Relações de confiança: o que é possível fazer para estabelecer uma conexão com seu cliente?

Condutas têm a capacidade de estreitar laços com consumidores e, consequentemente, aumentar lucros

Construir relações de confiança com clientes não é uma tarefa simples, mas é altamente recompensadora se essa medida for executada corretamente. Através de ações nesse sentido, é possível aumentar rendimentos enquanto se:

  • fideliza seu público;
  • melhora a reputação de mercado da sua empresa;
  • projeta realizações maiores a partir de novos investimentos.

Quer saber mais sobre relações de confiança e entender como elas afetam a sua empresa? Continue no nosso artigo.

Como estabelecer relações de confiança com seu cliente?

Imagem de dois homens sentados a mesa, conversando.

Assim como em praticamente qualquer aspecto mercadológico, não há uma fórmula universal para responder a essa pergunta. No entanto, algumas medidas amplas podem ser adaptadas conforme cada perfil e, potencialmente, gerarem resultados extremamente positivos. Confira!

  • Faça o “simples”

No século da dinamização e da eficiência, atrasos e contratempos se tornam cada vez mais intoleráveis. Por isso, apostar em soluções mirabolantes de mercado que prometem resultados extraordinários a curto prazo não é uma boa ideia.

Dessa forma, ao invés de direcionar aplicações a fornecedores, por exemplo, muito “pirotécnicos”, invista na simplicidade. Faça com que a venda de serviços da sua companhia ocorra de maneira objetiva, sem obstáculos, para que o cliente entenda que está sendo atendido por uma companhia moderna.

  • Evite valores incompatíveis com seus bens e serviços

O Brasil contemporâneo é rodeado de crises que, direta ou indiretamente, afetam os valores de bens e serviços com frequência. No entanto, alguns profissionais usam esse fenômeno como muleta para oferecer preços abusivos para seus bens e serviços.

Mesmo não sendo ilegal, essa medida é extremamente prejudicial para a reputação de companhias, que podem vir a perder bases extensivas de consumidores, justamente pela falta de confiança.

Por isso, ofereça o que dispõe a um preço justo, estabelecido através de cálculos de mercado e que se adequem ao público-alvo que deve ser alcançado.

  • Não ofereça nada além do que você pode alcançar 

Não é nada incomum encontrar alguns administradores, muitas vezes encantados por contratos volumosos, que prometem prazos, bens e serviços sem, antes, saber se a companhia pode arcar com essa demanda.

Além de desonesta, essa ação pode gerar medidas judiciais sérias, principalmente conforme esses acordos se tornam maiores. Portanto, é indispensável que qualquer companhia, assim como qualquer consumidor, realize pesquisas aprofundadas para saber seu poder antes de fechar qualquer negócio.

  • Ouça o cliente

Um dos principais erros de qualquer mercado é considerar a participação do cliente em um negócio como algo “unilateral”, ou seja, esse grupo paga, consome e nada mais.

No entanto, principalmente com a ascensão da internet nacional e internacionalmente, ouvir o consumidor se tornou não apenas mais fácil, como indispensável.

Mesmo com pesquisas de mercado que estruturam ações presentes e futuras, ter um “contato mais humano” com sua base de clientes pode gerar resultados surpreendentes enquanto se alimentam as relações de confiança.

  • Seja transparente

Já reparou como cresceram a quantidade de bancos digitais nos últimos anos? A maioria deles, como você deve ter visto, investem em uma postura “pouco burocrática” e “sem taxas ocultas”, ação que faz muito sentido para o mercado em que esses empreendimentos atuam.

Qualquer cliente dos chamados “bancos tradicionais” sabe das dificuldades relacionadas à falta de transparência, com cobranças ocultas e diversos outros pontos. Dessa forma, essa concorrência foi crescendo e, hoje, segundo dados levantados pelo Global Digital Banking em 2021, a adesão de brasileiros a esse modelo cresceu 73% desde 2018, chegando a 44% da população.

Esse movimento, como é possível notar, se estrutura no preenchimento de uma lacuna deixada por grandes meios corporativos, algo que não é exclusivo desse mercado.

Portanto, não esconda nada dos seus clientes. Seja claro, didático e, principalmente, paciente para que nenhum negócio seja fechado permeado de dúvidas. A longo prazo, essa atenção pode resultar em retornos baseados na confiabilidade direcionada à sua companhia.

E vale destacar!

Nesse ponto, a comunicação é uma característica indispensável. Portanto, seja presencial ou virtualmente, é fundamental transmitir uma mensagem sem ruídos, que não dê margem para interpretações errôneas.

Para garantir esse ponto, diversas medidas podem ser tomadas, desde a contratação de redatores e revisores até a adesão a uma equipe de marketing dedicada.

Seja honesto

Sabemos que a honestidade é algo intrínseco, ou deveria ser, quando se trata de criar uma relação com um público que se tenha interesse, no entanto, na prática, isso nem sempre acontece.

Não se trata apenas de transparência, mas de saber dizer ao seu cliente coisas que ele, talvez, não queira ouvir. É dessa maneira que se torna possível ter uma relação verdadeira, onde seja possível confiar na outra parte.

A honestidade deve pautar o pré-venda, independente do serviço ou produto que sua empresa oferece, também deve estar presente durante a entrega ou prestação do serviço e ao final, no pós venda, quando você deve solicitar um feedback.

Através dessas medidas, você deve ver seus clientes se aproximarem do seu negócio e alimentarem um sentimento de confiança extremamente frutífero para os dois lados.

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