A advocacia é um setor que se adaptou aos tempos modernos. As novas demandas jurídicas, o perfil dos clientes e a busca por minimizar a burocracia trouxe a oportunidade de automatizar os processos e otimizar a solução de problemas.
Assim caminha o futuro da área advocatícia, também chamado Advocacia 5.0. Com isso, as pessoas passam a ser prioridade, focando em resolver problemas de maneira efetiva. Saiba mais sobre o assunto a seguir.
O que é a Advocacia 5.0?
A Advocacia 5.0 tem como objetivo equilibrar as necessidades dos seres humanos a partir do uso da tecnologia, focando em resolver os problemas. O conceito foi criado no Japão a partir do modelo de Sociedade 5.0.
O impacto que a tecnologia tem em nossos dias é algo sem fronteiras, ou seja, os processos estão sendo substituídos por automação, porém, focando em resolver os problemas das pessoas de forma profunda.
Como o profissional de advocacia deve se adaptar ao novo mundo
Todas as profissões passam por transformações, e na advocacia não seria diferente. Com o advento da internet e do avanço da tecnologia, vários sistemas foram criados para facilitar o envio e recebimento de informações, bem como para proteger os dados compartilhados.
A Big Data, Inteligência Artificial e a Internet das Coisas (IoT), são apenas alguns exemplos dos processos que fazem parte do nosso dia a dia, por trás dos sistemas bancários, no desenvolvimento de novas empresas e muito mais.
E como o profissional de advocacia se encaixa nesse mundo?
Para acompanhar esse novo mundo, os advogados precisam usar a influência da tecnologia e da inteligência artificial para facilitar a sua vida profissional e melhorar o atendimento ao cliente e a busca por soluções mais rápidas nos processos.
O advogado também pode prestar os seus serviços jurídicos de qualquer lugar do país, usando toda a tecnologia ao seu favor, até mesmo para captar novos clientes. Podemos concluir que a Advocacia 5.0 abriu as fronteiras para o profissional da área trabalhar em diversas frentes no digital.
Esqueça as formas tradicionais de trabalhar como advogado. Com a chegada da Sociedade tecnológica disruptiva, várias demandas digitais surgem, enquanto outras entram no modo inativo, sem deixar de lado as relações interpessoais, o senso de conexão com a sociedade e a interação com as pessoas.
Qual o futuro da Advocacia 5.0?
O advogado tradicional se vê paralisado em frente às mudanças e a enxurrada de informações novas. Porém, é necessário sair da inércia e passar a enxergar com maturidade que as mudanças trazem muitas possibilidades, novos clientes e nichos diferentes para atuar.
É preciso se reinventar para se posicionar no mundo moderno. O futuro está nos softwares avançados e nas máquinas trabalhando para otimizar os processos, mas contando com a essência humana para trazer o cliente para perto.
Os processos humanizados não vão acabar, pelo contrário. É por meio das soft skills que os advogados de hoje conseguirão se posicionar no novo mercado e assim coexistir com a tecnologia.
Pense agora: o que você pode fazer para melhorar o seu atendimento ao cliente? O que você ainda não adaptou em seu escritório ou empresa corporativa na área advocatícia? São perguntas que darão um norte para a sua carreira decolar de vez rumo ao sucesso.
O comportamento do cliente no mundo moderno
Muitas pessoas se assustam com a tecnologia e se mostram resistentes aos processos e novidades da área. Tudo isso é normal, afinal, passamos um bom tempo fazendo tudo de forma manual e demorada.
Mas, assim como os advogados mudaram (e ainda mudam!) o seu mindset para se adaptarem ao novo, os clientes também devem observar, testar e comprovar se uma ferramenta funciona para eles ou não.
O que é mais fácil: entrar com um processo manual tradicional e que demora mais tempo para ser executado, ou contar com um profissional preparado e engajado com a Advocacia 5.0, pensando na solução do problema do cliente? São considerações importantes que cada um precisa fazer dentro de sua própria profissão.
O que não faz parte da Advocacia 5.0?
Tudo o que de alguma forma está paralisado em frente ao mundo moderno, não faz parte da Advocacia 5.0.
- Um advogado que pensa só em atender os seus clientes da forma tradicional, não se abre ao novo;
- Escritórios de advocacia que se prendem aos processos tradicionais, ignorando as mudanças e ferramentas tecnológicas;
- Ser um profissional que não atende bem o seu cliente, deixando de lado o atendimento humanizado, personalizado e com foco na inclusão de pessoas;
- Pensar que não é preciso se reinventar para se manter no mercado, focar na tradição e inércia profissional;
- Não usar todas as ferramentas tecnológicas para ajudar 100% o seu cliente.
A Advocacia 5.0 é real e não há como negar. Ela não é um bicho de sete cabeças, pronto para atacar. O advogado é o profissional que traz a solução para a dor do cliente, tendo as respostas e ferramentas certas para sanar o seu problema.
E aí: você é esse profissional engajado com a Advocacia 5.0? Então continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das novidades da área.