Entenda o papel da controladoria jurídica em um escritório

A controladoria jurídica tem um papel fundamental na gestão de escritórios de advocacia. Para conseguir dar conta de todas as atividades que esse tipo de empresa de consultoria ambiental demanda, é fundamental saber lidar com o controle e a execução de cada um destes elementos.

Normalmente, quanto mais um escritório ganha notoriedade, maior ele fica. Isso significa que os advogados vão tendo cada vez mais casos para cuidar e, por consequência, menos tempo para lidar com a burocracia administrativa do escritório.

Para conseguir deixar os profissionais liberados para ações que demandam sua total atenção, surgiu a figura da controladoria jurídica, que permite uma interação muito melhor sobre todas as atividades executadas pelo escritório.

Na prática, esse tipo de controle é uma ferramenta essencial para o funcionamento do escritório como um todo. Isso porque os administradores e gestores do ambiente de trabalho acabam dependendo diretamente das decisões da controladoria.

Esse setor acaba se tornando responsável por uma série de questões relacionadas à gestão da unidade, buscando sempre oferecer um serviço de qualidade e que faça a diferença para seus clientes com antecipação de recebíveis cheques.

A excelência é uma atividade que deve ser sempre buscada pelos profissionais, em grande parte porque ela funciona como um mecanismo de vendas para atrair novos clientes. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) possui uma série de restrições quanto ao marketing convencional.

Por isso, conseguir boas experiências pode estimular o boca a boca e fazer com que você acabe conquistando um público muito maior, e com isso precise dar conta de todas as necessidades primordiais de cada um destes clientes.

Para que você consiga dar conta de tudo, o controlador jurídico lidará com todas as outras questões relacionadas ao escritório, como controle de prazos, formulação de contratos e outros itens importantes, mas que não demandam a atenção direta do advogado de uma empresa de medicina do trabalho.

A controladoria jurídica nesse aspecto acaba funcionando como uma otimização das tarefas que são realizadas pelo escritório. Perder um simples prazo para a entrega de um documento pode ter graves repercussões em algum processo do escritório.

Por conta disso, a controladoria melhora uma série de atividades dentro de um escritório de advocacia, além de ser responsável por acompanhar prazos e datas, garantindo que o escritório estará sempre em ordem com esse tipo de situação.

Como funciona a controladoria jurídica?

Muitos empresários ainda não conseguem entender como a controladoria jurídica age e por que ela é tão importante. Por isso, entender esse tipo de situação ajuda a identificar o quão rápido você deve ter um profissional para lidar com isso.

Algumas questões, como a jurimetria, acabam sendo acompanhadas diretamente pela controladoria, mas ela não trabalha isoladamente. É preciso que esse tipo de processo esteja alinhado com todas as áreas do escritório, até com uma consultoria de segurança do trabalho.

Para conseguir um resultado mais efetivo desse tipo de processo, é possível contar com softwares de comunicação, que permitem que toda a produtividade do escritório seja acompanhada pela equipe de gestão, identificando inclusive projetos futuros.

Dessa maneira, você consegue estruturar melhor seu escritório e evita uma série de problemas que podem eventualmente surgir, principalmente com relação a prazos e datas importantes para resolver questões dos consumidores.

Existem alguns passos importantes para você ter em mente antes de implementar esse tipo de processo em seu escritório, a começar pelo entendimento dos procedimentos que são realizados no local.

É preciso iniciar esse tipo de ação entendendo o que você faz no escritório, como o faz e se há alguma maneira de otimizar esse tipo de processo.

Além disso, você deve procurar uma maneira de acompanhar as métricas do ambiente de trabalho, para identificar se as ações da controladoria jurídica estão de fato gerando resultados para uma empresa de paletização ou se é preciso alterar algum elemento para você conseguir resultados mais expressivos.

Depois de avaliar esses passos iniciais, é possível observar uma série de informações, identificando os principais problemas do escritório e organizando soluções que estejam ao alcance de seus colaboradores.

Esse é um tipo de processo que tem muitas vantagens, como:

  • Otimização nos processos;
  • Maior controle;
  • Experiência de usuário satisfatória;
  • Prazos assertivos.

Todos estes elementos contribuem para tornar o escritório uma referência na sua área de atuação, o que acaba servindo para otimizar suas relações com os clientes e como você se posiciona no mercado como um todo.

