Hoje em dia uma coisa é certa, muitas pessoas sonham em ter a sua própria empresa. Seja por independência financeira ou para cuidar dos próprios recursos. Porém, elas ainda não sabem quais são os trâmites legais para começar o próprio negócio ou a venda de um item.
Ou seja, é preciso saber qual é a documentação necessária e qual caminho seguir, seja no ramo de software de restaurantes ou qualquer outro. Por isso é importante o estudo e a busca por informações corretas para saber como agir para entrar no processo.
Inclusive, ainda mais hoje, que existe essa vantagem de poder obter seu próprio empreendimento e, assim, aquecer a economia e poder ajudar outras pessoas a terem uma renda.
Isso acontece, principalmente, porque elas podem abrir vagas no mercado de trabalho e, assim, fazer com que as pessoas saiam do desemprego.
O crescente cenário do empreendedorismo
Começamos este trecho reforçando que o ambiente do empreendedorismo está cada vez mais competitivo, pois um grande público já percebeu quais são as vantagens de ter o seu próprio negócio.
Pois bem, o empreendedorismo, ou seja, a abertura de empresa SP, está em alta nos dias de hoje. Ademais, a busca por espaço fica cada vez mais acirrada, principalmente ao considerarmos que o mercado de trabalho é muito competitivo.
Assim, é necessário identificar qual o nicho de atuação e como atrair mais pessoas para dentro do seu negócio, no caso, novos consumidores. Desse modo, esse é o caminho para obter sucesso e espaço, além de um bom planejamento e gestão dos seus recursos.
Ainda no cenário, é preciso que você entenda as necessidades de seu público. Veja o que as pessoas precisam, bem como se não estão sendo atendidas por outras empresas – que, no caso, são suas concorrentes diretas.
Um exemplo seria o ramo de terceirização gestão financeira. Neste caso, é necessário que a empresa X observe o que ela pode fazer diferente, principalmente para vencer a empresa Y e a Z, que certamente, também apostam em boas técnicas.
Além desse estudo, esteja atento à documentação e como conseguir dinheiro para investir na gestão e produção desse empreendimento, independentemente de qual seja o ramo que você queira trabalhar.
Pois bem, para facilitar o entendimento como um todo, confira as dicas apresentadas nesse texto e saiba como você pode planejar as suas ações para ter uma boa empresa e saber se destacar nesse mercado.
Entenda os processos para abertura da empresa
Saber quais são os passos a serem seguidos ajuda o empreendedor a ter um norte, seja no âmbito de contabilidade para empresas ou de qualquer outro segmento de atuação, afinal, concorrência existe em todo lugar.
Ademais, são muitas as etapas, ou seja, planejar corretamente o que precisa ser feito é uma boa forma de começar, principalmente para que tudo seja feito da melhor maneira possível, evitando possíveis erros.
A boa notícia é que atualmente esse processo é mais fácil, pois devido à digitalização dos sistemas do governo e a sua integração junto à Receita Federal agilizou esse processo, inclusive, para o programa de gestão empresarial NFSE e outras frentes.
Além disso, praticamente tudo pode ser feito pela internet. Ou seja, se tiver um certificado ou se for microempreendedor individual, é possível realizar de forma digital todas as atividades até a implantação do negócio.
Crie um plano de negócios e o contrato social
Pois bem, antes de tudo é necessário criar um plano de negócio e fazer a elaboração de um contrato social ou, até mesmo, um ato constitutivo, com registro na junta comercial. Além disso, tem que abrir um CNPJ e possuir licenciamento.
Uma das questões dos empreendedores é se esse processo é demorado. Devido ao processo de modernização, o tempo para abertura de um negócio, de acordo com informação do Mapa de Empresas do governo, é de dois dias e 13 horas.
Além disso, essa fonte também informa que quase metade das empresas (45,4%) conseguem ser abertas já no mesmo dia. Porém, esse é o tempo para registro do CNPJ, ou seja, não entra em conta a fase de obtenção do licenciamento e do planejamento.
Dessa forma, o plano de negócio nada mais é do que o documento sobre como a empresa vai atuar e assim gerar valor para os novos clientes. Pois bem, entre os detalhes citados no plano estão:
- Qual será o modelo de negócio utilizado?
- Informação sobre o setor e ramo de atividade;
- Definição do público-alvo;
- Estudo aprofundado sobre o mercado.
Esse será o mote de seu empreendimento, por isso é importante descrever com clareza todas as atividades que serão feitas e o modelo a ser usado, principalmente para que não existam dúvidas.
Saiba qual será o seu modelo empresarial
Também é preciso saber se você vai abrir uma empresa sozinho ou em sociedade. Caso tenha mais gente, dá para trabalhar com vários pontos de vista e também garantir um maior aporte financeiro.
Entretanto, o lado negativo é que podem ocorrer conflitos, ou seja, os resultados precisarão ser divididos de forma igualitária entre os sócios – sendo que empresas de contabilidade em SP podem ajudar nessa divisão.
Contrate um contador
Feito o plano, é importante possuir um contador, pois ele vai ajudar na hora de resolver os trâmites legais para abertura do negócio, independente o ramo de atuação, bem como o item vendido.
Ademais, isso também ajuda a definir qual será a natureza jurídica, ou seja, se será uma empresa que presta serviço como empresário individual, sociedade limitada ou sociedade simples. E ainda fazer com que você entenda como funciona o regime tributário.
Além da gestão financeira, esse profissional pode auxiliar nas questões burocráticas e na necessidade de documentos e normas. O contador também faz o contrato social da empresa.
Registre a sua empresa
Pois bem, após a obtenção dos documentos é hora de registrar o negócio na junta comercial ou, até mesmo, no cartório mais próximo. Feito o registro, é necessário solicitar o CNPJ para receita federal.
O outro paço é a realização da inscrição estadual ou municipal de acordo com a atividade que será exercida. Assim, as empresas de comércio precisam realizar a inscrição para o estado, já que ele recolhe imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.
Já as de serviço precisam fazer a inscrição no município com objetivo de recolher o imposto sobre serviço.
Veja se é necessário contar com alvará
Após criada a lei de liberdade econômica, não é mais obrigatório que empresas de atividade com baixo risco tenham alvará para funcionar.
Porém, algumas necessitam do alvará de regularização SP ou de licenças se a atividade proporcionar risco ao meio ambiente, bem como a diversos outros processos, evitando futuros problemas.
Estude o seu público-alvo
Além disso, é importante saber qual é o público que sua empresa deseja, além de informações que te ajudarão a saber o que ele precisa. Assim você vai saber como se comunicar melhor com as pessoas.
Lembre-se: não dá para falar com quem é mais conservador do mesmo jeito com que aborda os jovens. Entender como funciona o mercado e o que a concorrência deixa de fazer também pode te ajudar a ter um diferencial. Pois o cliente quer que o problema seja resolvido.
Assim, saber o que eles precisam e sanar essa dificuldade vai fazer com que o cliente se fidelize com seu serviço e sempre te procure caso seja necessário – e ainda pode te indicar para outras pessoas.
Ademais, mesmo com as redes sociais, a chamada divulgação boca a boca também auxilia a conseguir que mais gente conheça a sua empresa e passe a querer consumir o seu serviço.
Por fim, aposte em uma boa experiência para o cliente, pois, se satisfeito, ele sempre vai voltar, seja você uma marca de ERP para pequenas empresas ou qualquer outra organização, independentemente do ramo.
Considerações finais
Seja um ramo mais popular ou outro mais nichado, conseguir abrir uma empresa nunca é uma tarefa fácil. Então, isso deixa claro a necessidade de se preparar e seguir todos os passos que trouxemos neste conteúdo.
Ademais, quanto mais sua empresa estiver pronta, maior a chance de ela vencer todos os concorrentes que encontrar no caminho, independentemente de qual seja o ramo. Por fim, é muito importante ficar de olho nas Leis que entram em vigor no país.
Isso porque, quanto mais atualizado você estiver, menores são as chances de enfrentar problemas e situações que dificultem todo o processo, gerando multas e outros problemas recorrentes.