Para uma empresa de advocacia, criar um blog pode ser uma estratégia vantajosa para a aquisição de novos clientes, criação de autoridade na internet, melhoria das oportunidades da empresa, dentre outras questões.
Entenda no artigo abaixo o quanto a presença digital desses profissionais pode ser ideal para a sociedade em que vivemos, e quais são as dicas e vantagens concretas em investir neste tipo de conteúdo.
Presença digital da advocacia
A cada ano que passa a internet vem se tornando o principal lugar em comum das pessoas de uma sociedade, espaço onde as principais discussões e pautas do mundo contemporâneo surgem, o que faz do ambiente virtual um lugar essencial para informação.
Mas para além de notícias e opiniões, é por meio da internet que muitas empresas vem aumentando suas vendas e melhorando o relacionamento com clientes, por meio de produção de conteúdo.
Muitas delas aproveitam assuntos e questionamentos atuais para divulgar seus conhecimentos e importâncias, produzindo então uma forma de propaganda de serviços e produtos. Um exemplo disso são escritórios de advocacia.
A importância da presença de escritórios na internet é essencial, tanto por facilitar o acesso a informações importantes e necessárias em casos onde direitos e leis devam ser consultadas, mas também para informar aquilo que muitas pessoas não sabem.
Por exemplo, um escritório contábil São Paulo que queira melhorar sua imagem digital, pode apostar em algumas estratégias, porém levando como base as condições legais que são impostas.
Dessa forma, as principais formas de produção de conteúdo são:
- Artigos em Blogs;
- Posts em redes sociais;
- Podcasts;
- Newsletters;
- Vídeos para Youtube.
Um escritório de advocacia que participa ativamente na internet pode ter vantagens nessa situação, visto que a forma de comunicação se torna mais rápida e direta por meio de postagens ou artigos, que podem ser direcionados para uma pessoa ou marca.
Nesse caso, o escritório de contabilidade, por saber informações sobre o que ele deve fazer juridicamente nesse caso, sente uma facilidade tanto para quem quer entender o que fazer, quanto para quem exerce a profissão.
Limitações trazidas pela OAB
Ainda que a presença digital de escritórios de contabilidade possa favorecer a entrega de informações relevantes e, assim, a divulgação da marca, alguns cuidados devem ser tomados, de acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A OAB é o órgão que regula e que também verifica a situação de advogados por todo o país, assim como a conduta e abordagem desses profissionais dentro e fora das redes.
Ainda que muitas pessoas não tenham acesso às informações relacionadas ao direito, escritórios e advogados não podem fazer mais do que produzir conteúdos que envoquem o entendimento sobre um determinado assunto, já que autopromoção é ilegal.
Por exemplo, um escritório de advocacia focado em trabalho com empresa de fomento mercantil não pode chegar diretamente em negócios e clientes oferecendo seus serviços, ainda que sejam qualificados e focados nesse mercado.
No entanto, é possível conquistar a audiência correta ao produzir conteúdos informacionais focados na área específica, como no caso de questões que devem ser verificadas em contratos internacionais em negócios de fomento mercantil.
Dessa maneira, um escritório de advocacia pode seguir produzindo conteúdos com informações valiosas para esse tipo de público, conduzindo aquilo que deve ser feito por eles, sem falar diretamente que a empresa trabalha resolvendo essas questões.
Além disso, a principal questão reforçada por órgãos fiscalizadores, para o caso de escritórios que possuem contas em redes sociais, ou que divulgam conteúdos em plataformas digitais, é a informação de registros de trabalho.
7 vantagens de ter um blog para um escritório de advocacia
Além da informação ao público sobre questões relacionadas à lei, a produção de conteúdo em um blog pode auxiliar escritórios de advocacia a melhorarem relacionamentos com clientes e criarem oportunidades além dos negócios existentes.
Conheça mais sobre cada uma dessas vantagens abaixo:
#1 Melhor posicionamento em buscadores
Com a criação da ampliação do consumo de conteúdos em uma plataforma digital, um negócio acaba melhorando o posicionamento nos buscadores, ou seja, nos lugares em que páginas se encontram quando uma pessoa pesquisa, por exemplo, o Google.
Digamos que empresas de serviços terceirizados se unam em um sindicato para pesquisar as melhores formas de melhorar contratos com indústrias, e entre as pesquisas, encontram um artigo do blog de um escritório de advocacia.
