5 livros para gestão de escritórios de advocacia!

Conheça as melhores estratégias de gestão para vencer o atual cenário competitivo e conduzir o seu escritório de advocacia rumo ao sucesso.

A carreira do Direito é, atualmente, uma das mais requisitadas do Brasil, isso porque o profissional formado neste curso tem um leque de opções promissoras a serem seguidas dentro do mercado de trabalho.

Ao longo da faculdade, o estudante mergulha no universo das aplicações de leis e cumprimento das normas jurídicas que regem os indivíduos de uma sociedade, se deparando com disciplinas de Direito Civil, Direito Penal, Prática Jurídica Trabalhista, e muitas outras.

Após a conclusão do curso, o recém formado deve conquistar a sua aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pois é através dela que será possível atuar como advogado ou em cargos jurídicos, dentre eles: Juiz, Promotor e Delegado.

Além disso, o profissional de Direito pode exercer a carreira acadêmica, trabalhar em organizações privadas, ou iniciar um negócio próprio, como os escritórios de advocacia.

Esta última preferência demanda técnicas de excelência jurídica, e também conhecimento profundo em empreendedorismo e gestão de negócios e pessoas, visto que as atividades executadas se assemelham às de uma empresa normal.

Dessa forma, apesar de ser uma escolha desafiadora, a abertura de um escritório proporciona autonomia de trabalho, realização pessoal e profissional, liberdade nas tomadas de decisões, possibilidade de crescimento dentro da advocacia e bons resultados financeiros decorrentes dos honorários integrais.

Vale frisar que o estudo de livros que abrangem os segmentos citados será um passo importante na trajetória do advogado empreendedor. Pensando nisso, selecionamos 5 notáveis obras que irão orientar a gestão do seu escritório de advocacia, das quais você confere a seguir.

1. O Gestor Eficaz – Peter Drucker

A abertura de um escritório próprio exige do advogado uma visão empresarial estratégica e práticas eficazes de gerenciamento, a fim de possibilitar o crescimento sustentável do negócio, ou seja, este profissional deve ir além da graduação e se preparar para o cargo de liderança que lhe cabe.

Portanto, a nossa primeira sugestão de leitura é o clássico “O Gestor Eficaz”, escrito pelo “pai” da administração moderna, Peter Drucker.

O autor revela em seu livro a importância da eficácia para os cargos gerenciais, e explica como desenvolvê-la a partir de três princípios gerais, que são: organização do tempo, autodesenvolvimento e tomadas de decisões focadas no empowerment.

Todos os seus ensinamentos foram elaborados com o objetivo de desenvolver colaboradores e favorecer o desempenho organizacional coletivo, para que então o gestor possa alcançar resultados positivos e satisfatórios dentro da empresa.

2. Muito Além da Hierarquia – Pedro Mandelli

A gestão de pessoas é de suma importância para o escritório de advocacia, uma vez que diminui o turnover de advogados, organiza as equipes de acordo com o código de cultura da empresa, e promove a qualificação dos profissionais, aumentando o valor dos seus serviços de advocacia.

Em vista disso, a obra “Muito Além da Hierarquia”, do renomado consultor e professor brasileiro, Pedro Mandelli, não poderia faltar na nossa lista!

O livro, que foi escrito há 18 anos, é repleto de ideias visionárias sobre liderança e autogestão que se fazem valer até os dias atuais, no qual o autor dispõe de inúmeras ferramentas para enfrentar os cenários de mudanças, gerir equipes e aprimorar o processo de alta performance.

Neste contexto, o autodiagnóstico gerencial proposto por Mandelli irá reduzir os níveis hierárquicos do seu escritório de advocacia e aumentar a sua credibilidade e confiança para evitar as armadilhas no ambiente de trabalho.

3. Empreendedorismo – José Dornelas

Se você almeja abrir o próprio escritório de advocacia e se tornar um respeitado advogado empreendedor, deve conhecer mais a fundo o livro “Empreendedorismo”, de autoria de José Dornelas, reconhecido como um dos maiores especialistas em empreendedorismo e plano de negócios do Brasil.

O foco principal da obra em questão é desvendar o fenômeno do empreendedorismo, levando em consideração as peculiaridades brasileiras, e desmistificar a crença do empreendedorismo inato.

A partir daí, o autor oferece um guia completo voltado para o planejamento de projetos empresariais e disponibiliza diversos estudos de caso, levando em conta as melhores práticas de ensino acerca do empreendedorismo.

Sem dúvidas, este livro será um diferencial na sua jornada empreendedora, e irá lhe preparar para assumir riscos, implementar ideias e fomentar oportunidades para o seu escritório!

4. A Arte de Fazer Acontecer – David Allen

A produtividade é um fator imprescindível para o sucesso do escritório de advocacia, pois minimiza a lentidão dos processos, aperfeiçoa os serviços prestados e, consequentemente, a relação com os clientes, elevando o desempenho de todos os colaboradores.

E para tratar deste tema, escolhemos o best-seller internacional “A Arte de Fazer Acontecer”, escrito por David Allen, admirável estudioso da produtividade.

Neste livro, o autor apresenta a sua metodologia Getting Things Done (GTD), que se fundamenta em cinco passos para organizar tarefas, gerenciar o tempo e controlar o fluxo de trabalho, tudo isso alinhado à redução do estresse e maximização da produtividade.

Assim, as estratégias e lições contidas na obra farão você refletir sobre suas ações para executá-las com significado, restabelecendo o seu mindset e transformando a sua qualidade de vida pessoal e profissional.

5. Feitas Para o Cliente – Roberto Meir e Daniel Domeneghetti

Outro aspecto essencial para o sucesso da gestão dos escritórios de advocacia é a prospecção e fidelização da carteira de clientes, dado que essas ações impulsionam o reconhecimento e a indicação dos serviços jurídicos.

Diante disso, a nossa última recomendação de leitura é o livro “Feitas Para o Cliente”, em que os autores Roberto Meir e Daniel Domeneghetti reúnem mais de 50 entrevistas realizadas com grandes líderes de organizações brasileiras para analisar e investigar todos os conceitos que rodeiam o tema “clientes”.

Com base nessa pesquisa, eles discorrem a respeito da necessidade da satisfação do cliente para os negócios, tratam da evolução do marketing e as preferências de consumo do mercado, além de se aprofundarem no assunto sobre mapeamento dos stakeholders.

Por meio desta obra, você terá acesso às melhores estratégias de gestão focadas na compreensão, interação e relacionamento com os seus clientes, e estará apto a solucionar os reais problemas de cada um deles!

Advocacia e empreendedorismo: uma união promissora!

Sabemos que o empreendedorismo na advocacia é desafiador. Todavia, quando os conhecimentos jurídicos se complementam aos conhecimentos administrativos, esse caminho se torna mais simples, e os negócios, mais rentáveis.

Portanto, a busca por experiências e aprendizados em gestão fora do âmbito acadêmico será a melhor forma de garantir o sucesso do seu escritório.

Esperamos que as obras mencionadas neste post sejam grandes aliadas na sua trajetória empreendedora e que, a partir delas, você tenha motivação para construir uma carreira sólida e brilhante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *