escolhendo exatamente o que você precisa.
Além disso, é possível mudar de maneira rápida se houver necessidade de um aumento ou diminuição de serviços, bastando uma escolha na interface da plataforma e você já conseguirá utilizar o novo recurso.
Considerações finais
Fazer backups é um método muito inteligente de garantir mais segurança para seus dados, além de permitir que a empresa consiga se recuperar de qualquer falha mecânica ou erro humano que possa acontecer ao longo do processo de trabalho.
Entretanto, os conceitos de backup têm se modernizado cada vez mais, e é preciso estar atento para estas mudanças para que você não seja passado para trás em um mercado cada vez mais competitivo.