Quanto mais completo for o material, mas ele será encontrado pelos buscadores, e isso amplia as chances do artigo aparecer como uma das principais pesquisas dentro do site.
#2 Cria autoridade digital
Um escritório de advocacia que inicia um blog, com certeza, estará à frente de concorrentes que não o fazem, em um sentido de autoridade digital. Quanto mais os artigos forem sendo reconhecidos como importantes, mais eles serão utilizados como referência.
Além disso, empresas que não produzem materiais ou que não possuem artigos em blogs ou conteúdos em redes sociais, são consideradas inexistentes, tanto para futuros clientes quanto para sites e mídias que utilizam o conteúdo como base.
#3 Valoriza a marca
Uma marca que possui conteúdos na internet será mais valorizada, já que ela será uma das fontes para eventuais problemas e dúvidas de internautas no geral. Isso faz com que a marca ou a empresa de advocacia fique ainda mais conhecida.
Esse é o caso, por exemplo, de um escritório de advocacia focado em assessoria fiscal. Quanto mais essa empresa dispor de informações e aparentar entender de casos dessa área de atuação, mais ela será valorizada e requisitada dentro do mercado.
#4 Amplia o destaque entre concorrentes
Não existem dúvidas quanto a isso. Uma empresa que se destaca produzindo conteúdos na internet, ainda mais em casos onde essas produções se tornam essenciais como referências, mais ela se distancia de eventuais concorrentes.
Atualmente, empresas que estão na internet acabam sendo mais visadas e mais lembradas do que aquelas que não estão. Por isso, não tenha dúvidas que iniciar um blog ou uma página de conteúdos trará mais oportunidades para a sua empresa.
#5 Melhora o relacionamento com o cliente
Produzir conteúdo para internet, apesar de ser trabalhoso, traz vantagens essenciais para a melhoria do relacionamento com o cliente.
Isso porque, posts em redes sociais e blogs proporcionam maior proximidade entre escritórios e pessoas que precisam do serviço.
#6 Otimiza taxas de conversão
Ao produzir artigos em um site de advocacia você poderá notar que a quantidade de clientes poderá duplicar, em comparação com os números que você teria caso não fizesse essa comunicação digital com clientes.
Isso acontece pois a produção de conteúdos focados para certos nichos de atuação, como para clinica de acupuntura, induzem uma maior taxa de conversão para empresas.
#7 Gera novas oportunidades
Além das oportunidades comuns, relacionadas à aquisição de clientes e fortalecimento de marca, é possível que a produção de artigos em um blog de advocacia possa trazer novas oportunidades para a empresa e seus profissionais.
Por exemplo, não é difícil que uma empresa de televisão entre em contato com esses profissionais, convidando-os para serem comentaristas em um quadro ou uma matéria específica. Quanto mais a visibilidade, melhores são os resultados da empresa.
Boas práticas de produção de conteúdo
É possível que empresas de advocacia nem sempre contratem profissionais especializados para desenvolverem os conteúdos de forma eficaz.
Por isso, é importante que quem estiver à frente da produção de conteúdo se atente para algumas questões essenciais na produção. As três principais são:
SEO
Uma página na internet deve sempre ser otimizada com palavras-chave que possam ser utilizadas em pesquisas nos buscadores. O SEO, ou Search Engine Optimization, é uma ferramenta que permite a introdução dessas palavras em diferentes lugares da plataforma.
Por exemplo, se uma das principais pesquisas de clientes que procuram serviços de advocacia for “abertura de empresa simples”, é interessante que essa sentença ou as palavras que a compõem sejam introduzidas em conteúdos, mídias e outros lugares no site.
Conteúdos ricos
Os artigos de blogs que mais se tornam populares são aqueles construídos em cima de assuntos relevantes e nem sempre abordados por outros sites e plataformas.
Além disso, quanto mais rico e completo for o conteúdo, como um post de seguros de autos, mais consumido ele será.
Comunicação humanizada
A principal preocupação na produção de conteúdo no ano de 2021 é a humanização. Clientes de uma empresa já estão cansados de receberem abordagens de forma pejorativa, em um sentido comercial.
Por isso, quanto mais natural for seu conteúdo, melhor será a aceitação e recepção dele por quem o consome, além de, claro, aumentar a quantidade de clientes na sua empresa.
Conclusão
São muitas as vantagens de produzir conteúdo em blogs para empresas de advocacia, o que torna a obtenção por novos clientes e criação rápida de autoridade uma forma inteligente para empresários e profissionais.