O artigo de hoje terá como foco o marketing jurídico, que é um formato que tem ganhado muita popularidade com as ações digitais, principalmente com as ações de marketing, que são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.
Pensando nisso, desde um pequeno comércio de bairro até uma grande empresa de câmeras de segurança conseguem vendas por meio desse tipo de ação, que vem ganhando cada vez mais popularidade.
Entretanto, algumas profissões estão sujeitas a restrições de ordens e conselhos, como é o caso dos médicos e dos advogados. Assim, o marketing jurídico deve seguir à risca as regras estabelecidas pelo código de ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
O que é marketing jurídico?
O marketing jurídico é um elemento recente no mercado, sendo assim, ainda existem muitos profissionais que não acreditam nos resultados possíveis com esse tipo de ação.
Estes profissionais mais antigos não entendem a necessidade do marketing para o sucesso profissional, seja ele um advogado focado no direito da família ou empresarial, que auxilia algumas empresas de seguros.
Isso por que o pensamento comum é que a advocacia é uma das profissões mais tradicionais existentes, e uma das que possui mais prestígio no mercado. Por conta disso, não faltam clientes para qualquer profissional qualificado.
Ademais, a busca por apoio legal é constante, e existem diversas especializações que podem ser procuradas para que você consiga obter mais clientes, dependendo apenas de sua especialização em uma área.
Entretanto, isso não é exatamente verdade. Embora a profissão ainda seja muito conceituada, no mercado atual existem algumas situações que são bem importantes para uma compreensão maior de porque o marketing jurídico é importante.
A importância do marketing jurídico
O primeiro ponto, e talvez o mais importante, é a competitividade. O mercado está cada vez mais saturado. Todos os anos, milhares de novos advogados entram no mercado, todos com as mesmas qualificações e capacitações.
Quando um cliente, por exemplo, um escritório contábil São Paulo, precisa de ajuda, sobretudo em uma questão séria e legal, é importante que ele se sinta confiante de que está tomando a decisão correta.
O marketing jurídico então surge como uma ferramenta de apresentação, onde você pode se destacar da concorrência e se tornar uma figura muito mais próxima de seus clientes. Entendendo seu público-alvo, é possível conquistar muito mais contratos.
Esse tipo de destaque é muito importante para criar uma boa reputação no mercado. Logo, outras pessoas estarão falando de você, o que aumenta ainda mais as suas chances de conseguir resultados expressivos, seja com um cliente de fomento mercantil ou qualquer outro.
Além disso, o marketing jurídico cuida de toda a etapa de apresentação e convite aos clientes, para que você tenha tempo de se especializar. Muitos advogados acabam perdendo oportunidades de desenvolvimento porque estão correndo por clientes.
Entretanto, quando você usa essas técnicas de marketing, é possível focar em ações realmente importantes, tanto com o foco nos processos em andamento e como você pode ajudá-los a resolver, quanto em estudar e se especializar em alguma área.
Além disso, você pode contar com profissionais qualificados em marketing, o que acelera seus resultados e te dá ainda mais tranquilidade para focar em sua profissão. Muitas empresas de marketing hoje se especializam em segmentos.
Dessa maneira, você poderá encontrar empresas de serviços terceirizados de marketing que já sabem todos os detalhes relacionados às regras da OAB e saberão lidar com isso da melhor forma possível.
Por ser um meio muito concorrido, é difícil encontrar espaço para se tornar uma autoridade no meio jurídico. Entretanto, com um projeto assertivo de marketing, você certamente pode se tornar muito mais conhecido.
Dessa maneira, você consegue garantir mais credibilidade a suas ações, aproveitando esse tipo de ação para conseguir aumentar sua autoridade na área, principalmente junto aos clientes, mas também com colegas de profissão.
Para isso, você pode realizar uma série de ações em que fique em evidência, interagindo e se apresentando sempre para conseguir transformar seu nome em algo comum na mente dessas pessoas. As ações que você pode utilizar são:
- Participação em eventos;
- Publicações em sites e blogs;
- Aumentar sua network;
- Gerar valor para seu escritório.
Todas estas ações acabam fazendo com que mais pessoas comecem a se interessar pelo que você tem a dizer, aumentando sua notoriedade junto a colegas de profissão e recomendações para clientes.