A controladoria jurídica funciona, então, como uma espécie de cérebro de todo o escritório. Todas as atividades acabam se interligando com esses profissionais, otimizando tempo e produção em seus colaboradores.

Outro grande benefício desse tipo de ação é a segurança. Escritórios de advocacia precisam tomar muito cuidado com a segurança de seus processos enquanto advogados, uma vez que eles podem modificar completamente uma ação judicial.

Com a controladoria jurídica você trabalha constantemente com auditorias, que funcionam para identificar falhas e impedir problemas que possam gerar dor de cabeça no futuro, diminuindo assim os danos que podem ser causados à companhia como um todo.

O mundo tem passado por um processo de transformação digital, no qual uma boa parte dos avanços tecnológicos da atualidade tem se popularizado e se tornado rotina na maioria das empresas e escritórios.

Por conta disso, muito do trabalho jurídico está se modernizando, com várias etapas sendo concluídas digitalmente, sem que o advogado precise sair do escritório. Enquanto esse é um excelente benefício, ele não vem sem riscos.

As falhas operacionais nesse tipo de processo são muito complicadas e devem ser evitadas sempre que possível. Além disso, muitas empresas se preocupam com a segurança de seus dados, uma vez que vazamentos podem ser muito complicados.

Com um software de controladoria jurídica, entretanto, você consegue se estruturar adequadamente para evitar esse tipo de problema, aumentando consideravelmente suas chances de engajamento e sucesso com seu escritório de advocacia que representa empresas de engenharia ambiental.

Um trabalho bem feito por parte da controladoria acaba beneficiando todos os profissionais envolvidos no escritório, desde o gestor até a equipe operacional, uma vez que criam um ambiente mais seguro e amigável para o trabalho.

Esse tipo de atividade acaba otimizando até mesmo o clima organizacional na empresa, permitindo que os trabalhadores sintam-se mais motivados e consigam compreender o potencial que a controladoria jurídica pode ajudá-los.

Controladoria jurídica enquanto setor estratégico

Engana-se quem pensa que a controladoria jurídica é apenas uma ferramenta para controlar prazos e processos. Ela na verdade é um ótimo instrumento para o planejamento estratégico de seu escritório.

Isso porque é possível utilizar as informações da controladoria para conseguir uma ligação muito mais próxima e assertiva com o consumidor, bem como com todos os setores da companhia, que começa a falar uma só voz.

Esse tipo de ação ajuda a criar autoridade para um escritório jurídico, bem como aumenta o potencial de clientes que ele pode receber com determinadas ações, otimizando ainda mais esse tipo de ação.

A controladoria jurídica é uma peça-chave da comunicação da empresa, uma vez que é sua principal função centralizar as informações jurídicas em seu escritório. Dessa maneira, é possível ganhar muito tempo ao buscar esse tipo de informação.

Quando um advogado precisa de uma petição ou manifestação em particular, ou mesmo ao procurar por valores específicos para apresentar ao cliente, tudo fica a um clique de distância quando a controladoria jurídica é feita com qualidade.

Isso acaba adicionando uma excelente autoridade para o escritório, que demonstra estar atualizado com a tecnologia e pronto para lidar com os concorrentes. Em alguns casos, isso significa até mesmo ir além do escritório para um processo de regularização ambiental.

Algumas empresas estão começando a entender a necessidade de movimentação de seus clientes e colaboradores. Pensando nisso, a possibilidade de contratar um advogado online está em constante ascensão.

Para que um advogado possa trabalhar dessa maneira, é preciso que ele tenha todas as informações que precisa à mão sempre, não importa onde ele esteja. Esse tipo de processo é importante para que você consiga atender as demandas dos clientes, como de uma empresa de aterramento elétrico.

Com um bom serviço de controladoria jurídica, é possível cuidar de diversas demandas em território nacional e internacional sem que você precise sair do escritório, apenas acompanhando e utilizando esse tipo de ação com mais qualidade.

Considerações finais

A gestão de um escritório de advocacia pode ser um tanto quanto complexa. Por conta disso, muitas pessoas buscam soluções que tentem facilitar esse tipo de processo, otimizando seus resultados e ampliando a qualidade com a qual você faz ações.

Pensando nisso, trabalhar com a controladoria jurídica pode ser uma excelente maneira de organizar e otimizar suas funções dentro do escritório, tornando-o muito mais profissional e adaptado às necessidades tanto dos clientes quanto dos advogados e outros colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *