O networking pode ser considerado uma das mais importantes ações quando uma pessoa ingressa no mercado de trabalho. É a construção de uma rede de contatos profissionais que podem ser utilizados, principalmente, para trocas de experiências.
Por outro lado, o networking também é usado para obter informações sobre determinado assunto, e potencializar as oportunidades através do relacionamento.
Quando se trata de networking, é natural que em um ambiente de trabalho as pessoas tenham opiniões diferentes sobre a prática. É mais comum ainda as opiniões serem variadas, que por sua vez, será de acordo com as profissões.
Há certas oportunidades que são potencialmente propícias a construir um networking, como em palestras SIPAT SP, onde estarão pessoas que compartilham, geralmente, da mesma ideia.
Em um mercado de trabalho tão competitivo como o brasileiro, essa prática se torna ainda mais importante no momento em que uma pessoa está buscando uma oportunidade de trabalho.
O conceito do networking
O networking também pode ser conhecido como uma forma de cultivar uma rede de contatos, que tem o objetivo direto de obter relações profissionais em diversos ambientes, obviamente, usar essas relações para alguma finalidade.
Para pessoas que buscam as melhores escolas de comissário de bordo SP, é um evento que, por se tratar de um objetivo comum, possui grandes chances de desenvolver amizades e contatos com objetivos profissionais.
Em outros casos, o uso do networking pode ser para estreitar negociações comerciais, ou para aproveitar eventuais oportunidades de trabalho. Geralmente, as pessoas optam por fazer uma rede de contatos para garantir uma sustentação no mercado de trabalho.
Para outras pessoas, a prática pode ser considerada como uma atitude falsa, pelo simples motivo de se ter um interesse único em garantir a inserção no mercado de trabalho.
De certa forma, há outras pessoas que consideram o ato de construir uma rede de contatos profissionais uma ação natural quando se tem uma relação sólida com as pessoas no ambiente de trabalho.
O mesmo pode ser dito em âmbitos diferentes, como os de aprendizado, pois as pessoas podem se aproximar numa simples busca por um curso de capacitação SP, isso porque, ambos têm o mesmo objetivo: buscar conhecimento.
No geral, manter boas relações ao longo da vida é uma dica que é útil para qualquer pessoa. Dentro do networking, os benefícios de manter contatos profissionais vai além de se manter no mercado de trabalho.
Como o networking afeta os negócios e a carreira
Ao falar do networking, é comum pensar que o objetivo é aumentar o círculo social e manter bons relacionamentos. Entretanto, em determinadas ações que realizamos no dia a dia, de alguma forma, serve para nos aproximar de certas pessoas.
É possível observar também que, nesses momentos, acabamos nos aproximando de algumas pessoas sem a intenção de criar um vínculo.
Em certos casos, isso pode acontecer de forma natural. Em um treinamento de NR 6, por exemplo, o empregador pode promover um networking entre os funcionários com os ensinamentos de segurança nas atividades.
Como exemplo, esses momentos geralmente acontecem em ambientes como um curso, uma viagem em família, na faculdade ou até mesmo no trabalho.
Quando se trata de questões sociais, geralmente, não pensamos que alguns relacionamentos construídos ao longo da vida podem estar ligados a diversos aspectos da nossa vida.
Podemos usar uma autoescola que, no processo de formação do condutor, ensina o mesmo com um curso direção defensiva.
O aluno, geralmente, acaba criando vínculo com os professores de forma natural. Logo, há momentos em que ambos estarão em aulas particulares e criarão uma relação ainda maior e orgânica.
Partindo desse raciocínio, podemos nos perguntar onde gastamos a maior parte do nosso tempo, ao mesmo tempo, observar a forma que estamos cultivando as relações no trabalho, e, sua importância para a carreira e as questões empresariais.
Diante disso, um simples treinamento de brigada de incêndio terá o poder de criar um networking entre os alunos para ambos compartilharem conhecimento e informações entre si.
Pensando dessa forma, fica fácil entender como o networking funciona, e como ele é fundamental para as relações profissionais. Construindo o networking, será inevitável ter interações mais fortes com os contatos, e que alguns objetivos sejam alcançados.
Networking na profissão
No âmbito profissional, é importante que a pessoa se mantenha próxima aos profissionais que transmitem inspirações positivas. Manter esse nível de proximidade, fará com que você aprimore suas ideias e cresça sua capacidade criativa de realizar as atividades na empresa.
O networking não se limita apenas na construção de uma rede de contatos, é também, uma forma de manter-se conectado às pessoas importantes da corporação.
Isso facilita vários processos, como uma busca por assessoria trabalhista para facilitar as demandas de uma empresa.
Ter essa aproximação, fará com que as oportunidades de crescimento sejam melhores.
