Segurança digital: como você protege seu escritório?

São muitas as tecnologias que chegam em nossas vidas e de forma muito frequente. Em virtude disso, é válido e necessário pensar de que modo podemos utilizá-las de maneira correta e segura.

Muitos danos acabam ocorrendo aos escritórios de advocacia por causa da falta de políticas de segurança que protejam informações importantes. Através de um pen drive, um HD ou até mesmo um celular, muito material sigiloso pode ser copiado a acabar nas mãos de pessoas má intencionadas. Nestes casos, a prevenção precede a contenção.

É necessária e urgente uma consciência para utilizar as tecnologias de forma segura. Pensando nisso, o colunista do Advise Play, Fernando Peres, que é advogado especialista em direito digital e crimes cibernéticos, destaca três dicas importantes para a segurança do seu escritório. Vale a pena conferir!

1-) Crie uma política de segurança da informação. Nela devem ser incluídas as regras para definir a conduta, os modos e as ações no uso da tecnologia. Definir, por exemplo, se um computador, um celular de um funcionário pode ser utilizado dentro do ambiente do trabalho. Isso porque pessoas de má fé podem subtrair informações particulares da empresa com o celular, com o computador ou mesmo com um pen drive.

2-) Faça backup sempre. Muitas vezes, medidas de segurança são tomadas depois que algo ruim acontece. Informações, bens intangíveis são, na maioria das vezes, bens superiores a equipamentos físicos. Então não negligencie este tipo de atividade. Dê uma atenção especial para isso.

3-) Cuide da exposição nas redes sociais. Lembre-se sempre dos limites da exposição nas redes sociais, sobretudo no que se refere à privacidade profissional. É comum ver pessoas compartilharem que estão trabalhando até mais tarde. Agora imagine se um criminoso souber dessa informação e descobrir o endereço do seu escritório. É muito provável ele imaginar que você está sozinho. Antes de tomar ações como essa, lembre-se que ao compartilhar informações em redes sociais um número muito grande de pessoas vão ter acesso, tanto as que você conhece, quanto as que não conhece e até mesmo pessoas de má fé.

Outras informações sobre segurança digital podem ser conferidas em nosso canal no YouTube! Confiram estas e outras dicas do Fernando Peres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *