Contabilidade para advogados: por que seu escritório de advocacia deve firmar parceria com um escritório de contabilidade?

Há muitos elementos que devem fazer parte de um escritório de advocacia, para que ele possa funcionar da maneira correta e atendendo a todas as exigências comuns de qualquer negócio. A contabilidade para advogados é um desses componentes.

Quem atua no segmento sabe que há uma demanda grande de atividades, que são comuns no setor. O atendimento ao cliente, a montagem de processos, o preparo para as diferentes audiências são apenas alguns exemplos do que deve ser feito diariamente por ali. 

No entanto, além da demanda comum do trabalho, há algumas mais específicas, relacionadas à manutenção do escritório, e que precisam ser realizadas para que ele esteja sempre em dia com as exigências da legislação vigente. 

É aqui que entra a necessidade e a importância da prestação de serviços contábeis para o escritório, pois depois que ele começa a funcionar, é fundamental que todos os seus impostos e demandas estejam sempre em dia.

De fato, quando se pensa sobre a quantidade de leis e imposições jurídicas das quais os advogados de um escritório precisam saber, é possível perceber o quanto o auxílio de uma contabilidade faz sentido no dia a dia do local. 

Afinal, há uma série de decisões específicas que precisam ser tomadas em diferentes momentos, de modo que nenhum detalhe deve passar batido. 

Para se ter uma ideia disso, é só mencionar que o regime de tributação, porte, participação, capital social, natureza jurídica e vários outros elementos afetam diretamente a carga tributária do estabelecimento. 

Qualquer erro nesse sentido pode causar problemas administrativos que podem trazer prejuízos de diferentes implicações, como incidência de multas e falta de regularização do escritório, o que vai afetar inclusive os ganhos do estabelecimento. 

Portanto, ter a tranquilidade de que os serviços de contabilidade estão em dia é essencial para que as atividades pertinentes ao escritório de advogados possam ocorrer com maior calma e foco.

É nesse cenário que uma parceria com um escritório de contabilidade faz todo o sentido para um de advocacia, e o contrário também é uma realidade. Para entender mais sobre o assunto, siga na leitura deste conteúdo e amplie os seus conhecimentos sobre ele. 

Os serviços contábeis e o escritório de advocacia

Quando se dá início a um novo negócio, é preciso tomar uma série de decisões a respeito de como ele vai funcionar, tanto na parte burocrática quanto na rotina. Uma dessas escolhas envolve a contratação de uma consultoria contábil.

Esse tipo de serviço ajuda a definir alguns elementos importantes que fazem parte da administração geral do estabelecimento, envolvendo pontos fiscais da empresa, o que é fundamental para que ela esteja em dia. 

Como esses conhecimentos são bastante específicos, é preciso contar com profissionais habilitados para ajudar na escolha desses detalhes, e é aí que um escritório de contabilidade se faz necessário para auxiliar um de advocacia. 

Entre os principais serviços prestados nessa relação estão:

  • Segregação de receitas; 
  • Planejamento tributário;
  • Composição de sociedade;
  • Tributação de associados. 

De fato, os detalhes e necessidades são vários, e na grande maioria dos casos há conhecimentos bem específicos que precisam ser aplicados para que o escritório jurídico atenda à legislação imposta para o seu tipo de negócio. 

Assim como a segregação de receitas adequada pode evitar que impostos sejam pagos além do exigido, o planejamento tributário contabilidade ajuda a ter conhecimento das práticas obrigatórias.

Em paralelo, a decisão sobre a composição da sociedade vai determinar sobre a incidência de certas taxas contábeis, enquanto a tributação de associados também é uma realidade que precisa ser devidamente gerenciada. 

Tudo isso são necessidades do escritório de advocacia, que podem ser resolvidas e administradas com tranquilidade quando se procura por empresas de contabilidade para formar uma parceria de negócios interessante para ambos os lados. 

As vantagens de se estabelecer parcerias 

A formação de parcerias é uma ação muito comum entre empresas de diferentes segmentos, que podem precisar e depender das atividades da outra parte, e com isso acabam por firmar um modelo de trabalho interessante. 

Nesse sentido, se um escritório de advocacia possui a necessidade de contar com serviços contábeis, é possível dizer com tranquilidade que o contrário também se verifica. Dessa forma, entender quais são as vantagens de uma parceria assim é fundamental. 

