Existem diversas formas de se abrir um negócio, dependendo apenas do modelo ao qual você se sente mais confortável administrar. Seja um estabelecimento físico, digital, um empreendimento original ou sendo parte de uma rede de franquia.
O que move esse processo de gestão costuma ser o objetivo de crescer, expandindo assim as suas atividades, o seu lucro, a sua renda, e claro suas responsabilidades, mas ninguém deve abrir um negócio sem ter o espírito empreendedor para lidar com essas questões.
No entanto, o que poucos sabem é o que fazer em uma situação em que o seu negócio acaba por atingir níveis de sucesso maiores dos quais eram almejados, com o seu empreendimento necessitando de novos métodos de investimento.
Afinal, um negócio parado no tempo rapidamente perde o seu valor de mercado, diante o constante processo de mudanças nos quais a sociedade vive, e por consequência disso, a forma em que o meio comercial reage.
Como qualquer escritório de contabilidade para empresas consegue analisar, estando em contato diário com as modificações que o mercado financeiro é exposto com frequência. Sendo inclusive importante contar com o conselho desses profissionais.
Para que a administração do seu negócio, associado aos métodos de expansão dele, seja apoiada pelas melhores decisões possíveis ao que se trata dessa ampliação, como ocorre com uma empresa sede e suas filiais.
Por mais que existam diversas empresas de contabilidade em SP que podem oferecer os seus serviços na administração de todos esses empreendimentos, tomar conta de tantos estabelecimentos pode ser um pouco desgastante.
Ainda mais se voltarmos ao exemplo do empreendedor que nem sequer planejava ver o seu negócio chegar a níveis tão altos de sucesso. Uma forma possível de agir nesse sentido é transformar o seu negócio em uma franquia, expandindo sua marca de maneira eficaz.
Como funciona um sistema de franquias?
O modelo de franquias, conhecido pelo termo franchising, é um formato de negócios no qual uma empresa empresta o nome da sua marca, assim como o seu sistema de administração, sendo recompensado com uma parte dos lucros, similar a um modelo de aluguel.
Popular nos EUA, esse modelo de negócio é utilizado em todo mundo, inclusive por grandes conglomerados internacionais, como redes de restaurantes que podem ser encontradas nos mais variados países.
Logo, se você procurar por um sanduíche específico, é possível encontrá-lo em diferentes pontos da sua viagem internacional, com esses empreendimentos utilizando de sistema de gestão para franquias padronizado, resultando na mesma qualidade deste produto.
Existindo apenas algumas adaptações, de forma a se aproveitar das culturas e dos costumes locais, incrementado o seu produto ou serviço para aquela região. Tudo com a permissão da empresa franqueadora, é claro.
É importante notar que no modelo de franquias existem dois campos essenciais, que são os franqueados e a franqueadora.
Os primeiros remetem aos estabelecimentos que adquirem os direitos de utilizarem a marca de uma empresa, enquanto o franqueador é a companhia que conhece essa permissão, junto a todo o sistema de administração e suas técnicas utilizadas.
Mesmo o modelo de franquias seguindo um processo de grande expansão, ele não é necessariamente algo novo, tendo origem ainda no século XIV, com a Singer Corporation, na época Singer Sewing Machine Company.
Época essa que remete aos meados de 1860, onde a empresa de máquinas de costura passou a comercializar o nome da companhia, para que outros empreendedores pudessem abrir as suas vendas especializadas nesse material, expandindo assim esse negócio.
Um formato que funciona de certa forma como uma terceirização gestão financeira, no qual as responsabilidades em cima da administração dessas franquias são passados para os indivíduos que adquiriram os direitos de usar o nome da marca.
Recebendo apenas uma parte do lucro, conforme acordado durante a assinatura do contrato de aquisição da franquia, o que parece um bom negócio para esses gestores, mas também para os franqueados, que podem lucrar em cima do prestígio dessa companhia.
Caso você tenha se interessado por esse modelo de franquia, sendo uma possibilidade rentável de se ampliar a atuação do seu negócio, é preciso antes garantir que o seu empreendimento tenha condições de ser expandido através desse método.
Tornando minha empresa em uma franquia
Para garantir que a sua companhia possa adotar o modelo de franquia, ampliando de certa forma a sua presença para outros territórios, e dessa forma trabalhando no reconhecimento e prestígio do seu negócio, é preciso analisar alguns fatores.
