Mundo VUCA: o que é?

A expressão Mundo VUCA é derivada de um acrônimo que descreve quatro características peculiares do atual cenário em que estamos vivendo: Volatilidade (Volatility), Incerteza (Uncertainty), Complexidade (Complexity) e Ambiguidade (Ambiguity).

Esse termo surgiu na década de 90, mais especificamente no ambiente militar americano. As forças armadas utilizaram essa referência para descrever o mundo no contexto pós-Guerra Fria, um ambiente extremamente hostil e imprevisível.

Assim também funciona com as novas tecnologias: primeiro elas são testadas no ambiente militar, para só depois chegarem ao mundo civil. Os exemplos são muitos. Na Revolução Francesa, os militares inovaram na área das comunicações com o uso do telégrafo. 

E, verdade seja dita, o grande responsável pelo “sucesso” da Revolução Francesa foi essa ferramenta (hoje já ultrapassada), pois ela permitia a comunicação quase instantânea entre o alto comando e as tropas revolucionárias. O mesmo aconteceu com a gestão da informação. A InfoWar – guerra da informação e contrainformação – foi uma técnica muitíssimo eficaz no período da Guerra Fria. Esse mesmo conceito é aplicado, hoje, em diversos segmentos da sociedade, a exemplo da política e suas fakenews.

Que muvuca é essa?

Voltando ao Mundo VUCA, apenas recentemente, em meados de 2008, quando o mundo enfrentou uma grande crise econômica mundial, esse termo e conceito foram aplicados ao ambiente de negócios.

Mas, observe que utilizar os conceitos militares no campo dos negócios não é, exatamente, algo novo. O próprio conceito de estratégia é derivado da experiência militar.

Os grandes gestores passaram a entender que o Mundo VUCA estava presente no mundo corporativo, ainda que ele não fosse totalmente compreendido. O impacto deste cenário pode ser mais sentido no momento de fazer o planejamento estratégico de qualquer ação ou projeto. A dificuldade de prever um cenário, a médio e longo prazo, torna o processo muito mais dinâmico.

Agora, o diferencial de todo gestor (inclusive e principalmente o jurídico) é a agilidade com que ele consegue responder às demandas que surgem no seu contexto de negócios. Hoje, planejar a longo prazo, 5 ou 10 anos, é tarefa arriscada e improdutiva.

Como o Mundo VUCA pode ajudar a melhorar sua estratégia?

Destrinchando cada um dos conceitos que forma o acrônimo VUCA, vemos que:

A volatilidade está ligada à velocidade em que as transformações ocorrem. O profissional precisa estar atento, para que possa acompanhá-las em tempo real. Saber da mudança por terceiros, já é um indicativo de que ele está atrasado. Ter sempre o plano B para lidar com situações inesperadas é essencial.

O cenário de incerteza decorre, exatamente da imprevisibilidade, de poder mais prever situações como ocorria antes. Isto traz uma insegurança na tomada de decisões e a paralisia do medo pode comprometer toda a evolução que foi desejada e planejada.

A super conectividade e a interdependência de todos os fatores que se relacionam a um assunto, trazem a complexidade. Os padrões de resolução de problemas e os modelos tradicionais de gestão não servem mais para elucidar o extenso número de variáveis desses contextos, sempre tão interconectados. “Para se entender a parte é preciso conhecer o todo”.

E, por fim, a ambiguidade está configurada nas várias formas de interpretar e analisar um contexto complexo. É a famigerada falta de foco e de clareza, situações tão comuns nos dias de hoje. Não há referências para se balizar uma decisão, já que os cenários de mudança são extremamente disruptivos e todas as formas de interpretar um contexto podem estar, igualmente, corretas.

Ufa! Conseguimos, então, entender o que é, de fato, essa MUVUCA em que vivemos. Mas, calma, o Mundo VUCA não é uma MUVUCA.

Aliás, a palavra muvuca não tem, absolutamente, nada a ver com a expressão e o conceito de Mundo VUCA, sua origem é controversa. Alguns linguísticos atribuem uma origem indígena ao vocábulo. Outros, acreditam que muvuca tenha origem nos dialetos africanos. Em ambos os casos, a palavra remete a um significado de desordem, bagunça, desorganização. Bem próximo ao conceito de Mundo VUCA, não? Mas, como explicado, apesar da similaridade, os conceitos não se confundem.

Agora que já entendemos o que é o Mundo VUCA, como podemos neutralizar seus efeitos adversos para empreender na advocacia? Esse é o tema do próximo artigo. Fiquem ligados no Blog e no canal da Advise. Assistam também ao vídeo que trata do tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *