O trabalho em home office, muitas vezes, pode acabar ficando maçante, fazendo você perder produtividade. Então, esse novo modelo, que tem sido adotado por empresas de todos os setores, precisa de alguns cuidados para oferecer sua máxima efetividade.
É importante reforçar que o trabalho no modelo home office é uma das opções mais populares de contratação da atualidade para empresas de assessoria de contabilidade, bem como para diversos outros ramos.
Embora no começo fosse taxado como um modelo de trabalho pouco eficiente, hoje a maioria das empresas é capaz de entender o potencial de produtividade que o home office oferece.
Um dos principais motivos para muitas empresas começarem a adotar o sistema de home office é a questão financeira. De fato, a economia gerada pelo sistema de trabalho é muito grande, uma vez que não há necessidade de gastos com:
- Energia;
- Água;
- Transporte de funcionários;
- Infraestrutura.
Inclusive, essa economia, muitas vezes, representa a sobrevivência de uma empresa no mercado, principalmente em tempos difíceis, seja para empresas de contabilidade ou de qualquer outro ramo de atuação.
Por isso, é fundamental saber lidar com o home office para conseguir resultados satisfatórios de produtividade, bem como, até mesmo, nos números mensais da empresa em questão.
Ademais, a melhora na qualidade de vida de seus colaboradores é outro importante motivo pelo qual você pode adotar esse tipo de estratégia, uma vez que a eliminação do tempo de transporte e a possibilidade de trabalhar em horários mais confortáveis é muito importante.
Desse modo, é fundamental saber como aproveitar essa oportunidade para conseguir mais produtividade enquanto você trabalha em casa.
Veja como otimizar seu home office
Saber lidar com seu home office é um importante passo para conseguir uma estrutura de qualidade para o trabalho remoto, oferecendo um ambiente agradável onde você pode focar na produção do serviço.
Entretanto, cada pessoa tem seu próprio ritmo, rotina e possibilidades de trabalho. Por exemplo, um advogado especialista em direito de família e uma jornalista, provavelmente, terão rotinas bem diferentes.
Por isso, é importante não levar estas dicas como um manual fixo, e sim como um norte para procurar elementos que se adaptem a sua realidade e você consiga aumentar sua produtividade.
Tenha um bom equipamento
O primeiro passo para fazer um home office de qualidade é trabalhar com suas ferramentas com qualidade. Existe uma série de detalhes que precisam ser avaliados quando você está trabalhando de casa, desde o computador até a qualidade de sua conexão.
Por isso, é importante você procurar equipamentos que sejam confiáveis, principalmente para trabalhar sem o perigo de ter uma pane digital ou algum outro tipo de problema de equipamento que atrapalhe o bom desempenho do processo.
Além disso, é importante ter ferramentas para proteger seu trabalho em casos de eventualidades. Por isso, é importante ter pelo menos um HD externo ou pen drives para salvar cópias do trabalho, caso haja algum problema.
Uma outra solução é o armazenamento em nuvem, que é mais seguro e garante a efetividade do salvamento de arquivos e outros elementos fundamentais para o trabalho. Isso indo desde uma empresa de terceirização até uma de outro ramo comercial.
Tenha uma conexão potente
Uma boa conexão com a internet é um dos pontos fundamentais para o trabalho home office. A troca de informações deve ser constante entre a empresa e o funcionário, por isso é importante que você possa confiar em seu provedor.
A queda de internet deve ser evitada o máximo possível, por isso, confie em empresas estabelecidas no mercado e que ofereçam um serviço de qualidade para não ser deixado na mão.
Além disso, é preciso ter uma linha de telefone sempre à disposição para se comunicar com a empresa, que precisa ser otimizada para resultados mais satisfatórios. Ter uma linha de telefone sempre livre para a comunicação é fundamental.
Além disso, é importante pensar em como você pode se comunicar mais rapidamente com seus gestores. Para isso, é importante pensar em aplicativos de comunicação por mensagens diretas e por chamadas de áudio, que podem ser muito úteis.
Tenha tudo a mão
O trabalho em home office é, em muitos elementos, similar ao trabalho em escritório. Por isso, é preciso ter um local adequado para conseguir realizar suas tarefas com tranquilidade e possuir mais qualidade em suas ações.
Dessa forma, você consegue ter muito mais conforto em seu ambiente de trabalho, com as ferramentas disponíveis, principalmente as relacionadas a papelaria e material de escritório, sempre em mãos para conseguir trabalhar usando uma estante de aço para escritório.
