Em 2021, a Advise foi certificada pela quarta vez como uma empresa Great Place to Work. Um reconhecimento muito importante para nós, já que desenvolvemos um trabalho contínuo para que a empresa seja agradável de se trabalhar e proporcione um ambiente incrível.
A conquista se torna mais especial, pois se trata de uma certificação cuja nota vem da avaliação dos próprios colaboradores. Em comemoração, preparamos uma matéria especial onde falamos mais sobre a jornada da Advise no GPTW.
O que é e como funciona a certificação Great Place to Work?
A certificação Great Place to Work ganhou muita notoriedade nos últimos anos, devido a muitas mudanças culturais, tornando-se uma grande referência para nortear o departamento de Recursos Humanos.
Para obter o selo de uma das melhores empresas para se trabalhar, é necessária a avaliação em duas etapas: a pesquisa de clima e avaliação das práticas de RH. Sendo que a primeira tem um peso maior na nota final.
O processo para a certificação do GPTW acontece ao longo de um mês, envolvendo uma pesquisa de clima que é enviada ao email dos colaboradores. Para a pesquisa ser validada é necessária uma participação de 75% de todo quadro de funcionários da empresa e uma nota igual ou maior a 70.
A participação desta pesquisa é espontânea, sendo que a empresa não tem acesso às respostas dos funcionários. Dessa maneira, as pessoas ficam livres para opinar como realmente se sentem.
Na segunda etapa há a avaliação das práticas do RH. Nela são analisadas todas as ações que o departamento de Gestão de Pessoas desenvolveu durante o ano, pontuando-as.
A soma das duas notas é importante para o ranqueamento. O ranking GPTW é dividido em diversas categorias e a Advise concorre em 3 delas neste ano: Brasil, Paraná e TI.
Para o André Aricó, nosso Chief Human Resources Officer (CHRO), essa pesquisa tem uma função importante: “Eu falo que a pesquisa é um norteador do RH. Se o RH quiser ganhar um prêmio, ele precisa olhar para o que a pesquisa está pedindo, e fazer essas práticas do ano todo para poder, quando chegar a pesquisa, termos esse relatório para prestar.”
A importância do Great Place To Work para empresas
Uma empresa é formada com muito mais do que equipamentos e estrutura física. Cada vez mais, as organizações compreendem a necessidade de valorização dos seus funcionários. Reconhecer os talentos e fornecer um ambiente de crescimento são essenciais para todas as empresas que desejam se destacar.
Por isso, o reconhecimento de certificações como o Great Place to Work se torna tão desejável para empresas possuírem esse diferencial competitivo. Atrair e reter os principais talentos do mercado é uma missão de extrema importância.
Um dos motores que levam a Advise a participar do GPTW é trabalhar a sua marca empregadora. Para a nossa vice-presidente, Alana Vargas, ser certificada é uma forma de reafirmar que a empresa é um bom lugar para se trabalhar. Por isso, segundo ela, o ranqueamento no GPTW é elencado como uma das metas anuais da empresa no planejamento estratégico.
Ainda reforça a importância dessa pesquisa para compreender o clima da empresa, saber quais ações estão sendo de fato efetivas ou não. “É um direcionador bem forte para a nossa gestão”, diz.
Ser reconhecido como uma empresa GPTW significa ter vantagens para todos os âmbitos da empresa: o reconhecimento de marca, a valorização profissional das pessoas que passam por aqui e, também para os nossos clientes, que sabem que estão trabalhando com uma organização que valoriza o seu capital humano.
Nossa história na GPTW
A primeira certificação da Advise veio em 2008, quando a pesquisa ainda não era tão popular quanto hoje em dia. Porém, a preocupação em criar um ambiente de desenvolvimento vem desde os primórdios da Advise.
Naquele ano, a empresa foi ranqueada como uma das 50 melhores empresas para trabalhar no Brasil, ocupando o 44º lugar, mesmo sendo uma das que possuía o menor faturamento.
Essa conquista obteve uma repercussão tão grande, que a empresa apareceu na Computerworld, uma das revistas mais renomadas do setor de tecnologia. Além disso, também foi pauta de reportagens para a mídia local e as emissoras SBT, Band e Globo.
Nas palavras de José Carlos Vargas, nosso CEO, a certificação teve um impacto muito positivo na reputação da empresa: “dividimos a Advise antes e depois do Great Place to Work, tivemos uma enxurrada de currículos de pessoas querendo trabalhar aqui. Foi muito legal.”
Já em 2017, a empresa foi novamente certificada como GPTW. Além da certificação, fomos ranqueados em duas categorias: Melhor empresa para se trabalhar no Paraná e Melhor empresa de TI do Brasil. No ano seguinte, em 2018, a empresa garantiu mais uma certificação.
Agora em 2021, somos novamente certificados como um Great Place to Work tendo a maior nota na pesquisa de clima da nossa história. Um reconhecimento de grande importância, já que em um ano de pandemia e diversos desafios encontrados, mostra que o nosso relacionamento com os nossos colaboradores segue mais forte do que nunca.
O que nos torna um Great Place to Work?
