Contar com certificações de qualidade na sua empresa é uma maneira de provar tanto para os seus colaboradores quanto para o mercado como um todo o valor da sua marca, não apenas em dinheiro, mas também em profissionalismo e inovação.
Hoje, a maioria das empresas está se preocupando cada vez mais em construir um negócio de sucesso que sirva não apenas para gerar mais lucro, mas que impacte positivamente a vida de cada um de seus clientes.
Claro que esse pode ser um processo árduo e demorado, mas no fim sempre valerá a pena, pois você estará entregando muito mais do que apenas um produto ou serviço, mas uma experiência e uma inovação para todos.
Por isso, as certificações de qualidade se tornaram essenciais tanto para uma empresa de pintura epóxi quanto para uma agência de design, por exemplo, que deseja obter a legalidade e comprovação da qualidade do que entrega.
No meio de um universo onde diversas pessoas produzem milhares de coisas todos os dias e muitos tentam entrar no mercado entregando qualquer coisa para consumidor, a marca que sabe a importância da qualidade se destaca no seu segmento.
As certificações de qualidade surgiram justamente para comprovar quais marcas o consumidor pode confiar e adquirir o produto ou serviço que deseja sem preocupações, pois sabe que aquela empresa possui uma espécie de selo que comprova isso.
Por essa razão, neste texto você irá entender desde o que é a certificação de qualidade até os seus benefícios e como obtê-la de maneira simples para o seu negócio, independente de qual seja o segmento dele.
Conheça a certificação de qualidade
As certificações de qualidade são uma espécie de atestado que comprova a competência técnica e gerencial para o seu negócio, seja ele uma empresa de projetos hidráulicos ou até mesmo uma rede de limpeza comercial.
Essa certificação se tornou extremamente importante para que a sua empresa consiga provar no mercado, tanto para os clientes quanto para os concorrentes, a qualidade do produto ou serviço que você oferece.
Isso porque, hoje em dia os consumidores estão cada vez mais ávidos por novas informações referentes à procedência e a qualidade dos produtos e serviços que utilizam no seu dia a dia ou que adquirem de uma determinada marca.
Quando um cliente enxerga uma certificação de qualidade em uma empresa, ele se sente bem mais tranquilo no momento da compra, pois sabe que está consumindo algo de uma marca que não vai decepcioná-lo nesse quesito.
Afinal de contas, quando alguém contrata uma rede de distribuidores de conectores elétricos, por exemplo, o que ela espera é justamente um serviço de qualidade e que atenda às suas necessidades e até mesmo exceda suas expectativas.
Mas quando a empresa não possui uma certificação de qualidade, não há como garantir que isso será realizado da maneira como se espera, por isso a certificação traz benefícios para ambos os lados.
Enquanto a empresa consegue construir uma autoridade em seu segmento com base na obtenção dessa certificação, o cliente se sentirá seguro no momento da compra e poderá se fidelizar a sua marca facilmente.
Por isso, além da qualidade, segurança e desempenho dos produtos ou serviços, os clientes querem ter a certeza de que a empresa cumpre normas ambientais e de responsabilidade social.
E é justamente para comprovar esse tipo de norma e diversas outras que existem no mercado que a certificação de qualidade pode mudar por completo a relação da sua marca com novos clientes e com os concorrentes.
Benefícios da certificação de qualidade
Agora que você já entende sobre o que se trata a verificação de qualidade, selecionamos alguns dos benefícios que a obtenção dela pode trazer para o seu negócio, seja ele uma fábrica de tinta para plástico ou até mesmo uma escola particular.
A certificação de qualidade auxilia no aumento dos resultados e do reconhecimento de qualquer tipo de negócio, independente do segmento que o seu tenha. Confira:
Equipe comprometida
Quando se conta com uma boa certificação de qualidade, a empresa consegue construir uma equipe comprometida com a verdade, dedicação, esforço e, acima de tudo, extrema qualidade em tudo que é entregue.
Sabemos bem que deixar toda uma equipe alinhada com a cultura de uma empresa é uma tarefa difícil, mas quando se conta com as certificações de qualidade, esse processo se torna ainda mais simples e até mesmo automáticos para alguns colaboradores.
