Todo escritório de advocacia tem como objetivo conseguir um número alto de clientes para gerir os mais diversos processos que envolvem a área, essa seria a definição mais interessante para advocacia exponencial.
Na matemática, um expoente é um número multiplicado por ele mesmo diversas vezes. No mundo dos negócios, esse é um tipo de crescimento que ultrapassa aquele considerado como acelerado.
Acelerar é aumentar a velocidade durante algum determinado período e que por natureza deverá ser reduzido em algum determinado momento da estrada. Já o crescimento exponencial é um salto à frente da realidade vivida pela empresa.
Um dos exemplos são as Big Techs, as histórias mais famosas envolvem o começo dos trabalhos em uma garagem, mas além delas temos muitos outros segmentos como o ramo alimentício, onde os donos vendiam nas ruas e em pouco tempo montaram franquias mundiais.
Realidades devidamente organizadas, sabemos que hoje o mercado consumidor é grande e que existe demanda para todos, mas muitos empreendedores não sabem aproveitar ao certo as oportunidades que surgem para eles.
Na mesma medida que o consumidor pode ser uma presa frágil, a concorrência seria um predador voraz pronto para caçá-la. É assim com um escritório contábil na Zona Leste, e-commerce e escritórios de advocacia.
Se o número de pessoas cresce, consequentemente mais pessoas adentram na sociedade. A sociedade por sua vez é regrada de leis que protegem pessoas físicas e jurídicas, mas que diariamente são violadas por inúmeros motivos.
Para todos os motivos possíveis, existe uma lei vigente para proteger o oprimido e punir o opressor. A Constituição Federal do Brasil de 1988 é uma das mais completas do mundo, com a possibilidade de recurso em praticamente todas as decisões.
Isso torna o ambiente brasileiro muito propício para advogar, por isso, até os dias de hoje a área de direito é uma das alternativas mais lucrativas para as pessoas formarem suas carreiras.
Apesar de ser fácil obter linhas de crédito para novas empresas, um dos lados que envolve a construção de um escritório de advocacia é a construção do renome. Além disso, outros tantos itens são necessários para que um escritório cresça.
Pensando nessa realidade, criamos uma série de dicas utilizadas pelos maiores escritórios de advocacia do mundo, que se aplicadas de forma correta, podem fazer seu escritório crescer exponencialmente em pouco tempo.
Primeira dica: o seu escritório é a sua empresa
Muitos advogados esquecem de criar um olhar empreendedor para o seu negócio. É bem provável que você deva ter um sócio, se for o caso, também precisa ter o olhar de uma sociedade que administra uma organização empresarial.
Trata-se de um negócio de prestação de serviços jurídicos. É claro que existem normas e regulamentações específicas para o caso, mas é importante que a gestão seja feita, até mesmo com a ajuda de software para gestão de franquias, entendendo que se trata de uma empresa.
Com esse conceito empresarial definido, o olhar deve ser voltado às oportunidades que o mercado oferece, atrelando demanda com conhecimentos e especializações. É preciso olhar as tendências da sua região como se fosse um mercado.
Para exemplificar, em uma cidade do interior é muito comum que as pessoas comam um determinado tipo de alimento, mas na cidade vizinha as pessoas acabam não consumindo praticamente nada do mesmo alimento.
Se o dono dos dois mercados for a mesma pessoa, a concentração desse alimento será direcionada quase em sua totalidade para o local onde há mais consumo. Basicamente, se trata de entender a maneira como cada tipo de consumidor age.
Na questão jurídica, é preciso entender a realidade do local onde seu escritório está instalado e buscar pelas áreas dentro do direito que melhor atenderia aquelas pessoas, sob olhar aberto para mudanças e adaptações, afinal, a sociedade muda com o passar do tempo.
Seria como fazer uma tradução juramentada, sob a perspectiva que em um determinado momento aquele local parou de ter tantos casos de uma determinado crime e passou a cometer com mais frequência outra.
Uma dica, é a recentemente instaurada LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) que fez e fará com que muitas empresas tenham que se adaptar à nova realidade do mundo digital. Sendo assim, essa é uma lacuna a ser preenchida.
Inteligência de mercado
Uma forma de atrair a chamada inteligência de mercado é ter uma pessoa dentro do escritório que terá como função fazer a análise da evolução das pessoas e mercados. É importante que não se advogue apenas, mas se atenha a passos essenciais.
