Conheça as fraudes mais comuns com violação de dados

A violação de dados é quando uma informação confidencial é acessada por uma entidade que não possui a permissão para adquiri-la.

Os ataques maliciosos e criminosos são uma das principais causas para essa violação, onde, através desse acesso às informações confidenciais de um indivíduo, é possível cometer fraudes, roubos e outros crimes como roubo de identidade.

No Brasil, as fraudes são a principal ameaça virtual. Onde a cada 16 segundos, há uma tentativa de fraude, se previna, conheça as fraudes mais comuns e como evitá-las.

O que é fraude por personificação?

A fraude por personificação, ou fraude de identidade, é quando uma entidade comete o roubo de identidade de um indivíduo. Através do acesso a dados confidenciais da pessoa, a entidade se passa por ela com o intuito de usufruir de produtos e serviços em seu nome.

Os fraudadores utilizam as informações das vítimas a fim de os beneficiar de alguma forma, como os dados bancários, onde é possível efetuar compras pela internet.

Em casos mais graves, o criminoso pode ainda utilizar a sua identidade para a criação de contas falsas em marketplace, como sellers, e efetuar vendas de produtos que, na verdade, não existem.

Por exemplo, um anúncio de venda de um console de videogame, por exemplo, pode parecer genuíno, mas, na verdade. ser apenas um golpe. Por isso, nessas situações todo o cuidado é pouco, tenha certeza que o site é verídico como o de um climatizador à venda.

Tipos de fraudes mais comuns na internet

Existem muitas possibilidades de fraudes na internet, e saber identificar elas e se prevenir é extremamente importante. Os tipos de fraudes mais comuns são:

  • Fraude de cartão de crédito;
  • Roubo de senhas;
  • Autofraude;
  • Phising;
  • Fraude do imposto de renda;
  • Notificações falsas nas redes sociais;
  • Fraudes no WhatsApp;
  • Fraude dos planos de saúde;
  • Boletos falsos;
  • Fraudes com CNPJ.

Essas são as principais fraudes e mais comuns de ocorrerem, então vamos abordar um pouco mais sobre cada uma para você sempre ficar atento.

Fraude de cartão de crédito

Essa é a fraude mais comum da internet, que consiste no roubo de identidade do indivíduo que possui o cartão.

Nesse caso, o fraudador viola os dados do cartão de crédito físico ou virtual para efetuar compras online. Quando isso ocorre, a vítima só consegue descobrir o furto após a chegada da fatura do cartão em questão.

Nos últimos tempos isso pode ser um pouco mais raro, já que alguns bancos enviam mensagens para o celular do titular da conta quando qualquer compra é efetuada, algo como “compra em contabilidade para transportadora feita com sucesso”.

Isso faz com que a pessoa veja na hora toda a movimentação que está sendo feita. Caso você não reconheça a compra feita em uma loja de construção, por exemplo, pode entrar em contato com o banco no mesmo momento e bloquear seu cartão.

Roubo de senhas

A violação de senhas também é muito comum na internet. Aqui o fraudador, ao conseguir sua senha em lojas virtuais, pode alterar dados pessoais e o seu endereço de destino.

É importante acompanhar sempre o trajeto da sua compra através de rastreio ou aplicativo para transportadora, garantindo a atualização constante do andamento da compra efetuada.

Além disso, caso possua cartões cadastrados, o criminoso consegue o utilizar para efetuar compras com o seu dinheiro.

Autofraude

A autofraude é quando o cliente é o próprio fraudador e a vítima é a loja. Nesse caso o consumidor efetua a compra e recebe o pedido normalmente.

Entretanto, ele utiliza o Código de Defesa do Consumidor a seu favor, onde a lei afirma que, dentro de 180 dias, o cliente poderá contestar a compra junto à operadora de cartão de crédito, alegando que não foi ele a fazer a transação em questão.

Como previsto no em lei, a loja deve fazer o estorno do pagamento, então sairá no prejuízo por não ter recebido pela compra que foi enviada.

Com isso, o fraudador consegue adquirir o objeto e conseguir o estorno da sua compra.

Phishing

O phishing são sites falsos que imitam lojas reais. Com isso, os criminosos possuem como objetivo roubar os seus dados pessoais e financeiros.

Eles normalmente realizam essa operação através do envio de e-mails que possuem links que transferem a vítima para uma página igual a da loja real, se aproveitando da falta de atenção das pessoas para roubarem seus dados, já que o site em questão é falso.

Isso pode ser evitado prestando bastante atenção aos detalhes apresentados na página, bem como conferir a URL, porque um site falso não pode ter o mesmo endereço que a verdadeira loja onde você pretende comprar madeira para telhado.