Eficácia dos processos
Uma empresa de fornecedores de conexões galvanizadas, por exemplo, conta com milhares de processos que envolvem as mais diversas áreas do negócio, por isso é preciso que todos eles sejam muito eficientes para não ocorrer graves problemas.
As certificações de qualidade também auxiliam na eficácia desses processos, pois incentivam os colaboradores a inovarem e pensarem em novas maneiras de fazer o trabalho de uma maneira melhor, além do grande incentivo que é produzir algo de extrema qualidade para os seus clientes.
Melhor gestão e tomada de decisões
Para que uma empresa tenha bons resultados e qualidade em tudo que entrega, além das devidas certificações, também é de suma importância contar com uma boa gestão que auxilie nisso e tome boas decisões para a empresa.
Por incrível que pareça, a certificação de qualidade também auxilia esse processo e faz com que os gestores e líderes sintam a vontade de fazer mudanças positivas e tomar decisões que visem a melhoria de diversas áreas que compõem uma empresa, como:
- Financeiro;
- Atendimento;
- Produção;
- Jurídico;
- Manutenção;
- Comunicação.
É a prova de que a certificação de qualidade serve não apenas para melhorar a sua relação com seus clientes, mas também garantir uma ótima ciência interna na sua empresa.
Melhor imagem da empresa
Por fim, a certificação de qualidade ainda auxilia na melhor imagem da marca dentro do seu segmento e perante os seus clientes, colegas e concorrentes, gerando um grande reconhecimento e atribuindo autoridade ao seu negócio.
Afinal de contas, uma empresa de fornecedor embalagem blister, por exemplo, deseja a provação do mercado e um grande reconhecimento para atrair ainda mais clientes, não é mesmo? Pois, a certificação de qualidade também auxilia nesse quesito.
Esses são alguns dos diversos benefícios que servem como prova de como as certificações de qualidade auxiliam na boa manutenção e crescimento da sua marca no mercado.
4 passos para obter uma certificação de qualidade
No Brasil, existem dois tipos principais de certificações de qualidade para as empresas, a ISO 9001, que é um certificado referente aos sistemas de gestão da qualidade, e a ISO 14001, que é o certificado de qualidade da gestão ambiental.
O recomendado é que a sua empresa obtenha os dois, mas caso você queira tirar um de cada vez, faça uma análise do segmento e atuação da sua marca para saber qual o mais válido a ser tirado primeiro.
- Conheça as normas
Não há como obter um certificado de qualidade sem antes ter ciência do conteúdo prescrito em cada norma dela e como devem ser seguidas, seja por uma marca fabricante de bancada industrial ou até mesmo uma clínica estética.
Para isso é preciso acessar o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), adquirir a norma que deseja e baixar o arquivo completo com tudo que precisa para que sua empresa seja certificada da maneira correta.
- Faça um diagnóstico da empresa
Esse é o processo realizado com o objetivo de identificar qual é a situação atual da sua empresa em relação aos requisitos que ela precisa na norma desejada, ou seja, qual o seu estado atual e o que precisará ser mudado.
Com esse diagnóstico é possível avaliar quais serão as ações que deverão ser tomadas para implementar o sistema de gestão. O apoio de colaboradores nessa fase garante mais agilidade ao processo de avaliação e das necessidades de adequação.
- Tenha um planejamento
Neste passo, é preciso planejar e organizar tudo o que deve ser feito para a implementação total do sistema de gestão de maneira simples e acessível que seguirá os requisitos da norma, seja para uma empresa de equipamentos EPIs ou até mesmo para um hospital.
Nessa etapa é preciso levar em consideração a complexidade das ações, a data pretendida de obtenção da certificação, a disponibilidade interna da empresa para a aplicação e a necessidade de organização.
- Implemente a certificação
Por fim, esse é o momento em que se coloca a mão na massa, é na implementação que serão criados os procedimentos operacionais padrões e manuais, onde serão desenvolvidas as atividades necessárias para adequação aos requisitos das normas.
Com isso, você conseguirá obter a certificação que precisar e desejar, garantindo a qualidade de ponta a ponta em todas as áreas da sua empresa e construindo uma marca de sucesso no mercado.