Como abrir um escritório de advocacia?

Para quem se forma em Direito, o primeiro passo é passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para atuar na área. Assim, é possível realizar o registro e obter a carteira profissional. Muitos também sonham em montar seus próprios escritórios sozinhos ou com parceiros para trabalhar com advocacia.

É importante saber que, de acordo com o Estatuto de Advocacia e também a OAB, é possível que os advogados formem dois tipos de sociedade. Eles podem se reunir em uma sociedade simples de prestação de serviço de advocacia ou em uma sociedade unipessoal de advocacia.

A sociedade simples de advogados nada mais é do que um modelo societário de pessoa jurídica com fins lucrativos. É preciso ter dois ou mais sócios para se abrir esse tipo de sociedade. O registro deve ser feito através de Registro Civil, ao invés da Junta Comercial, que se usa quando é uma sociedade empresarial.

Há ainda diferentes subclasses de sociedades simples. Elas podem ser sociedade em nome coletivo, sociedade comandita simples, sociedade limitada e ainda sociedade simples pura. É fundamental investigar as diferenças entre elas para entender qual o tipo ideal para se montar um escritório de advocacia.

Já a sociedade unipessoal de advogados consiste em uma empresa individual. Nela há apenas um sócio. Esse sócio necessariamente precisa ser advogado e deve estar apto a exercer a profissão. Os advogados não podem integrar mais de uma sociedade advocatícia.

Para montar um escritório de advocacia, é preciso que os profissionais estejam regularizados pela OAB, bem como o registro tenha sido feito de acordo com as demandas legais. Escolher se irá atuar sozinho ou se sócios vão se juntar para abrir uma sociedade.

O escritório físico pode ser tanto em imóvel alugado como próprio. É possível também pesquisar por financiamento imobiliário para este fim. Adquirir um imóvel para o negócio pode ser uma boa opção para consolidar o negócio através dos anos de atuação.

Um espaço físico se faz necessário para que se passe credibilidade. Nele, é possível receber clientes e trabalhar de maneira organizada. Os sócios e demais funcionários ficam em contato e conseguem resolver questões burocráticas do dia a dia com maior facilidade.

Também é preciso investir em móveis e material de escritório. Um design de interiores pode ajudar a passar a mensagem do escritório através da decoração. Os computadores devem ser versáteis e a organização dos arquivos deve ser pensada de maneira a proteger as informações do escritório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *