O termo advocacia humanizada surgiu diante de um cenário visto no dia a dia da advocacia.
Quantas vezes você já se viu perdido em meio a pilhas de processos? Listas de tarefas, prazos apertados e metas a serem batidas a qualquer custo dentro do seu escritório de advocacia?
O tempo é um verdadeiro tesouro na rotina de um advogado.
Sua rotina desgastante, corrida e onde é preciso dar conta de tudo em pouco tempo acaba criando estereótipos para o profissional de Direito: frio, cético, formal demais, sem empatia e pouco confiável.
Mesmo em meio ao acúmulo de processos e trabalho, é importante separar um tempo para focar no que é mais importante para o seu escritório ter resultados e sucesso no mercado: o seu cliente.
Se você chegou até este artigo é porque provavelmente sabe que isso está acontecendo com você ou dentro do seu escritório e deseja mudar esse caminho.
Neste material, nós vamos falar de uma das principais tendências do Direito e formas de mudar a gestão do seu escritório de advocacia para garantir a fidelização do cliente: a advocacia humanizada.
Continue lendo este artigo para saber tudo sobre o assunto. Fique confortável e aproveite a leitura!
O que é advocacia humanizada?
Engana-se quem pensa que advocacia humanizada é uma nova área no mercado, como civil, trabalhista ou previdenciário, na verdade é uma nova forma de fazer Direito.
É comum que com a faculdade e a experiência no acirrado mercado de advocacia, você advogado tenha ficado mais frio na maneira como lida com algumas situações cotidianas.
Para mudar essa realidade que a advocacia humanizada ganhou tanta força. É uma forma de ter um olhar sistêmico e global de tudo o que envolve a questão do processo judicial.
Por exemplo: quando um cliente chega até você para falar sobre a formalização do divórcio com seu cônjuge.
Não é questão de apenas assinar os papéis, há mais coisas envolvidas e que o seu cliente se preocupa e que podem interferir no processo e prolongar conflitos, mas que se vistos e analisados antes não, como filhos, pensão, visitas, se há algum ressentimento com a outra parte ou se ainda há sentimentos que podem fazer com que o divórcio não aconteça.
Esse é apenas um exemplo, mas de forma geral, essa é a visão que a advocacia humanizada traz aos profissionais do Direito.
Não é se preocupar apenas com a causa, mas tudo que envolve o seu cliente, independente se vai ajudar no seu trabalho ou não.
A advocacia humanizada tem como premissa uma atuação baseada no atendimento personalizado, respeito às diferenças e valorização do sentimento de ambas as partes.
Praticar esse tipo de advocacia mostra que você não é apenas uma ponte entre o cliente e a aplicação da lei, mas sim uma pessoa e profissional que realmente se importa em ajudá-lo a resolver a situação da maneira mais prática e menos dolorosa possível.
Veja também como um sistema para advogados pode facilitar a sua gestão de processos.
Advocacia humanizada: como aplicar no dia a dia do seu escritório de advocacia?
Uma das principais dúvidas dos profissionais da área é como adotar essa nova forma de fazer direito na rotina de um escritório de advocacia tradicional ou que é novo, mas usa os mesmos processos formais que a maioria usa.
É importante reforçar que você não precisa mudar tudo de uma vez e que aplicar os princípios básicos da advocacia humanizada no seu escritório normalmente não gera custos.
Apenas mudando alguns hábitos você consegue ter processos e tratamentos mais humanizados no escritório. Então, conheça o que você pode fazer.
Atenção às necessidades dos seus colaboradores/colegas de equipe
Eles são essenciais para o funcionamento do escritório e para um trabalho efetivo. Cada um tem suas necessidades, particularidades e habilidades que precisam ser respeitadas e valorizadas.
Procure ter um dia para realizar confraternizações ou dinâmicas de interação onde cada um possa se expressar e contribuir com sugestões e inovações para melhoria dos processos.
Seja transparente com seu cliente
Nós sabemos que ter um fluxo de clientes é muito importante para que seu escritório continue funcionando.
Mas isso não significa que você deva pegar causas que não tenha tanta experiência ou então confiança de que vai conseguir um resultado bom para o seu cliente.
Por isso, seja sempre franco e honesto em relação a todas as variáveis que envolvem o processo do seu cliente.
Dessa forma você pode até não conseguir um contrato assinado, mas conseguirá a confiança dessa pessoa e possivelmente indicações por isso.
Ofereça a melhor solução para o seu cliente e não para o seu escritório
Muitos escritórios, na busca para bater metas e fazer com que mais dinheiro entre no caixa, acabam propondo soluções jurídicas caras e que podem trazer o mesmo resultado de que outras mais acessíveis.
A premissa da advocacia humanizada é colocar o seu cliente em primeiro lugar, consequentemente isso impacta na solução que você vai oferecer.
Justamente por isso, é importante uma reunião inicial com o cliente para você entender sobre o que se trata a situação, como você pode atuar, quais fatores impactam no processo e qual alternativa você pode propor que tenha o melhor custo-benefício e resultado.
É claro que existem casos em que uma simples entrada de processo judicial não é suficiente, é preciso envolver outras ações e até profissionais para garantir um resultado satisfatório.
Independente do caso, deixe tudo isso claro para o seu cliente para ele entender o porquê você está indo por esse caminho e quanto custa cada uma dessas atividades.
Mantenha o seu cliente sempre informado
É importante criar um sistema de follow up, seja na agenda, planilha do Excel ou utilizando um software jurídico como o Advise para manter o cliente avisado sobre as coisas importantes do processo dele, como mudança de status e despachos do juiz.
Isso vai fazer com que ele, que não tem conhecimento jurídico e que está ansioso pois talvez tenha levado um bom tempo para conseguir um advogado e entrar com o processo, fique calmo e evite te contatar a todo momento.
Além disso, manter o cliente bem informado faz com que o nível de satisfação dele cresça em relação ao seu serviço. Lembre-se, não é fazer um parecer, é apenas avisar sobre o andamento.
Anote todas as informações importantes em relação ao processo e ao cliente
O advogado que se atenta apenas a detalhes do processo não garante a fidelidade do cliente. É preciso ir além.
Durante as conversas com o seu cliente, inicie a reunião perguntando sobre assuntos e situações que não envolvem o processo para você saber mais sobre ele.
Descubra dados como:
- Quando é o seu aniversário;
- Se tem filhos;
- Estado civil;
- Com o que trabalha;
- Atividades de lazer.
Com informações como essas em mãos você consegue criar ações de marketing para fidelizá-lo. Além disso, mostra que você não estava preocupado apenas com o caso, mas com ele, como uma pessoa.
COVID-19 e a advocacia humanizada
Em tempos de contatos remotos e excesso de uso de tecnologia, mais do que nunca é necessário criar conexões e humanizar relações.
Começar a investir em advocacia humanizada nesse período vai garantir que o seu escritório tenha um diferencial competitivo no mercado e que seus clientes continuem fiéis ao seu escritório.
Como você pode ver, praticar advocacia de forma humanizada constrói uma verdadeira relação de confiança com o cliente.
Lembre-se que apesar de ser simples a prática da advocacia humanizada, é preciso ter um escritório organizado para que você tenha tempo para oferecer um tratamento personalizado.
Se esse não for o seu caso, conte com a ajuda de um software jurídico que além de te ajudar a ter clareza sobre o que está acontecendo no dia a dia do seu escritório, vai te ajudar a automatizar tarefas repetitivas para você ter mais tempo livre.
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