Para que um escritório jurídico cresça um dos fatores mais importantes é a captação de clientes, frente a um mercado tão competitivo.
Se você precisa de clientes, o primeiro passo é pensar na capacidade de seu negócio para dar um salto rumo ao crescimento.
Um empreendimento estabelecido é aquele que conta com uma marca valorizada e respeitada por seus clientes, mantendo suas operações com essa base formada.
Neste ponto, é adquirido maturidade para se pesar a decisão de manter o que se tem ou tentar uma ampliação de clientela.
Por isso, é importante que a escolha pelo crescimento envolva manter os antigos clientes, mantendo a sustentabilidade do empreendimento.
Neste sentido, é muito importante ter a maturidade necessária para saber se é o melhor momento para investir no crescimento.
A realização de um diagnóstico criterioso de seu escritório pode ajudar, aplicando ferramentas como a análise SWOT, que desenha uma matriz que permite identificar fraquezas, forças, oportunidades e ameaças.
Assim, você pode medir como está o desempenho de seu escritório, vendo se está preparado para atrair novos clientes.
Neste artigo, trazemos 9 dicas de estratégias eficientes para aumentar sua captação de clientes.
9 dicas para a captação de clientes
Antes de iniciá-las, é importante analisar a maturidade de seu negócio, estando certo de estar pronto para essa nova demanda.
A ideia é que sua assessoria contábil alcance novas empresas, sendo reconhecida por elas por se mostrar como a melhor solução.
- Conheça seu público e atenda seus anseios
Quando o assunto é marketing, um ponto-chave é a definição da persona, uma personificação do perfil ideal de público que você pretende atingir.
O estudo do público-alvo permite que você chegue a um perfil ideal, que será o foco de suas ações.
Um escritório de contabilidade em São Paulo pode escolher direcionar seus esforços para pessoas jurídicas com faturamento de até R$100 mil por ano, optantes do Simples Nacional.
A delimitação do foco ajuda você a saber onde concentrar seus esforços, podendo criar um diálogo com essa persona divulgando soluções, como:
- Planejamento tributário;
- Obrigações fiscais e tributárias;
- Apoio na precificação para serviço;
- Imposto de renda para PJ (Pessoa Jurídica);
- DIRF
- Gestão financeira para microempresas;
- Abertura de empresa SP.
Após essa etapa, é importante rever as ações de prospecção, pois quando uma persona é bem definida, deve direcionar essas ações. Caso se encontrem saturadas, repense seus esforços de marketing e vendas, pensando em algo novo.
- Segmente seu público
Seguindo a linha de raciocínio da persona, você deve segmentar ao máximo suas ações, focando em um público específico.
Uma forma de fazer isso é oferecendo serviços jurídicos para organizações que apresentem a mesma atividade, como uma empresa de terceirização ou indústrias de um mesmo segmento.
Sendo mais específico, é possível oferecer soluções mais personalizadas, assim como um atendimento de maior qualidade.
Isso cria uma relação de proximidade com os clientes, que agrega valor para sua empresa frente à concorrência.
Mas é importante estar ciente também que ocorre uma grande limitação do mercado, pois é criado um foco e todos os esforços são otimizados para ele.
- Defina seus diferenciais
O mercado conta com outros escritórios que trabalham com a mesma persona que você, e para se destacar da concorrência, é preciso se diferenciar.
Dessa forma, é importante saber como colocar para seu público quais são suas vantagens ao escolher seus produtos ou serviços.
A mesma análise SWOT que já mencionamos para realizar um diagnóstico de seu negócio pode ser aplicada à concorrência, para fazer uma análise de mercado.
Com ela é possível identificar as forças e fraquezas do mercado, identificando o que a concorrência entrega. Este certamente é o caminho para definir seu diferencial competitivo, aquilo que te faz ser único no mercado.
Ao compreender o que os concorrentes estão fazendo e o que os clientes estão procurando, como empresas de folha de pagamento é possível ajustar os processos internos para atender essa demanda.
Alguns bons diferenciais são o bom emprego da tecnologia, a velocidade na resposta ou o atendimento personalizado.
Ao se especializar em um nicho de mercado, através da segmentação permite que você se torne uma empresa diferenciada.
- Invista em marketing digital
Para ter uma boa carteira de clientes é importante investir na internet, sendo fundamental apostar nas estratégias online.
Contar com um bom site, um blog que ofereça conteúdos relevantes e uma boa estratégia de marketing digital são ações importantes neste sentido.