#1 Os benefícios para escritórios de advocacia

Para começar, qualquer novo estabelecimento depende dos serviços de abertura de empresa para poder dar início às suas atividades de forma correta e dentro da legalidade. 

Sendo assim, é já a partir da decisão de começar um novo escritório que a contabilidade se mostra uma necessidade fundamental para o escritório e, a partir disso, fará ainda mais sentido contar com uma boa parceria. 

Na sequência, outra necessidade é justamente a de uma escrituração contábil, que ficará responsável por organizar tudo o que é obrigatório para o escritório de advogados, de maneira que ele tenha como se manter sempre em dia com a legislação. 

Ter que se preocupar com esses detalhes certamente tiraria todo o foco da atuação do dono do estabelecimento, que aproveita melhor o seu tempo ao se dedicar às suas atividades de advocacia. 

Nesse caso, é possível verificar alguns benefícios bastante expressivos ao se firmar uma parceria entre os escritórios jurídico e contábil.

O primeiro deles diz respeito ao direcionamento de tempo e de serviço. Como mencionado, gerenciar cada elemento tributário pode tomar muito do período de trabalho do advogado, o que certamente atrasaria grande parte das suas demandas. 

Além disso, caso ele precise realizar uma alteração contratual razão social, por exemplo, o processo ia requerer que ele fizesse pesquisas para entender o que fazer, já que essa não é uma das funções da sua área. 

No entanto, ao contar com um escritório de contabilidade como parceiro, essa solicitação pode ser feita e obtida em pouco tempo, uma vez que é um tipo de serviço comum da rotina contábil. 

Outra vantagem importante é contar com o planejamento tributário ideal, a partir de uma avaliação contábil profissional, que encontrará os melhores recursos para o escritório de advogados. 

Vale também mencionar que uma assessoria de contabilidade pode trazer até mesmo o aconselhamento financeiro, indicando onde se pode investir, qual o tipo de sociedade ideal, controlar fluxos de entrada e saída e vários outros processos indispensáveis para o local.

#2 Os benefícios para escritórios de contabilidade

Como é sabido, uma parceria é firmada com o intuito de trazer benefícios para os dois lados. Isso significa que o escritório de contabilidade também pode conquistar vantagens nesse cenário. 

Uma das vantagens para os escritórios de contabilidade é o de ter maior segurança na sua atuação, principalmente porque algumas leis passam por alterações constantes, e ter a certeza de estar seguindo-as é fundamental. 

Esse tipo de conhecimento pode ser adquirido na parceria, e será diretamente responsável por garantir que cada serviço prestado esteja dentro das atualizações legais, o que ajuda a manter a boa reputação da empresa no mercado como um todo. 

Assim como um advogado que conta com os serviços de contabilidade para empresas tem mais tempo para as suas atividades, um contador que pode ter a assessoria jurídica também direciona a sua atenção para o seu trabalho. 

Isso porque ele não precisa passar parte do seu dia tentando se atualizar sobre uma nova legislação, e pode se concentrar em atender as demandas contábeis dos seus clientes com maior rapidez e agilidade. 

Outro ponto importante é que esse tipo de parceria fortalece a seriedade de atuação do escritório de contabilidade, pois ele pode contar com o respaldo jurídico necessário para dar maior credibilidade ao seu trabalho. 

Por fim, vale mencionar que mais um elemento positivo da formação desse tipo de parceria é o fim da remuneração por atividades extras, o que é muito comum nos escritórios contábeis. 

Em muitos casos, a demanda extra de trabalho pode acabar exigindo mais da equipe, tanto em termos de horário quanto de capacidade intelectual sobre diferentes assuntos. 

No entanto, quando surge a parceria com um escritório de advogados, alguns tipos de informações podem ser obtidas de modo mais rápido, o que também agiliza a realização de trabalhos acumulados, excluindo a necessidade de extrapolar o horário comercial. 

De fato, a união das forças de um escritório jurídico com um contábil pode trazer uma série de vantagens para ambos os lados, que colhem frutos bastante positivos na sua rotina, tornando o atendimento ao cliente mais qualificado e o dia a dia mais produtivo. 

Sendo assim, se você é advogado e já tinha considerado essa possibilidade, não deixe de buscar parceiros para o seu escritório e tenha a tranquilidade de otimizar o seu trabalho e os resultados do seu estabelecimento de maneira profissional e especializada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *