Os benefícios e os riscos da assinatura digital para empresas

Hoje há muitos benefícios e riscos aos que estão pensando em ter uma assinatura digital para a sua empresa, visto que é um método muito eficiente para o desempenho de projetos mais elaborados.

Muitas pessoas ainda não conhecem essa técnica, logo essa falta de conhecimento acaba interferindo nas escolhas e nos cuidados necessários antes de optarem por uma otimização no negócio.

Quando pensamos em um negócio online, principalmente como consumidor final, existem diversas ferramentas atualizadas que dão algumas possibilidades mais automatizadas e é ótimo, principalmente para quem tem o hábito de comprar muito pela internet.

Independentemente se a compra é um fone de ouvido sem fio ou a contratação de eventos corporativos e confraternizações, é fundamental sempre calcular o risco que algo importante como uma assinatura digital ou outras alternativas de compras podem trazer.

Atente-se ao texto de hoje, que irá abordar o conceito de assinatura digital e como ela está sendo benéfica para a vida pessoal e, ao mesmo tempo, irá saber também os riscos que acabam vindo com o processo.

Por isso você deve ficar atento ao começar a aderir ao mundo digital e saber que a tecnologia e a internet andam lado a lado e tornam a sociedade mais eficiente, prática e otimizada.

No meio digital é oferecido diversas possibilidades e alternativas para todos, desde pessoas comuns, até para a fábrica de ventiladores industriais que estão procurando por mais informações digitais, variedade de produtos e funcionalidades.

Com isso, o termo e-commerce tem sido usado cada vez mais e para uma grande variedade de produtos, preços e lojas comerciais com os mais diferenciados conteúdos para os mais diversos clientes.

É um verdadeiro mercado digital, bastante potente e pronto. No entanto, esse assunto vem sendo conversado ao longo dos anos também envolve a segurança digital e como se proteger, ao mesmo tempo em que as deixam mais livres no processo de compra.

Visto que uma empresa de barreira acústica e outros empreendimentos começaram a fazer maneiras para melhorar esse quadro e, atualmente, com a assinatura digital, que está sendo bastante utilizada apesar dos riscos que aparecerão ao longo do texto.

Para contextualizar melhor, ela é um recurso para comprovar a identidade de um usuário em diversos canais, seja em uma entidade ou organização, a fim de garantir a sua segurança no digital e otimizar outros vários processos.

Sendo assim, é preciso a comprovação quem é a pessoa durante sua compra, fazendo com que diversas funcionalidades sejam práticas, como exemplo, durante a compra de serviços de um fabricante de isolantes térmicos.

Os tópicos a seguir terão muitas informações bastante úteis para uma melhor compreensão desse universo que é a assinatura digital, e também cautelas, vantagens e ganhos com a utilização da mesma.

Por que escolher pela assinatura digital?

Em poucas palavras, podemos dizer que a carteira digital hoje realiza a autorização de muitas documentações, desde cartões de crédito, CPF e RG, evitando a utilização de tanto papel e otimizando ainda mais o tempo.

Pensemos que, seja uma empresa de terceirização recepção que possui missões e valores em suas ações no marketing e vendas e, quando o assunto é assinatura digital, ela se baseia em três princípios que são: veracidade, exatidão e não-repúdio.

Na veracidade podemos entender que são as formas reais de confirmação da assinatura; a exatidão seria como a impossibilidade de alteração após esta ser certificada; e o não-repúdio foca, principalmente, em provar ao remetente que a mensagem é autêntica.

Com isso, mesmo utilizando para enviar documentos pessoais ou empresariais para autenticar uma empresa de elevadores de carga, por exemplo, é possível destacar como cinco principais benefícios das assinaturas digitais:

  • Segurança digital;
  • Economia de tempo;
  • Redução de custos;
  • Validade legal;
  • Possibilidade de novas negociações.

Sabendo que a assinatura digital exige uma verificação de criptografia, é automaticamente associado à segurança digital que permanece do início ao fim da compra, portanto a mensagem codificada é a identificação garantida com o vínculo ao documento gravado.

Por isso, apesar de tudo, é importante não confundir com assinatura eletrônica. Estamos falando de um procedimento muito mais complexo e abrangente por tratar da chave de segurança pública.

Além disso, elas são feitas de qualquer lugar, basta estar conectado a uma rede de internet. A redução de custos também é importante mencionar, devido à economia de papel, e claro, o tempo que também significa dinheiro, principalmente na esfera comercial.

Economizar tempo é o que mais deseja os gestores e empreendedores, e claro os consumidores finais também. A assinatura digital garante seguramente que empresas como uma fabricante de tubo de silicone tenha ações mais rápidas mediante a autenticação de usuários.

