O marketing sempre foi uma parte essencial para qualquer negócio, no meio jurídico também não é diferente. Saber se posicionar diante de um mercado competitivo é vital para aqueles que desejam ter sucesso em sua carreira.
Com a expansão do digital e a solidificação das mídias sociais como canais de relacionamento com o público, os profissionais encontraram neste meio uma forma de criar autoridade, mostrarem a sua marca pessoal e até mesmo diminuir os esforços na prospecção de novos clientes.
Sendo uma ferramenta de grande importância, o marketing passa por diversas regulamentações pelos órgãos de classe, tal qual a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para garantir que as práticas sejam realizadas eticamente.
Por que investir em marketing?
Conquistar clientes é uma tarefa árdua e que exige muita dedicação. Dentro da rotina agitada de um advogado, trabalhar a sua imagem pessoal e a da empresa muitas vezes fica em segundo plano.
O marketing facilita a prospecção. Criar uma marca forte ajuda a ter presença de mercado relevante e a diminuir os esforços para a busca de clientes.. Quando as pessoas enxergam a sua marca como uma autoridade, você diminui o tempo de convencimento que ela precisa até escolher você.
Ele é, então, um recurso que ajuda a reduzir custos na aquisição de clientes e a projetar a sua imagem de forma estratégica. Com um mercado cada vez mais competitivo, é necessário mostrar os seus diferenciais.
O que muda nas regras da OAB?
As mudanças realizadas pela OAB visam manter discrição e sobriedade dos profissionais do Direito, porém permitindo maior flexibilidade no ambiente digital. Uma das preocupações que a entidade sempre teve foi evitar que os preços fossem tabelados, como também, incentivos a litígios com promessa de ganho fácil.
O que é permitido?
A publicidade deve se manter sóbria, informativa e discreta. Ao profissional, fica liberada a identificação profissional, podendo citar seus títulos comprováveis pela OAB, além da indicação da sociedade da qual faz parte. É permitido a divulgação de imagem, vídeo ou áudio contendo atuação profissional, inclusive em audiências e sustentações orais, em processos judiciais ou administrativos; mantendo sempre o segredo de justiça.
Você também pode fazer a sua identificação profissional citando quais são seus títulos e qualificações, devendo ser comprováveis quando solicitados pela OAB, além da indicação de qual sociedade você faz parte.
Se você quer investir na venda de livros, cursos e participações em eventos você poderá se utilizar das ferramentas de publicidade, sempre respeitando os princípios propostos pela Ordem.
O que é vedado?
Algumas proibições continuam a existir, tais como: utilizar de mensagens que induzem ao litígio e/ou a contratações do serviço. Também não é possível fazer referência, seja ela direta ou indireta, a forma de pagamento, descontos e gratuidades, e até mesmo valores de honorários.
Não é permitido o uso de brindes ou apresentações virtuais dos serviços que não tenham interesse jurídico.
Informações que possam induzir ao erro ou causar algum dano a terceiro, também são vedadas pela OAB.
Como investir melhor em marketing neste cenário?
Essas mudanças abrem novas possibilidades para a atuação, permitindo a criação de conteúdos mais robustos e informativos que ajudam a sanar dúvidas dos seus possíveis clientes.
Além do mais, ao utilizar ferramentas de mídias pagas, é possível expandir o alcance da mensagem. Isso também refletirá na forma que as pessoas percebem a sua imagem, criando mais autoridade por meio do seu conteúdo.
Portanto, conhecer bem os desejos da sua persona e solucionar as dúvidas e desafios dela é essencial para gerar mais conexão.
É necessário definir as estratégias de marketing que guiarão toda a comunicação e as ações tomadas. Um profissional da área te ajudará a construir esse caminho com mais facilidade.