As empresas que se preocupam em manter os três pilares do ESG em harmonia em suas organizações possuem uma maior chance para o sucesso.
Isso acontece porque o posicionamento de uma marca em relação aos impactos ambientais que ela gera e ao seu envolvimento com a sociedade possui grande relevância para o seu desenvolvimento como um todo.
Hoje em dia, os clientes buscam por estabelecimentos que visam não apenas o seu crescimento empresarial, como também os cuidados com o planeta e as pessoas que nele habitam.
Por esse motivo, alguns cuidados como a coleta de lixo hospitalar, separação de diferentes tipos de lixos, como metal, plástico e papel, entre muitas outras providências podem ser tomadas a fim de um melhor posicionamento no mercado.
Essas providências não são necessárias apenas para a captação de mais clientes, como também todo o ecossistema de stakeholders gira em torno de um bom posicionamento da marca e uma maior credibilidade e confiança em um negócio.
Os stakeholders envolvem todas as pessoas responsáveis por fazer a organização funcionar, onde dentre elas, podem-se citar os consumidores, fornecedores, acionistas, funcionários, entre muitos outros.
Dessa forma, o posicionamento de um negócio no mercado pode impactar diretamente vários fatores em uma organização. Além disso, existe a questão principal, que é o real impacto da companhia no meio ambiental e social.
Por esse motivo, é necessário tomar algumas providências voltadas para esse foco, como obter um licenciamento ambiental para sua empresa e muitos outros fatores.
Continue lendo esse artigo e entenda como os 3 pilares do ESG podem orientar você na busca por um melhor posicionamento de mercado e diminuição nos impactos ambientais que a sua empresa pode proporcionar, além de outras características.
O que é ESG?
O ESG significa Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança se traduzido para o português.
Ele consiste em um conjunto de práticas que as empresas podem aderir à sua estratégia para demonstrar o seu comprometimento em relação a minimizar o impacto negativo gerado pela instituição no meio ambiental e também a auxiliar na construção de um mundo melhor.
Os 3 pilares visam um mundo mais justo para a sua comunidade, a fim de beneficiar as pessoas com práticas voltadas para o seu bem-estar e a saúde do meio ambiente.
Ao mesmo tempo, a organização também deve buscar manter os melhores processos nos setores administrativos e de gerenciamento da empresa.
Um dos stakeholders que utilizam muito essa sigla em sua avaliação são os investidores, que realizam análises e comparações entre empresas de um mesmo setor de interesse, a fim de utilizar os três pilares para identificar a empresa que melhor se encaixa com os seus valores.
Dessa forma, assim como muitos investidores observam setores perenes e que entregam ótimos resultados em seus dividendos e juros sobre capital, como é o caso de Luiz Barsi, maior investidor da bolsa brasileira, muitos investidores também observam os cuidados da marca.
Com isso, as empresas que melhor se enquadram aos valores dos investidores recebem maiores chances de aportes de capital na B3, bolsa de valores brasileira.
Como já mencionado, os três pilares auxiliam em um melhor posicionamento da marca, demonstrando a sua preocupação não apenas com questões internas da empresa, como também externas, realizando um estudo de impacto ambiental e como evitá-lo.
Entretanto, quais são os três pilares e como é possível aplicá-los em sua empresa?
Quais são os três pilares do ESG?
Os três pilares do ESG, como o próprio nome já diz, são os fatores ambientais, sociais e de governança.
Essas são as três características onde as empresas são avaliadas, a fim de obter o seu desempenho em relação às práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável.
Pilar ambiental
O pilar ambiental visa, acima de tudo, a diminuição em práticas realizadas pelas organizações que resultam em um impacto negativo para o meio ambiente.
Nesse caso, são necessárias ações conscientes que possuem o intuito de ajudar a natureza, como práticas que visam o combate ao aquecimento global, poluição, desmatamento, sistema de captação de água da chuva, entre outros.
Entretanto, nem sempre o seu negócio possui os recursos necessários para cuidar de temas tão grandes e impactantes na natureza quanto o aquecimento global e outros fatores, mas não se preocupe, existem ainda muitas maneiras de ajudar a natureza.
Existem ainda muitos métodos que podem ser conscientes do pilar ambiental, como a separação dos seus resíduos, como já mencionado, entre metal, papel, orgânico, entre outros.
Além disso, ainda existe a possibilidade de realizar o armazenamento temporário de resíduos para depois serem depositados nos locais corretos.
Dessa forma, você consegue agilizar a coleta desses materiais dentro do seu estabelecimento e ainda otimizar o seu deslocamento.
