Ao comprar, ou alugar, algum tipo de produto ou serviço o consumidor espera ter a melhor experiência possível. Isso tanto em relação ao uso de tal mercadoria como em tudo o que envolve a sua aquisição. Com uma cobrança indevida podendo estragar essa experiência.
Esse sendo apenas um exemplo sobre como uma empresa deve olhar a fundo todas as estratégias que devem ser adotadas ao seu negócio, levando em conta como diferentes tópicos podem ser responsáveis pela ampliação do seu projeto ou fracasso referente a ele.
Pois de nada adianta para uma marca ter o melhor serviço de comunicação no mercado, se aquilo que essa empresa oferece não possui um certo nível de qualidade, o que pode prejudicar a imagem dessa companhia para futuros clientes, atrapalhando sua performance.
O contrário pode acontecer também, onde uma empresa de montagem de painéis elétricos em SP é a principal referência desse tipo de serviço em sua região, porém ainda não possui um destaque na internet.
Ou seja, para os casos citados é preciso tanto melhor qualidade de suas ofertas, como estabelecer uma estrutura virtual de comunicação, para assim garantir que ambos os negócios possam se destacar em suas respectivas áreas, ampliando seus resultados.
E quando se fala de estabelecer uma relação forte com o seu público não são apenas esses tópicos que precisam ser vistos com atenção, já que existem também outras informações a serem consideradas para alcançar o sucesso idealizado para um projeto.
Dentro dessa relação é preciso destacar também a experiência que um possível cliente tem ao procurar por “guarnições de concreto”, pois, envolve tanto a facilidade em achar tal item no mercado como também a forma com que esse indivíduo é tratado na compra.
Seja de forma digital, com o auxílio de uma plataforma intuitiva de navegar, ou no modelo presencial, com a ajuda de um atendente que pode até mesmo dar algumas dicas de decoração para quem procura pelo modelo adequado de guarnição para sua porta.
Junto a essa relação, os métodos de pagamento também acabam recebendo uma importância específica, no que envolve tanto as modalidades oferecidas, como a forma em que esse atendimento comercial é realizado, sem a existência de nenhum problema.
Até porque não existe nada pior tanto para o cliente quanto para uma empresa efetuar uma cobrança indevida. Isso porque tal prática pode não só causar problemas para o cliente, mas também para o vendedor, que pode ver sua relação com o público ser danificada.
Cobranças indevidas: Por que ocorrem?
Essa é a pergunta que todo cliente faz após receber uma fatura errada na sua conta do cartão de crédito ou então de qualquer tipo de serviço requisitado. É comum inclusive esse indivíduo achar que fez algum cálculo errado ou esqueceu sobre uma compra feita.
Por mais que esses sejam motivos comuns em relação a um valor acima do esperado em cima de suas contas, em grande parte das vezes de fato existe uma cobrança indevida feita em seu nome, sendo necessário recorrer às soluções necessárias para lidar com a questão.
Um tipo de problema que pode ser comum em relação a empresas que não possuem uma organização adequada dos seus ativos comerciais, sendo indicado para um negócio ter um inventário físico ativo imobilizado que possa reunir dados de valor da empresa.
Mas além da falta de organização de um negócio, existem diversos motivos que podem servir como justificativa para a presença de algum tipo de cobrança indevida em sua conta. Entre as causas mais comuns em relação a esse problema, é possível citar itens como:
- Cobrança de dívidas já pagas;
- Tarifas não informadas previamente;
- Fatura de serviços não requisitados;
- Débito automático sem permissão;
- Golpes financeiros.
Motivos esses que precisam ser analisados com atenção, tanto por parte do cliente como da empresa, para que assim possa recorrer a melhor solução possível, sem trazer nenhum tipo de danos para nenhuma das partes envolvidas.
Quando se fala de um exemplo prático para uma cobrança feita de forma indevida, é possível citar o parcelamento de materiais para a obra em sua casa, junto a um aluguel de equipamentos para construção civil, para finalizar tal construção.
Com as duas contratações feitas no mesmo momento e com número de parcelas iguais, esse cliente pode ser pego de surpresa ao abrir a conta do cartão de crédito e perceber que os materiais estão sendo cobrados em duplicidade.