Um exemplo é a substituição de processos manuais por processos automáticos realizados por computadores e softwares. Essa é uma tática bem utilizada em outros países, e pode ser realizada com a contratação de uma assessoria fiscal.
Esse tipo de análise do mercado poderá aumentar o seu fluxo de mercado, pois muitos escritórios são focados apenas na realização de tarefas e esquecem de continuar constantemente investindo em aprimoramentos e mudanças para o cenário, como:
- Marketing Digital;
- Novas tecnologias;
- Construção de autoridade por diferentes meios;
- Adaptação à demanda do mercado.
Esses são alguns dos pontos necessários dentro da inteligência de mercado, muitas pessoas buscam advocacia após algum tipo de indicação, mas cresce com frequência o número de pessoas que consomem conteúdos desse estilo na internet.
Tenha em mente que você irá errar
É comum as pessoas não saberem lidar com as frustrações do dia a dia, mas um empreendedor é capaz de enxergar o lado positivo dentro da tentativa de realidade. Para acertar, será preciso muito tempo de prática que será acompanhar de erros.
É preciso ser tolerante quanto a isso, para que seja possível a construção de um universo diferente do conhecido.
Faça a limpeza e conservação de escritórios para garantir um ambiente organizado e utilize a estratégia das empresas de tecnologia.
Essa estratégia consiste nas seguintes diretrizes: não ter medo de tentar, e se errar, corrija o mais rápido possível; A tentativa leva ao acerto e o erro constrói o profissional.
Sabemos que o ramo do direito é complexo e bastante interpretativo, mas lembre-se que agora você está adaptando o seu escritório para um ambiente empresarial moderno. Não esqueça do objetivo que é fazê-lo crescer exponencialmente.
O fim da limitação física
Antes era necessário que as pessoas se encontrassem constantemente para reuniões, entrega de documentos e orientações referente ao caminhar dos processos. Agora, essa chamada barreira geográfica acabou.
Existe a possibilidade de integrar diversos conhecimentos dentro de universos digitais e atender os mais variados clientes sem sequer vê-los fisicamente. Os vídeos chamados e consultorias jurídicas estão cada vez mais presentes no dia a dia dos escritórios.
O fato do Brasil ainda deter diversos trâmites burocráticos, como ter que conseguir assinatura em cartórios e outros processos que digitalmente os órgãos não permitem, faz esse processo estar um pouco mais atrasado do que em outros países.
Contudo, já houve bastante progresso dentro desse ramo, e por isso é preciso se ater às oportunidades que ele tem a oferecer para o seu escritório. Portanto, tenha um grupo e um sistema para atender pessoas de forma online.
Mesmo assim, esteja à disposição dos clientes para atendê-los pessoalmente se necessário, apesar de também fornecer a orientação necessária para construção dessa celeridade de processos que precisa ser constantemente aprimorada.
A forma como o mercado jurídico trabalha hoje tende a mudar amplamente em menos de dez anos caso haja a mudança dos trâmites burocráticos.
Existe uma tendência dos escritórios em se aprimorarem para esse futuro próximo, como a contratação de uma central telefônica pabx (Troca Automática de Ramais Privados) para otimizar os processos do dia a dia.
A adaptação desse e de outros diversos setores é tamanha que houve um avanço nos últimos dois anos nesse sentido, em algo que era projeto para ocorrer em aproximadamente 20 anos.
Considerações finais
Vimos ao longo do artigo a necessidade das empresas em entregar um universo amplamente diferente daquele apresentado para o consumidor nos dias de hoje. Assim como uma empresa de planejamento tributário se adapta a advocacia também.
O crescimento exponencial ocorrerá somente se você e seus sócios encontrarem dentro de si mesmos a necessidade de construir algo totalmente novo, além de preservar aquilo que deu certo e jamais parar de investir.
O ramo empresarial detém uma verba de investimento considerada essencial para o progresso das empresas, afinal, somente com a expansão é que mais clientes passam a ser contemplados.
Existem os escritórios com poucas pessoas e os que detém diversos grupos para as mais variadas demandas e ocorrências. Saiba aproveitar cada caso e veja qual a realidade melhor se adequa a sua área de atuação.
O mercado jurídico é bastante amplo, e se observado da maneira correta, as possibilidades são infinitas.