O pilar relacionado à sustentabilidade costuma receber uma maior atenção de seus stakeholders, que visam reduzir a emissão de carbono, o uso da água, onde um caminhão de água potável nunca pode ser desperdiçado, e os impactos gerais no meio ambiente.
Na área da agricultura, a sustentabilidade é ainda mais importante, uma vez que ela utiliza os recursos naturais mais diretamente em seu processo de produção.
A agricultura sustentável visa a utilização do meio ambiente de forma consciente e reutilizável. Por exemplo, ele possui o objetivo de alcançar um sistema que possua a capacidade de aumentar a produtividade de alimentos em uma mesma área plantada.
Dessa forma, é possível que os produtores consigam produzir a capacidade necessária de alimentos, suprindo a sua demanda decorrente do aumento populacional e entre outros fatores, e sem precisar expandir as suas terras.
Com isso, os agricultores conseguem utilizar um Engate rápido mangueira para mais pulverizadores agrícolas, aumentando a distribuição de nutrientes para as lavouras e sem precisar aumentar a sua área de produção.
Pilar social
Enquanto o pilar ambiental possui um foco no meio ambiente, o pilar social é voltado para a sociedade como um todo e como a sua organização pode impactar nela.
Esse pilar visa a relação da empresa com os seus stakeholders e com as pessoas que ainda não possuem uma relação com a empresa como um todo. Desde clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, entre outros.
O bom relacionamento com as pessoas possui como base os direitos humanos e as leis trabalhistas.
Dessa forma, não se busca apenas a satisfação dos clientes, mas sim a realização de projetos sociais com a comunidade, a fim de ajudar aqueles que mais precisam e incluir diversidade em todos os cargos da empresa, com o intuito de abraçar diferentes personalidades.
O pilar social visa o seu posicionamento na sociedade e como as suas ações podem a impactar positivamente, a fim de construir um lugar melhor.
Pilar da governança
Por fim, mas não menos importante, é o pilar da governança, onde, como o próprio nome já diz, trata das relações entre a governança.
Para que uma empresa prospere, é muito importante que os seus líderes, dos diferentes setores, estejam alinhados com a empresa, de forma que os seus interesses coincidam com os interesses do negócio em relação ao seu crescimento e posicionamento.
Com uma boa conduta corporativa, transparência nas informações e ética nos negócios, é possível construir uma organização e mantê-la no caminho para o sucesso da melhor forma possível.
Aplicação do ESG na prática em empresas
Existem muitas ações que podem ser aderidas pela sua empresa, a fim de proporcionar uma luta contra a crise ambiental, o respeito pelas pessoas e uma governança ética e transparente.
Ambiental
Dentre as diferentes ações possíveis em uma empresa, no pilar ambiental, podem-se citar:
- Utilizar embalagens recicláveis;
- Diminuir desperdícios e materiais descartáveis no local de trabalho;
- Fazer reciclagem;
- Utilizar energias renováveis;
- Criar produtos e tecnologias sustentáveis;
- Separa o lixo corretamente;
- Realizar palestras sobre a importância da sustentabilidade com os funcionários.
Existem ainda muitas outras ações que podem ser levadas em consideração para o cuidado com o meio ambiente, como cuidar da estação de tratamento de esgoto industrial, a fim de melhorar o processo, entre muitos outros fatores.
Social
No pilar social, também existem muitas ações a serem colocadas em prática para a melhor relação com a sociedade, dentre elas, podem-se citar:
- Criar projetos e políticas de inclusão e diversidade;
- Respeitar as leis trabalhistas;
- Oferecer licença maternidade e paternidade estendida;
- Promover o diálogo aberto entre os seus funcionários;
- Criar projetos sociais junto à comunidade local;
- Oferecer cursos e treinamentos aos colaboradores.
Essas são algumas das práticas no pilar social que podem ajudar a manter um bom relacionamento com a sociedade e posicionamento de marca.
Governança
Dentre todas as ações que podem ser levadas em consideração para uma melhor governança, podem-se citar:
- Promover diversidade em níveis altos da empresa;
- Agir com ética e transparência;
- Criar ações de combate à corrupção;
- Contratar colaboradores e fornecedores íntegros.
Essas são apenas algumas das ações que visam a ética e transparência de uma melhor governança e, ao serem colocadas em prática, podem melhorar consideravelmente o seu posicionamento.
De acordo com a 2021 Global RepTrack 100, a ESG está entre um dos três fatores que as pessoas tendem a levar em consideração ao decidirem comprar um produto das empresas ou se tornar um de seus stakeholders.
Por esse motivo, é muito importante aplicar os pilares em sua empresa, a fim de garantir um melhor posicionamento da marca no mercado e, consequentemente, aumentar os seus lucros.