Fraude do Imposto de Renda

Um pouco parecida com a estratégia do phishing, a fraude do Imposto de Renda se baseia no envio de cartas falsas se passando pela Receita Federal e notificando a necessidade de uma atualização cadastral.

Nessa correspondência é passado um link que dá acesso a um site fraudulento, onde a pessoa insere seus dados, como nome completo, documentos de identidade, dinheiro ganho e gasto em seu escritório de contabilidade abertura de empresas, entre outros.

A vítima acha que está atualizando o seu cadastro na Receita Federal, mas acaba sofrendo a fraude.

Notificações falsas nas redes sociais

As notificações falsas nas redes sociais são e-mails muito similares aos enviados pelas próprias redes sociais, onde se é notificada uma falsa sugestão de amizade, novas curtidas ou detecção de atividades suspeitas no seu perfil.

Esses e-mails, assim como o phishing, contêm, junto às notificações falsas, links associados a sites fraudulentos, onde são solicitados os seus dados de acesso à conta.

Fraudes no WhatsApp

As fraudes no WhatsApp são extremamente comuns, onde se envia mensagens contendo links para ofertas de emprego, atualização de cadastros, saques de FGTS, entre outros.

Esses links podem solicitar os seus dados ou até instalar softwares que roubam as informações do seu aparelho, onde pode constar até mesmo o certificado digital a1 CPF.

Além disso, também existem as contas clonadas de WhatsApp, onde os fraudadores se passam por outras pessoas para se comunicarem com parentes e amigos e solicitarem o envio de dinheiro.

Fraude dos planos de saúde

Os criminosos enviam questionários falsos para as pessoas, se passando por planos de saúde, oferecendo planos gratuitos. O intuito é fazer com que a vítima instale aplicativos falsos que roubam seus dados pessoais.

Boletos falsos

Os boletos falsos são boletos em que o número do código de barras é adulterado. Assim, quando você efetua o pagamento de um boleto fraudulento, você está mandando o dinheiro direto para o criminoso em vez de pagar sua conta.

Fraudes com CNPJ

As empresas também sofrem fraudes na internet, já que os fraudadores podem utilizar os CNPJ das empresas para solicitar a antecipação de cheques, efetuar compras, pedir empréstimos, entre outros.

A empresa corre o risco de negativação da sua conta e de danificar a sua imagem e marca. Quando um cliente efetua a compra pela loja e acontece algum incidente como fraude, a confiança na empresa é quebrada e a possibilidade de uma nova compra diminui.

Como se proteger contra o roubo de identidade?

Os sistemas de nuvem, pabx IP nuvem, navegação de alta velocidade, entre outros, ajudaram na evolução do consumo.

Entretanto, assim como melhorou as formas de comunicação e vendas, também oferece brechas de segurança. É necessário tomar providências para se proteger de possíveis fraudes.

Para se proteger contra o roubo de identidade, é possível tomar algumas precauções, como:

  • Confira a URL;
  • Pesquise a empresa;
  • Procure informações de contato;
  •  Assegure que há certificação digital;
  • Desconfie de promoções exageradas;
  • Crie senhas de máxima segurança;
  • Evite salvar informações no navegador;
  • Faça logout sempre;
  • Utilize dispositivos seguros.

Essas são apenas algumas das providências que podem ser tomadas para uma maior segurança na navegação na internet.

O que fazer na ocorrência de um incidente?

As fraudes podem acontecer com qualquer um. O meio digital possui algumas brechas e antes que um incidente ocorra, sempre verifique as informações já mencionadas e se previna.

Caso a fraude não seja evitada e de fato aconteça, é necessário realizar uma denúncia da página, informar seu banco e a empresa que efetuou a venda do produto.

Em situações mais extremas, então se o seu caso não for resolvido através dessas etapas, é possível informar diretamente à polícia.

As fraudes estão cada vez mais frequentes e mensagens suspeitas são constantemente recebidas. Sempre se certifique que a conta com que está se comunicando é real e sempre suspeite de mensagens de números desconhecidos.

Os seus dados pessoais oferecem acesso a inúmeros meios de fraude. Suas informações em lojas virtuais, bancos, CPF, números de telefone e qualquer dado ligado a você podem oferecer uma abertura para a criação de uma fraude.

Aconselhe os seus amigos e familiares e fique sempre alerta para possíveis contas fraudulentas. Como mencionado, apenas no Brasil, a cada 16 segundos acontece uma tentativa de fraude e os números apenas aumentam.

O meio digital é uma ferramenta que revolucionou a forma como o mundo se comunica, vende e trabalha. Entretanto, também revolucionou as formas de fraudes. É necessário o cuidado constante com seus dados pessoais e a quem os tem acesso.

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