De forma com que a sua consultoria de contabilidade contratada consiga indicar essa opção como favorável para o seu plano de expandir os negócios, sendo indicado seguir uma série de etapas durante esse processo de implementação.
Analise a situação do mercado
Antes de correr atrás dos processos para tornar a sua empresa em uma franquia, é importante verificar como está a situação do setor comercial ao qual você atua e pretende expandir a sua presença.
Diante da necessidade de não só atrair a atenção dos clientes, mas também dos empreendedores que possam estar interessados em adquirir uma das suas franquias, o que pode ser mais difícil caso o seu mercado esteja passando por um período de crise.
Verifique a situação legal da empresa
E quando se pensa em expandir os seus negócios, é essencial analisar também a situação financeira da sua companhia, pois ninguém estará interessado em apostar em uma marca que apresente algum tipo de desconfiança, diante dos problemas financeiros.
A mesma coisa vale para adequação dessa companhia com os órgãos legais competentes, sendo possível adotar um programa de gestão empresarial NFSE, sem haver nenhum problema fiscal durante a produção das notas fiscais entre essas franquias.
Trace um plano de expansão
Apostar no modelo de franquias é algo que exige grande responsabilidade dos administradores de uma empresa, principalmente na fase inicial desse processo, sendo necessário direcionar recursos para a implementação desse formato.
Pois, somente com um bom planejamento, visando os territórios e o tipo de público a qual você pretende atingir, e será possível contar com o sucesso desse modelo, sendo possível inclusive aprovar ou não o espaço escolhido pelos franqueados.
Determine o seu sistema de padrões
Ao adquirir os direitos de usar o nome de uma marca, o franqueado adquire também uma série de processos definidos pela franqueadora, para que exista um padrão de qualidade a ser seguido em todos os empreendimentos que levam o nome da companhia.
Para garantir isso, cabe à franqueadora definir quais serão os processos a serem apresentados para os administradores da sua franquia, como na utilização de um ERP para pequenas empresas, um software que facilita a tomada de decisões na empresa.
Cuide da parte jurídica
De forma assegurar os direitos não só dos franqueados, como também da franqueadora, o sistema de franquia funciona a partir da assinatura de um contrato bem elaborado, deixando claro as atribuições de cada lado envolvido nessa negociação.
O COF (Circular de Oferta da Franquia), é um documento que funciona justamente com a definição desses quesitos, expondo de forma clara alguns aspectos legais, como:
- Direitos;
- Obrigações;
- Deveres;
- Responsabilidades.
Sendo questões que envolvem ambos os lados dessa relação contratual, protegendo juridicamente todos os participantes desse sistema de franquias.
Escolha os seus franqueados
Após seguir todas as etapas citadas, o seu modelo de franquias já se encontra em posição de ser implementado, sendo necessário agora escolher quais serão os indivíduos que demonstraram empenho para administrar esses empreendimentos.
E a escolha de seus franqueados é um processo de grande importância, diante o fato de que eles serão os responsáveis por darem continuidade a ampliação dos serviços da sua empresa, certificando-se de que a sua marca seja vista como algo de qualidade.
Pois, um problema administrativo em uma loja da franquia pode pôr em risco todo o seu sistema organizacional.
O mesmo tipo de relação que uma empresa de transporte de cargas precisa ter entre suas filiais, para isso recorrendo aos serviços de um escritório de assessoria aduaneira, de forma a garantir a melhor relação possível entre todas as agências dessa companhia.
De forma geral, é possível afirmar que um sistema de franquias depende muito do conceito de coletividade, no qual todos os participantes desse negócio são responsáveis por manter em voga o nome dessa companhia, atraindo inclusive novos franqueados.
Tudo para que os seus serviços sejam reconhecidos não só pelo público, mas também pela empresa sede dessa franquia, recebendo assim uma renda lucrativa maior, junto do reconhecimento de quem administra esse negócio em primeiro lugar.
Uma expansão que começou devido ao sucesso de um empreendimento comercial, e que após o triunfo do mesmo pode ser replicado para outros projetos comerciais, através desse sistema de franquias, sendo então interessante para diversos tipos de empresários.
Sejam aqueles que contam com a administração de um negócio de sucesso, ou os que planejam começar a atuar como um gestor, contando com a plataforma de apoio oferecida pelo modelo de franquia.