Carreira na área tem forte apelo entre profissionais, com alta remuneração e prestígio
A formação em direito permite diversas atuações, a partir de diferentes especializações após a graduação. São várias áreas para o profissional escolher, como, por exemplo, direito administrativo, direito constitucional, direito civil, direito processual, direito do trabalho e direito penal.
Entre as diversas possibilidades que o caminho no direito permite, a magistratura segue uma das mais valorizadas. No entanto, ao mesmo tempo que recebe muito prestígio, é também uma das mais concorridas e exigentes.
Quem almeja a carreira na magistratura deve se preparar para estudar muito, a fim de passar em concursos e conseguir entregar o melhor desempenho.
Saiba mais sobre a magistratura e o que é necessário para seguir essa área.
Qual é a função de um juiz de direito
De forma sucinta, o juiz de direito é um funcionário público que visa solucionar conflitos de interesse. Basicamente, ele deve decidir quem está certo quando duas partes divergem sobre uma questão que envolva direitos e deveres.
Por conta disso, é muito importante que o juiz assuma sempre o princípio da imparcialidade no início de seus julgamentos, a fim de ponderar todos os argumentos e tomar suas decisões livre de interesses.
Todas as decisões do juiz de direito devem estar fundamentadas nas leis que estão em vigor. Entre suas principais funções, estão:
- Examinar autos;
- Coordenar o gabinete;
- Impor sentenças;
- Presidir audiências.
Salário de juiz de direito
Um dos grandes motivos para o apreço pela área é a sua alta remuneração. No mercado de direito, a magistratura é uma das carreiras que garante os melhores salários. Ainda que os valores possam variar de acordo com a área de atuação, instância estadual ou federal e outros requisitos dos editais do concurso, ela segue em destaque quanto aos valores de remuneração.
Um levantamento da Folha de São Paulo apontou que os salários de um juiz podem chegar a R$ 50 mil na Justiça Federal, enquanto na Justiça Militar esse valor pode chegar a R$ 53 mil.
Um outro ponto que atrai os profissionais de direito a essa área é que, a partir de dois anos de exercício da atividade, o juiz passa a ter o cargo como vitalício. Ou seja, há uma grande estabilidade para quem ingressa na carreira.
Como se tornar juiz de direito
A prova para ingressar na magistratura é composta por quatro etapas, sendo elas uma prova objetiva, uma discursiva, uma prática e uma defesa oral. Segue-se então uma avaliação de títulos, que funciona para classificar os candidatos.
No entanto, antes disso, o profissional precisa ter uma experiência mínima comprovada de pelo menos 3 anos de exercício da atividade jurídica.
Com isso, contando os 5 anos de graduação, mais os 3 anos de experiência jurídica, a pessoa não consegue se tornar um juiz de direito antes de 8 anos de estudos.