Por ser uma assinatura que oferece autenticidade, automaticamente garantem também uma assinatura melhor verificada, ou seja, em qualquer tribunal como qualquer outro documento importantíssimo com papel assinado.

Por último, mas não menos importante, podemos mencionar também a melhoria de 100% no fluxo de trabalho, onde as demandas são muitas e cada vez mais o volume de trabalho aumenta.

É necessário ter cuidado

Com os nossos tópicos, ficou mais claro tanto os conceitos de assinatura digital quanto seus ganhos e benefícios, então chegou o momento de compreender que todo cuidado é necessário.

Então você obtém uma assinatura digital para não enfrentar problemas e atingir seus objetivos empresariais, portanto os tópicos a seguir dirão o quanto é importante alguns desses cuidados. Confira.

  1. Faça uma boa pesquisa e questione

Existem diversas instituições que oferecem os serviços e, seja você um consumidor ou um gestor de empresa que busca utilizar da assinatura digital, é importante saber que este mercado é bastante vasto e sempre existirão pessoas mal intencionadas.

Questionar o produto que você está adquirindo demonstra seu interesse a respeito não só dos custos, mas também do que tem a mais para ser oferecido ao seu investimento. Por isso, se possível, consulte um especialista no ramo, ele te trará mais confiança e credibilidade.

Por isso, pesquise o nome das empresas certificadoras, o tempo que está inserida dentro do negócio e seu tempo no mercado, sua reputação, entre diversas outras opções. Isso faz com que se tenha mais conhecimento sobre elas e que evite cair em golpes.

A indicação é uma ótima proposta, e são excelentes maneiras de conseguir uma assinatura digital de qualidade, portanto, caso conheça algum amigo ou família que tenha, converse com a pessoa e tire algumas de suas dúvidas só por garantia.

  1. Tenha uma senha forte

Esse tópico serve tanto para as suas redes sociais, quanto para as senhas do banco. Com a assinatura digital não poderia ser diferente, mas antes tenha certeza de fazer uma senha forte para o seu login.

Ela tem que ser a mais segura possível, com caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, números, entre outros. É essencial que mude a sua senha de três em três meses para garantir e aumentar as dificuldades de hackeamento.

Hoje, mesmo que a segurança digital oferecida seja alta, sempre é bom ajudar com um pouco de precaução adicional. Com isso, não coloque senhas repetidas em todos os seus acessos, intercale com números, caracteres, tudo para deixar mais segura a sua conta.

  1. Saiba os seus direitos 

Tenha em mente todos os seus direitos de consumidor, mas saiba que existe uma série de garantias jurídicas que previnem tanto o emissor quanto o remetente de mensagens e transações de possíveis tentativas fraudulentas quanto dos mal-intencionados, assim como a modificação de documentos.

Com tais informações, fica mais fácil entender quais são os direitos e deveres da sua empresa ou seus, em caso de CPF ou CNPJ, para conseguir ir atrás de possíveis problemas causados.

  1. Atente-se aos documentos assinados

Toda assinatura digital de documentos exige atenção, por isso garanta a autenticidade e confira o maior grau de segurança com token para o titular. Uma vez que documentos digitais não assinados corretamente, podem sofrer alterações e modificações.

E, quando a data expira, ou seja, a validade do documento acontece, não será possível realizar transações, o que pode acabar prejudicando seus negócios, da mesma forma que pode acabar prejudicando suas transações ou a segurança nelas contida.

Portanto, mantenha-se atento para a data de renovação e todo começo de mês verifique quando ela será feita para que se programe e renove o mais rápido possível, sem que haja futuras complicações.

Tanto para uma fábrica de máquinas empacotadoras quanto para pessoas físicas é necessário verificação da validade de cada assinatura digital efetuada. O comum é que cada assinatura varie entre 1 a 3 anos de validade, sendo então necessária a renovação.

Considerações finais

Falamos no texto de hoje como a assinatura digital pode ser extremamente benéfica e bem utilizada, seja um CPF ou CNPJ que está em uso. Pontuamos claramente os riscos que são causados por ela e alguns dos cuidados mais precisos para manter a sua segurança.

Recomendamos que busque o máximo de informações possíveis sobre o assunto e assim utilize esse artigo como guia para adentrar o mundo da assinatura digital quando quiser, já que pode ser muito bem utilizada e benéfica quando se sabe qual o seu maior objetivo.

Atentar-se aos perigos é estar prevenido das fraudes que podem facilmente acontecer, ainda que a internet tenha muitos métodos de segurança, é ainda um mundo diverso e com muitas alternativas de consumo, tanto para o bem como para o mal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *