Fazer a gestão de lucro em um escritório de advocacia é um passo importante para buscar resultados mais efetivos para as atividades. Por conta disso, é muito importante entender todos os detalhes necessários para esse tipo de ação.
Embora o trabalho do advogado seja repleto de detalhes e informações importantes que devem ser observadas, o aspecto negocial de um escritório não deve ser deixado de lado. O retorno sobre o investimento nessa prática é muito importante.
Muitos profissionais acabam focando na parte operacional do trabalho, que requer muito estudo, concentração e pesquisa, principalmente em escritórios grandes com casos muito complexos que trabalham com cotação de seguro e outras frentes.
Por isso, estes profissionais, muitas vezes, acabam deixando de lado a questão de lucratividade para a empresa, uma vez que isso parece secundário ante o trabalho jurídico.
Entretanto, uma empresa que carece de lucro pode acabar não conseguindo se sustentar, fechando as portas e impedindo que o advogado consiga exercer corretamente sua profissão e se atentar ao que realmente importa.
Por isso, todo advogado acaba se tornando também um administrador de negócios, que deve identificar as melhores maneiras de aumentar seu lucro e conquistar resultados estratégicos para aumentar seu posicionamento de mercado.
Esse tipo de ação é muito importante para você ter um bom controle financeiro de seu escritório, bem como acompanhar os indicadores de resultados e perceber se suas ações estão em um caminho certo, assim como faria uma consultoria contábil.
Para isso, você deve se atentar a alguns elementos importantes que ajudam a gerenciar sua empresa e conquistar a lucratividade necessária para seu funcionamento e, em alguns casos, até mesmo a expansão.
Gestão de lucros em um escritório jurídico
O processo de montagem de um escritório é complexo, mas altamente funcional. Muitos advogados acabam se juntando nesse tipo de processo para conseguirem aumentar a possibilidade de encontrar clientes.
Escritórios de advocacia são locais organizados, propícios para fazer negócios e muitas vezes reúnem diversos profissionais, o que garante uma atenção especial para cada caso que se apresenta ali.
Os advogados possuem uma série de especializações, e quanto mais profissionais diferentes o escritório tiver, maior é o potencial de conseguir bons recursos para oferecer aos clientes, ampliando ainda mais suas chances de conquistar bons resultados.
Quando um advogado de seu escritório ganha um caso importante, isso impacta diretamente no próprio negócio, tornando-o mais notório e aumentando a procura pelos serviços oferecidos, seja por parte de uma consultoria tributaria contábil ou de uma pessoa física.
Por isso, é importante que você consiga lidar com estes elementos de maneira expressiva, garantindo uma estrutura mais adequada e propícia para conseguir trabalhar com mais efetividade.
Dessa maneira, você consegue ampliar seu escritório e se tornar muito mais conhecido, alcançando um status de referência em sua área de atuação, o que pode ser muito importante para conseguir uma lucratividade maior.
1 – Acompanhamento de indicadores
Para conseguir identificar e entender melhor o quanto de lucro seu escritório está conseguindo erguer, é preciso ter alguns pontos de avaliação. O indicador de lucratividade é uma excelente ferramenta para isso.
Ele permite que você consiga compreender a atual situação do escritório, permitindo que você identifique o que pode melhorar para criar um ambiente mais adequado para sua empresa, ampliando consideravelmente suas ações, como contratar factoring.
Para conseguir entender melhor o conceito da lucratividade, é importante que você estude a lógica matemática dessa métrica. A lucratividade de seu escritório pode ser calculada ao dividir o lucro líquido da empresa por sua receita total multiplicada por cem.
Imagine, por exemplo, que seu escritório teve aproximadamente sessenta mil reais de lucro líquido em um determinado período, enquanto a receita total da empresa chegou a quatrocentos mil reais.
Nesse caso, aplicando o cálculo de lucratividade, você consegue encontrar uma taxa de 15% representando o lucro da empresa como um todo, o que ajuda a entender o quanto suas ações têm efetividade em alguns pontos muito diretos.
Existem algumas estratégias que podem ajudar muito seu escritório a conseguir mais lucratividade, aumentando o potencial de negócios e otimizando os lucros que a empresa pode receber. São elas:
- Aumentar a produtividade;
- Economizar na escala de processos;
- Ter um preço estratégico de mercado;
- Reduzir custos não-estratégicos.
Dessa maneira, você mantém seu escritório lucrativo, mas sem perder pontos essenciais do negócio, tornando-o muito mais competitivo em um mercado cada vez mais concorrido.
Muitas pessoas estão procurando abrir seus próprios escritórios, o que leva advogados a pensarem em alternativas interessantes para conseguirem melhorias em sua estrutura de trabalho como um todo, através de um programa para controle financeiro empresarial.
2 – Estabelecendo honorários
Esta é uma etapa fundamental para a gestão de lucro de seu escritório, e é um ponto que muitos advogados iniciantes ainda têm dificuldades, em grande parte por conta de não entenderem exatamente ou não terem experiência nesse tipo de negociação.
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) libera uma tabela de preços para cada estado, o que dá um norte de precificação para a maioria das atividades. Ainda assim, é importante que você leve em conta alguns fatores como o preço e a percepção de valor.
Você pode fazer ações que tenham um custo mais baixo, mas é importante que o honorário remunere integralmente todos os serviços prestados pelo escritório, o que inclui as horas de estudo que o advogado precisa passar no processo e, até mesmo, ações futuras.
Dessa forma, você consegue ter um custo de honorário que seja honesto e não prejudique suas ações, garantindo muito mais recursos para você e permitindo que a gestão de lucro seja muito mais efetiva, assim como é em uma assessoria contábil.
Dessa maneira, você também consegue identificar com mais qualidade estas informações em sua empresa, percebendo o quanto cada caso pode valer e o quanto você deve trabalhar para tornar esses números realidade.
3 – Redução de gastos
Outro ponto muito importante é a redução de gastos. Esse tipo de elemento é importante para manter uma boa gestão de lucro. Muitas pessoas pensam que esse tipo de gestão é somente sobre ganhar mais recursos, mas a diminuição é tão importante quanto.
Embora alguns gastos sejam considerados estratégicos, como aqueles cujo objetivo é conquistar clientes, outros podem ser repensados. Evitar desperdícios é uma excelente maneira de conseguir uma redução boa de gastos para seu escritório.
O principal ponto aqui é que essa redução não atrapalhe na qualidade do serviço prestado. Dessa maneira, você consegue trabalhar com mais efetividade, sem precisar se prejudicar ou diminuir o ritmo de trabalho em sua empresa de planejamento tributário contabilidade.
Utilizar seus recursos também é uma excelente maneira de diminuir gastos. Ao marcar reuniões e consultas em seu escritório, por exemplo, você economiza nos gastos com transporte, seja ele próprio ou contratado.
Esse tipo de redução acaba aumentando o faturamento da empresa, que permite uma lucratividade muito maior. Para que seu escritório se destaque no mercado, é preciso saber lidar com esse tipo de recurso.
4 – Planejamento financeiro
O planejamento é outro ponto muito importante na gestão de lucros. Planejar-se é fundamental em qualquer empresa, independentemente do nicho, mas é ainda mais importante em escritórios de advocacia, onde a lucratividade depende de contratos e clientes.
Muitos advogados acabam deixando passar esse tipo de material, o que pode ser um grave erro para o escritório. Quando as dificuldades do dia a dia se apresentam, não é incomum que o planejamento financeiro fique em segundo plano.
Entretanto, toda a estrutura e a sobrevivência do escritório dependem de uma boa estratégia, e o planejamento ajuda a compreender estas possibilidades e o que você pode fazer para melhorar suas ações.
O primeiro ponto em um planejamento é identificar todos os recursos da empresa, tanto entradas quanto saídas. Dessa maneira, você consegue planejar exatamente como os itens importantes da companhia serão executados, por exemplo, a contabilidade para empresas.
Além disso, a criação de metas ajuda a manter um pensamento específico sobre o mercado e sobre a concorrência de seu escritório, possibilitando uma ação mais assertiva e focada em conquistar objetivos.
Boas metas devem ser mensuráveis e alcançáveis, para que assim você consiga de fato alcançá-las e não se frustre com as tentativas, criando assim um processo realmente bom para a empresa como um todo.
Considerações finais
Ambientes como os escritórios de advocacia precisam se atentar a uma série de fatores, sobretudo por conta de suas possibilidades e das regulamentações específicas às quais o escritório está sujeito.
Por isso, contar com o apoio de profissionais ou mesmo de tecnologia tem se tornado uma excelente ferramenta na gestão de lucros desse tipo de ambiente, onde realmente você pode conseguir conquistar um posicionamento mais adequado.
Dessa maneira, alguns escritórios têm ganhado muito mais notoriedade, tornando-se verdadeiras referências no mercado e pavimentando o caminho de muitos outros profissionais.