Portanto, invista tanto na produção de material quanto em sua otimização para mecanismos de busca, como o Google.
As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) existem para garantir que suas páginas sejam encontradas, seja por sua otimização na experiência do usuário quanto pelo uso das palavras-chave certas.
- Ofereça conteúdo rico
Se você segmentou suas ações para um nicho como empresa de automação comercial, é importante fornecer conteúdo rico, único e relevante.
Diante disso, você pode disponibilizar e-books (livros digitais) ou guias gratuitamente em seu blog, site ou página.
Esse pode ser um diferencial muito interessante de forma que se cria uma carta de apresentação para clientes em potencial, mostrando-lhe que tem capacidade para oferecer as melhores soluções jurídicas e contábeis.
Garanta que seu conteúdo tenha um enfoque pedagógico, gerando valor para seus clientes com ele.
As propagandas devem ficar para os anúncios, devendo ser voltadas a pena para marcar presença, sem ficar se vangloriando.
- Não deixe o marketing tradicional de lado
É importante não deixar o marketing tradicional de lado, sendo que no meio offline também é possível oferecer material rico.
Com ações como palestras ou mesmo cursos você agrega ainda mais valor a suas estratégias, fortalecendo sua imagem.
Aliás, é importante focar no tipo de estratégia que está mais alinhada à sua persona, quem você realmente quer atingir.
Outras estratégias como a entrega de panfletos, entrega de brindes e participação em eventos, como congressos e feiras, também são eficientes, principalmente se sua persona se encaixa mais neste tipo de abordagem.
Com uma boa consultoria de informática SP você pode criar os melhores designs para suas ações.
- Tenha uma nova identidade visual
Em muitos casos, rever sua identidade visual pode ser uma excelente forma de se posicionar no mercado, tudo depende do planejamento. Isso pode ser especialmente útil quando você muda o foco de sua empresa segmentando o mercado.
É importante estar atento ao fato que a forma com que sua marca se apresenta aos seus clientes é o que irá definir a percepção deles sobre seu negócio.
Além disso, utilizando as ferramentas da comunicação visual é possível fornecer pistas a sua persona no que tange seus diferenciais.
Você deve repensar os mais diversos aspectos de sua comunicação para alcançar um diálogo mais próximo com seus clientes, como as cores, logotipo, entre outros.
Uma nova comunicação visual não está relacionada a deixar seus clientes antigos de lado, afinal, é muito importante valorizar a base de sua carteira de clientes.
- Incentive a indicação de novos clientes
O ponto-chave dessa dica permanece sendo a valorização de sua base de clientes, estimulando a indicação de novos clientes por eles.
A indicação é a forma mais efetiva de se conseguir um novo cliente, pois pessoas confiam em opiniões de conhecidos e familiares.
A partir da sugestão de quem já conhece e utiliza os seus serviços, é possível propor bonificações.
Essas bonificações podem ser de diversos tipos, podendo compreender brindes, descontos e até mesmo a isenção de uma mensalidade.
O importante é você pensar em um bom incentivo para aqueles que indicarem um novo cliente para seu escritório.
- Sempre agregue valor
Seja com um eficiente software de gestão empresarial, seja com o atendimento único e personalizado, o mais importante é que todas as suas ações agreguem valor para seus serviços.
Repense a forma com que você se vende ao cliente, assim como sobre o serviço ofertado a ele. Busque reformular a imagem do profissional de contabilidade como quem só fica com a parte chata do serviço.
Por exemplo, se você pode ser útil ao seu cliente cuidando de sua gestão financeira, certamente pode também oferecer suporte para que ele melhore os negócios e tenha menos impostos.
Esse é apenas um exemplo de como você pode agregar valor para um cliente. Diante disso, é importante também saber comunicar isso a ele, vendendo-se de forma efetiva.
Considerações Finais
Neste artigo, você conferiu 9 estratégias que visam ajudar no aumento da captação de clientes para seu escritório jurídico.
A partir dessas ideias e ações, você pode alcançar novas empresas, destacando-se como a melhor opção para elas.
Esse é um processo de geração de confiança para se garantir como melhor provedor das soluções que seus clientes buscam.
As melhores formas para captar mais clientes é segmentar bem seu mercado investindo em ações voltadas para sua persona, oferecendo conteúdo rico tanto no mundo digital como offline e sempre se esforçando no sentido de agregar ainda mais valor às suas ações.