Caso precise de impressões, grampeadores ou anotar informações fora do computador, ter todos estes itens de fácil acesso é muito importante para seu trabalho e para conseguir produzir de forma mais adequada em home office.
Vista-se para o trabalho
Uma das principais formas de trabalhar com mais qualidade e produzir melhor em home office é lidar com o tempo de serviço como se você estivesse no escritório.
O trabalho em casa possibilita que você folgue um pouco mais com as vestimentas, uma vez que você não precisa sair de casa. Entretanto, isso pode levar a um relaxamento maior, o que acaba permitindo que você procrastine por mais tempo.
Por isso, o ideal é se vestir para trabalhar. Isso passa uma sensação de profissionalismo e você acaba se atentando mais a sua rotina, como se estivesse de fato no escritório com barreira acústica e outros detalhes.
Cuidado com horários
O outro lado da moeda é que, embora você esteja vestido para o trabalho, e isso permite que você tome uma atitude mais profissional, é fácil deixar as horas passarem sem que você se dê conta.
Evitar o burnout e o desgaste por estresse devem ser focos para você em sua vida pessoal. Por isso, é preciso estar atento às horas de trabalho estipuladas e não fazer mais do que isso.
Dessa forma, você continua produzindo com qualidade, mas ganha uma vida mais saudável, trabalhe você em empresas de organização de eventos ou em qualquer outro ramo.
Ademais, o fato de você não perder tempo com a ida e volta do trabalho aumenta ainda mais seu tempo livre, possibilitando que você consiga trabalhar com mais qualidade.
Escolha um ambiente adequado
Para conseguir trabalhar com qualidade, é preciso ter um ambiente próprio para fazer suas tarefas. Escolha um ambiente de sua casa que seja silencioso, tenha uma boa iluminação e ergonomia para você conseguir qualidade em suas funções.
Por conta disso, é importante saber se posicionar em sua residência para conseguir efetuar o trabalho com mais qualidade. Além disso, é preciso evitar contato com outras pessoas durante o período de trabalho.
Evite TV, rádio ou outros elementos que causem mais distração e ajudem a procrastinar. Além disso, é importante evitar outros tipos de interferências, como o uso de redes sociais e da internet em geral.
Combine com seus familiares
Quem trabalha em casa e divide-a com seus familiares, precisa fazer um acordo que funcione bem para todas as áreas. O primeiro ponto que deve ser levado em conta é o fato de que todos precisam compreender que você está trabalhando.
Dessa forma, evitam-se interrupções constantes e você consegue trabalhar sem ser atrapalhado. Se possível, feche a porta para ter total concentração durante o período de expediente em empresas de consultoria ambiental.
Claro que esse tipo de situação depende de cada um, mas é importante saber trabalhar em harmonia para que todos possam aproveitar o espaço da casa para conseguir seus resultados com o home office.
Pode ser ainda que mais de uma pessoa na casa esteja trabalhando sobre este modelo. Nesse caso, é importante que seja combinado todo o espaço, as atividades de casa e outras ações para que todos possam trabalhar em harmonia.
Esse tipo de ação é muito importante para você conseguir lidar de maneira correta com as ações de home office, possibilitando muito mais qualidade, foco e produtividade em seu trabalho.
Cuidado com as informações da empresa
Um cuidado extra que deve ser tomado é com relação às informações, sobretudo aquelas que exigem sigilo em seu trânsito.
A possibilidade de trabalho remoto muitas vezes abre espaço para transferências de arquivos de maneira digital, o que acaba sendo importante para conseguir trabalhar com mais segurança.
Protocolos devem ser seguidos ainda mais à risca, e é importante que seus softwares e dispositivos de segurança sejam constantemente atualizados, para garantir que todas as informações transmitidas durante o horário de trabalho sejam também protegidas.
Dessa forma, é muito mais fácil lidar com qualquer tipo de situação que apareça no meio do expediente, sabendo utilizar todos os protocolos de defesa em caso de tentativa de ataques virtuais para roubo de dados.
Considerações finais
Saber lidar com o home office é uma tarefa complexa, mas não é difícil. Depois de um breve período de adaptação, você logo estará se sentindo muito mais confortável para lidar com esse tipo de ação.
Por conta disso, é importante saber utilizar da melhor forma possível seu home office, possibilitando uma produtividade muito maior e a chance de conseguir trabalhar com mais qualidade nesse tipo de ação.
