Usar o marketing é uma boa estratégia para empresas crescerem. Mas, no ramo jurídico, é preciso ter mais atenção e cuidado por conta da ética da profissão. Por isso, saiba tudo sobre o uso dessa ferramenta na advocacia e como você pode inseri-la no seu trabalho.
O que é marketing jurídico?
Esse conceito se refere ao marketing para escritórios de advocacia e advogados. Ou seja, é uma forma de crescer na carreira, conseguindo conquistar clientes ou atingir outros objetivos. Porém, tudo deve ser feito de acordo com a ética.
Uma das regras é, por exemplo, não poder persuadir as pessoas a contratarem o seu trabalho. Pelo contrário, você deve fazê-las gostarem do que vai oferecer e conquistar clientes. Isso requer uma boa campanha de marketing jurídico, que pode ser:
- Postagens ou textos informativos sobre algo da profissão;
- Falar sobre problemas jurídicos relevantes.
Tudo isso pode ser feito até por redes sociais. Mas, é claro, sem exageros e sem tentar, de maneira desesperada, alcançar clientes. Faça sua campanha com calma e, se for realizada da forma correta, você vai crescer no meio da advocacia.
O que não pode ser feito no marketing jurídico
A OAB tem regras e é preciso segui-las para promover o bem-estar das pessoas. Toda profissão tem um código de ética e, no caso do Direito, esse código pesa mais. Afinal, é uma carreira nobre que deve ser praticada da melhor forma.
Sem dúvidas algo que exige cuidado
É claro que a maneira que o marketing é feito pode afetar na ética. É possível até mesmo perder o poder de exercer suas funções. Por exemplo, no marketing jurídico o advogado não pode:
- Oferecer os serviços por meio de e-mail;
- Anunciar em rádio, televisão, catálogos empresariais ou em locais públicos;
- Oferecer consulta grátis online;
- Informar qual o valor para contratar os serviços;
- Usar fotos de edifícios de tribunais em materiais de comunicação.
Para mais informações é preciso consultar a OAB e checar as outras proibições do marketing jurídico. Assim, você não corre o risco de perder seu trabalho como advogado.
Foto: Para fazer um bom marketing jurídico, é preciso levar em consideração as regras da OAB.
O que pode ser feito no marketing jurídico?
Mesmo com proibições, não significa que você não pode fazer nada para conquistar os clientes. Para ajudar, veja uma lista do que é possível realizar no marketing jurídico, sem perder a carteira da OAB:
- Falar sobre suas conquistas na imprensa, mas apenas como notícia e reportagem;
- Ter um site ou blog e usar redes sociais para divulgação;
- Fazer propaganda em revistas ou jornais especializados;
- Usar logos do escritório, que podem ser até mesmo coloridos, mas sem exagero.
O ideal é procurar sobre essas informações na OAB. Afinal, é algo mais extenso e completo para ter certeza de que está fazendo tudo da forma certa. Por fim, esteja sempre atento com o objetivo não ultrapassar os limites da ética.
Benefícios do marketing para um advogado
Uma campanha pode trazer inúmeras vantagens na advocacia, então, apesar das possíveis dificuldades de fazer um marketing correto, vale a pena investir. Alguns dos benefícios que você pode atingir com essa estratégia são:
- Aumentar a confiança do público;
- Tornar clientes antigos mais fiéis;
- Aumentar a autoridade no meio da advocacia;
- Melhorar a visibilidade.
É claro que tudo isso só é atingido se você souber fazer um bom marketing. Não apenas seguindo a ética, mas também sabendo alcançar o público. Para conseguir, o ideal é estudar bastante e, se necessário, até contratar especialistas.
Como planejar o marketing da sua carreira
Para começar a organizar seu marketing jurídico, é possível seguir alguns passos. Assim, você já começa a se preparar para a estratégia, além de aprender um pouco sobre a área. Então, veja como iniciar.
1º Qual vai ser o público-alvo?
Saber o público-alvo é o básico para qualquer campanha, seja para advogados ou não. Além disso, ele não pode ser muito genérico. Por exemplo, falar que seu público são seus possíveis clientes é algo muito abrangente.
Pare para pensar em quem são os seus clientes. Tente imaginar o que eles esperam de você e porque quer defendê-los. Para ajudar, confira algumas informações para definir esse grupo de pessoas:
- Gênero e idade;
- Classe social;
- Poder aquisitivo;
- Onde mora.
Essas informações são importantes para, depois, estabelecer como vai ser passada a mensagem. Afinal, a linguagem direcionada a alguém de 20 anos é diferente da utilizada para uma pessoa de 60, por exemplo.
2º O objetivo do seu marketing jurídico
Após definir qual é o seu público-alvo, outro ponto importante é determinar o objetivo. É ele que será a base para saber se a campanha deu certo ou não. Além disso, esse aspecto vai depender do que você quer na sua carreira.
Essa objetivo pode ser conquistar novos clientes, aumentar o reconhecimento do seu escritório ou fidelizar pessoas que já contrataram o seu trabalho. Ainda mais, conforme se acostuma com o marketing, é possível fazer diversas campanhas para objetivos diferentes.
Foto: Antes de iniciar a estratégia, você deve pensar sobre seu público-alvo e objetivo com a campanha.
3º Qual e como vai ser a mensagem?
Agora que já sabe o público-alvo e o objetivo, está na hora de elaborar a mensagem. Mas, não se esqueça que não pode fazer propaganda dos seus serviços. O principal deve ser passar um conteúdo informativo que, no final, vai chamar atenção.
Também deve definir o formato, que precisa se relacionar com seus clientes. Por isso, é tão importante determinar antes. Por exemplo, algumas opções de meios para passar sua mensagem são:
- Postagens em redes sociais;
- Vídeos;
- Banners.
Conhecendo os possíveis clientes é mais fácil planejar como será feito o marketing. Por exemplo, para atingir as pessoas com 60 anos ou mais, as redes sociais podem não ser uma boa opção. Por outro lado, os vídeos podem alcançar jovens dos 20 aos 30 anos.
Aprofunde o seu conhecimento sobre marketing
Contratar uma empresa para fazer o serviço pode não ser viável no início. Nesse caso, a melhor alternativa é aprender mais sobre marketing e os aspectos jurídicos dentro desse universo.
Você pode começar as estratégias, testando e analisando para saber se houve resultados. Depois, acaba pegando o costume e atinge os seus objetivos de forma mais fácil. Com os ganhos, talvez seja possível passar o serviço para uma empresa especializada.
Para ganhar autoridade e visibilidade no meio jurídico é preciso também ter conhecimento de outras áreas. Por isso, não subestime o poder do marketing no seu trabalho. Então, comece as campanhas e veja uma mudança significativa na sua carreira.