Desde 2008, a Advise mostra que o compromisso de ser uma das melhores empresas para se trabalhar não está ligada ao faturamento, mas ao empenho que a gestão coloca em desenvolver ações para que todos sejam bem acolhidos e aceitos neste ambiente.
Compromisso com a gente
Aqui temos diversos benefícios que são focados no bem-estar da nossa equipe, sempre os valorizando. Além de um plano de carreira estruturado, plano de saúde e odontológico, treinamentos e canais de comunicação com toda a gestão, todos os Advisers (apelido carinhoso da equipe), podem desfrutar de benefícios como:
Jornada reduzida: A jornada da Advise é reduzida, sendo somente de segunda a sexta, 8h por dia com 1 hora de almoço e 15 minutos de intervalo por período.
Licença-maternidade: Aqui, desde 2008, a colaboradora conta com a licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do salário. Em seguida, ela poderá tirar 30 dias de férias e a Advise permite que, além desse período, a mamãe fique por até 150 dias trabalhando em casa perto do seu bebê.
Espaço de descanso na empresa: Nos últimos anos, houve um grande investimento na estrutura física, criando espaço de descanso, onde a equipe pode utilizar em seu tempo vago, aproveitando para deitar, relaxar ou até mesmo jogar tênis de mesa.
Lanche da honestidade: No nosso espaço contamos com um lanche onde nosso time pode desfrutar de diversos itens, apenas anotando as suas retiradas para o desconto em folha de pagamento.
Frutas por setor: Cada departamento recebe diariamente uma cesta de frutas e o seu café para aproveitar o expediente de forma saudável.
Vale-alimentação: Em 2021, o desconto do vale-alimentação passou de ser de apenas R$ 1,00 na folha do colaborador.
Momentos de integração: Toda semana temos a quarta diferente, onde toda a empresa se reúne para um momento de integração. Além disso, sempre celebramos datas comemorativas com o intuito de fortalecer os relacionamentos.
Esses são alguns dos benefícios que um Adviser pode usufruir. A qualidade de vida é um norteador de todas as ações da empresa, visando sempre quem mais importa: as pessoas que fazem parte dela.
Transformando pessoas em agentes
Impulsionar carreiras e desenvolver pessoas são parte integral do trabalho da Advise. A cultura de feedback é constante para que as pessoas possam crescer.
A Alana pontua que isso é um ponto importante para um bom clima na empresa: “Porque em muitas empresas, os menores erros são passíveis de demissão. Aqui na Advise, principalmente uma cultura que veio do José Carlos, é de sempre insistir naquela pessoa, de dar feedback, de explicar o que ela fez, como a gente pode ajudar para ela melhorar. Enfim, todo esse cuidado no desenvolvimento da pessoa. Eu vejo que esse é um dos pontos bem fortes que influenciam na questão do clima.”
Dessa forma, conseguimos desenvolver talentos e criar uma cultura de confiança entre lideranças e liderados.
Para José Carlos, para se criar esse ambiente de trabalho são tomadas diversas iniciativas de valorização: “Existem várias ações que tomamos, por exemplo, essa de se ter um excelente ambiente para se trabalhar. Um lugar onde os trabalhadores são ouvidos, onde a gente não faz distinção sobre sexo, cor, preferência sexual, religião. Nós premiamos os colaboradores por ideias”.
Por isso, mesmo passando por uma mudança de cultura, onde ocorre uma maior cobrança de indicadores e metas, 75% dos colaboradores deram nota 83 para a empresa. Isso acontece porque os colaboradores entendem a importância do papel deles para a Advise.
Equidade: uma cultura que a gente valoriza
Não poderíamos falar de uma empresa GPTW sem falarmos de equidade. Na Advise, celebramos e valorizamos as diferenças, fazendo com que todos sejam aceitos sendo quem são.
Como o André pontua, os cargos de liderança são ocupados sem distinções: “Sempre temos nota perto de 100 (na pesquisa), quando a pauta é sobre discriminação. Não discriminamos pela questão sexual, questão de gênero. Então, a empresa é muito reconhecida neste aspecto, que hoje é muito valorizado. Hoje, temos uma empresa que é bem dividida no cargo de gestão para homens e mulheres.”
Dessa maneira, todos podem se sentir bem-acolhidos e saber que o seu talento será valorizado.
O que o futuro aguarda?
Desde 2008, o time sempre se engaja em participar do GPTW. Receber a certificação demonstra o reconhecimento de cada Adviser, mostrando à gestão o que vem dando certo ou não. É um momento de orgulho que é compartilhado por todos nós.
Nas palavras do José Carlos: “É um reconhecimento dos nossos colaboradores de que aqui é realmente um excelente lugar para se trabalhar. Acaba que o que a gente prega, o que a gente fala e o que a gente deseja, o que a gente proporciona no ambiente de trabalho, acaba sendo confirmado justamente por quem tem que dar essa nota e tem que reconhecer isso, que são os nossos colaboradores”.
Por isso, os planos para o futuro é sempre continuar investindo cada vez mais nas pessoas que trabalham aqui, oferecendo sempre a melhor experiência e o melhor ambiente para se trabalhar.
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