Pode ser considerado também que, através dessas relações com as pessoas certas, haverá a vantagem de obter conhecimentos que serão úteis no dia a dia no trabalho.
Toda essa junção ajudará a alcançar os objetivos de carreira. Entretanto, o networking não é apenas uma forma exclusiva para ganhar. A prática também consiste na troca de informações, experiências e conhecimento.
Ou seja, se pensar que a rede de contatos servirá apenas para te favorecer, é uma forma completamente errada de se pensar.
Na prática, criar uma rede de contatos profissionais é praticamente o mesmo sentido do termo popular “uma mão lava a outra”.
Por isso, é necessário ter em mente que, haverá pessoas que irão procurar por você para obter novas experiências, e por questão de bom senso, deve-se compartilhar seus conhecimentos para ajudá-las.
É comprovado por estudos, que, para se ter uma carreira de sucesso no mercado de trabalho, é necessário manter uma rede com contatos pontuais. Logo, observamos que o networking deixou de ser uma opção, e sim, uma necessidade.
Entre as vantagens de manter um bom relacionamento com outros profissionais, é expandir os conhecimentos que, de alguma forma, serão de grande utilidade no cotidiano do trabalho.
Os resultados serão melhores, pois terá mais qualidade nas atividades feitas e seu desempenho será melhor.
Logo, as pessoas que são capazes de promover os funcionários da empresa, perceberão a qualidade do seu serviço, e com o tempo, será inevitável não cogitar uma possível promoção de cargo.
Networking nos negócios
Para os empreendedores, o networking é mais que obrigatório para realizar as atividades administrativas da empresa. Às pessoas que estão levantando o seu próprio negócio, é importante que tenham uma rede de contatos bem nos primeiros momentos da empresa.
Inicialmente, no começo de uma empresa também é necessário uma consultoria para planejamento estratégico, que ajudará o empreendedor a criar a missão, visão e os valores da companhia.
Além disso, é importante considerar essa consultoria devido ao fato de também trabalhar com planejamento de metas.
Nos planos iniciais da empresa, a busca por parceiros é uma alternativa que deve ser considerada pelos empreendedores. Essa atitude deve ser feita muito antes de desenvolver qualquer atividade relacionada ao desenvolvimento dos produtos da companhia.
Na vida pessoal, é comum conseguir entrar em um grupo de pessoas que compartilham do mesmo pensamento. Ou, em outros casos, programar uma viagem entre amigos. No mundo dos negócios, podemos usar esse raciocínio para desenvolver o sucesso.
Partindo da premissa de que, na vida pessoal construímos relações através de um objetivo em comum, no mundo dos negócios podemos buscar por parceiros que também buscam o objetivo de atingir resultados positivos.
Como fazer um networking de forma natural
Como já comentado, é comum algumas pessoas pensarem que criar uma rede de contatos profissional é uma atitude de puro interesse pessoal e, logicamente, falsa. No entanto, o networking também pode ser considerado como uma atitude natural.
No mundo dos trabalhos, não é raro se deparar com pessoas que foram para outro emprego devido ao bom serviço prestado na empresa anterior.
Em alguns casos, há empresas que fazem questão de passar um funcionário para uma oportunidade melhor, por conta do seu ótimo desenvolvimento.
Para ser notado de forma natural e criar seu vínculo com as pessoas importantes dentro da empresa, o funcionário deve seguir alguns tópicos, entre eles:
- Ser útil;
- Ser visível;
- Estar próximo às pessoas com o mesmo objetivo;
- Saber aplicar a criatividade.
Entenda por partes, como funciona cada tópico na prática.
Seja útil
Ser útil é também ajudar as pessoas, então, começar ajudando as pessoas na medida do possível no trabalho, é uma forma de mostrar que sua ajuda é indispensável. Faça isso de forma sincera, sem esperar nada em troca. Faça por prazer.
Seja visível
É comum ver nos trabalhos, pessoas dizendo que “só é lembrado quem é visto”, de fato, faz sentido. Para que as pessoas possam criar um vínculo com você, faça que sua imagem tenha relevância no ambiente de trabalho.
Esteja próximo às pessoas com o mesmo objetivo
É possível detectar uma relação duradoura, quando as pessoas possuem a mesma opinião em determinadas questões. Ao perceber que as pessoas ao seu redor também compartilham da mesma ideia que você, está será a oportunidade de criar seu networking.
Saiba aplicar a criatividade e ser autêntico
Para ser observado, é necessário que você seja diferente dos demais, ou seja, é necessário que a criatividade seja aplicada diariamente nas atividades do trabalho.
Seja autêntico, no momento em que as pessoas estiverem fazendo a mesma coisa, busque fazer diferente e melhor.