Em um primeiro caso esse cliente precisa entender melhor o problema, para assim perceber que de fato foi feito algum tipo de cobrança indevida. Normalmente, até mesmo por falta de atenção, muitos brasileiros acabam pagando essas cobranças extras incorretas.
Em outros casos, mesmo conhecendo o problema, ele pode optar por executar esse pagamento para fugir de qualquer tipo de situação estressante. Por mais que essa solução seja prejudicial tanto para o cliente como para a empresa.
No qual esse recebimento supervalorizado pode não justificar a perda de um cliente até então importante para esse negócio. Um problema que pode ocorrer tanto para consumidores de perfil físico como para aqueles de modalidade jurídica.
Independentemente do tipo de problema, é importante saber como agir de maneira correta para lidar com essas possíveis cobranças indevidas. Permitindo que sua empresa que produz arame para fabricar alambrado mantenha um bom relacionamento com seus clientes.
Recebi uma cobrança indevida, o que devo fazer?
Quando esse tipo de situação ocorre em um restaurante ou meio comercial de cobrança rápida, como no caixa do supermercado, é mais fácil resolver tal problema, procurando por um profissional como o gerente para resolver qualquer tipo de imprevisto na área.
Agora, quando a cobrança costuma vir posteriormente, como em uma compra parcelada ou então com um contrato realizado com um negócio, aí as chances de uma cobrança indevida ocorrer são maiores.
E caso isso ocorra é preciso saber como atuar de forma adequada, seguindo, por exemplo, as seguintes etapas:
Guarde seus comprovantes
Antes de reagir a um problema é importante saber como prevenir a sua ocorrência. Nesse caso por meio da manutenção de todos os comprovantes relacionados a sua compra.
Estocando em casa ou em sua empresa todas notas fiscais, desde as câmeras que foram compradas para o sistema cftv para condomínio até aparelhos eletrônicos.
Mesmo em compras digitais é possível também guardar os comprovantes de sua compra. Nessa situação é até mais fácil realizar tal ação, mantendo esses documentos fiscais em pastas digitais no seu computador e sua conta de armazenamento digital.
É indicado manter tais comprovantes por cerca de um ano ou até a finalização de todas as parcelas a serem pagas. Com tais dados a disposição é possível seguir para o seguinte passo.
Entrar em contato com a empresa
Logo após identificar uma cobrança indevida, contando com provas de tal erro, é importante abrir comunicação com a empresa responsável por tal cobrança, de forma a discutir a origem de tal problema, em busca de uma solução a ser oferecida.
Em alguns casos essa cobrança pode ocorrer por algum erro de sistema ou qualquer tipo de causa por parte da empresa, que com base nisso deve correr atrás de resolver tal questão para assim manter uma relação adequada com seu cliente.
Por mais que alcançar uma solução nesse contanto seja o ideal tanto para o consumidor quanto para a sua empresa de aluguel de equipamentos para terraplenagem, não é o que acontece às vezes.
Com essa recusa por parte da companhia, o cliente pode até mesmo passar a fazer negócio com outro serviço, no entanto, isso não significa que essa cobrança indevida deve ser esquecida.
Comunicar-se com os órgãos legais
O Brasil conta com diversos órgãos voltados a garantir os direitos do consumidor, sendo possível recorrer a eles para quando o seu problema de cobrança indevida não tenha sido solucionado. Tal como a Anatel para serviços de telefonia e internet, por exemplo.
É comum que as empresas contem com um canal de comunicação à parte, como uma ouvidoria, responsável justamente para lidar com esses casos específicos. Se mesmo assim seu problema não tiver recebido a atenção adequada, só existe algo a se fazer.
Entrar com uma ação judicial
Por causa da complicação e do tempo que certas ações podem demorar, esse deve ser o último recurso a ser tomado para quem passa por um problema de cobrança indevida. O mais importante é não desistir dos seus direitos, para o seu bem e de outros clientes.
Pois o mesmo problema ocorrido com você pode estar acontecendo com outros consumidores, e uma ação em cima disso pode fazer a empresa procurar por soluções mais eficazes.
E no geral essas soluções devem ser procuradas pelas próprias empresas, de forma a manter uma boa relação com os seus clientes, impedindo que um simples imprevisto atrapalhe sua venda de cortadores de grama e roçadeiras ou de qualquer outro item.