Ademais, contar com uma assessoria fiscal também é de grande ajuda para seu escritório.
Como realizar ações de marketing jurídico?
Para garantir que suas ações tenham efetividade e não sejam prejudiciais, é preciso se atentar a alguns elementos que regem esse tipo de marketing. Por isso, saber como e quais tipos de ações você pode realizar é fundamental.
Criação de conteúdo
A criação de conteúdo relevante não é uma exclusividade do marketing jurídico. Qualquer ação, hoje em dia, é fortemente pautada na criação de material de qualidade que tenha impacto na vida dos clientes.
Qualquer estratégia de marketing que ignore este tipo de recurso está fadada a não funcionar assertivamente. Por isso, você deve tomar alguns cuidados especiais na hora de utilizar esse tipo de ação.
O primeiro deles é se perguntar o que é um conteúdo relevante para você. Isso porque muitas vezes o conhecimento apresentado é de qualidade, mas não conversa com o público que deveria.
Quando você cria material sobre abertura de empresa, por exemplo, do ponto de vista jurídico, deve entender o público que está tentando afetar.
É importante ter em mente que o conteúdo deve ser de qualidade para o público, eles devem se sentir instigados a procurar mais e continuar lendo depois disso. Por isso, esse tipo de ação acaba sendo muito importante.
Você pode procurar temas comuns das ações atendidas pelo seu escritório, criando assim uma série de interações que fará o cliente se interessar mais pelo seu escritório. Além disso, é importante que você consiga se comunicar.
Visual interessante
Boa parte do primeiro impacto que um cliente tem está na identidade visual que você propõe para seu escritório. O conceito visual é muito importante, e isso inclui todos os elementos, desde o logotipo até materiais de correspondência.
Uma marca deve ser formada pensando em alcançar o grande público, bem feita e sem arestas ou elementos feitos com desleixo, para que seus clientes compreendam que seu escritório é um ambiente sério e profissional.
Até mesmo a mobília e o ambiente físico de seu escritório de advocacia podem impactar o cliente, que compreende estar em um local de segurança, onde pode contar para levar sua causa e conseguir conquistar um espaço melhor.
Algumas empresas de contabilidade possuem elementos muito distintos em seu visual, o que acaba atraindo mais clientes. Você pode fazer a mesma coisa com seu escritório de advocacia.
Hoje em dia, a presença digital também é muito importante, então não esqueça de estender esse tipo de recurso para seu site, redes sociais e outras fontes de contato que os clientes possam ter com você.
Acesso rápido
Quando você cria estratégias de marketing jurídico, está buscando uma aproximação maior de seus clientes, tentando encontrar novas oportunidades e pessoas interessadas em trabalhar com você.
Por isso, é importante que seus canais de comunicação sejam de fácil acesso e tenham resposta rápida. Para isso, até mesmo a utilização de chatbots pode ser fundamental para conseguir um espaço melhor no mercado.
Dessa maneira, você deixa muito mais fácil a utilização desse tipo de ferramenta para o contato com os clientes, que terão respostas rápidas e poderão marcar e agendar visitas para explicar melhor a situação.
Melhorar relacionamentos
A base de um contrato entre consumidor e marca está no relacionamento. Quando uma transação comercial se inicia, independentemente do tipo de empresa que você esteja lidando, é comum que ambas as partes se aproximem em uma relação de confiança.
Para advogados isso é ainda maior. Uma vez que você lida com questões de impacto direto na vida do cliente, essa confiança tem que ser passada com muito mais garantia. É ideal que o advogado demonstre amplo conhecimento em sua área para tranquilizar o cliente.
Dessa maneira, ele não só fechará o negócio com o escritório, como também apresentará o conteúdo para suas redes de amigos e familiares.
Considerações finais
O marketing jurídico, se bem realizado, pode apresentar conteúdos muito relevantes para qualquer escritório. Aumentar sua cartela de clientes é fundamental para quem deseja se manter ativo no mercado.
Por isso, é importante que você realize todas as ações com responsabilidade, sempre seguindo as regras da OAB para não ter nenhum tipo de problema com suas interações com clientes.