Clipping jurídico: como utilizar no crescimento do seu negócio

Fazer um clipping jurídico pode ser bastante útil para o dia a dia. Mas, muitos profissionais não imaginam o que é esse termo e para que ele serve. Por isso, conheça mais sobre e veja como você pode incluí-lo no seu escritório.

O que é clipping jurídico?

Clipping é um termo que significa pegar notícias em diversos meios para saber sobre um assunto específico. Ou seja, uma forma para acompanhar um certo tema. Ele é muito usado dentro do jornalismo, mas o ramo jurídico também pode se beneficiar.

No caso do advogado, é possível utilizar o clipping para reunir informações sobre clientes e empresas. Ou, ainda, pode fazer o controle de processos judiciais. Mas, também há como usar para o próprio negócio, vendo como sua empresa de advocacia aparece na mídia.

Uma tarefa simples?

Fazer um clipping jurídico, no fim, parece algo simples e fácil. Porém, é preciso saber fazer da forma certa para que ele ajude no crescimento da sua carreira. Então, é essencial ter certeza de como você quer utilizá-lo.

Benefícios do clipping jurídico

Uma das maiores vantagens da prática é poder acompanhar notícias e tendências. Afinal, é difícil se manter dentro das novidades mais recentes por conta do enorme fluxo de informação. Além disso, o trabalho também pode ocupar uma grande parte do dia a dia.

Com tudo isso, são três os principais benefícios que o clipping jurídico proporciona. Por isso, caso ainda não tenha um, o ideal é começar a fazê-lo já. Caso contrário, você pode estar perdendo vantagens como:

  • Entender as tendências e utilizá-las para se diferenciar de outras empresas do mercado de advocacia;
  • Controlar as informações que recebe, sem entrar em diversos canais de dados, o que atrapalha muito a produtividade do profissional;
  • Acompanhar todos os processos com seu nome de forma rápida, fácil e prática.

Gerenciar informações

Lidar com muitos dados de uma vez é um problema em qualquer ramo do mercado. No entanto, quando se fala em advocacia, as consequências de um gerenciamento ruim são maiores.

Isso porque de maneira mais geral, as informações referentes a essa área têm um peso legal muito forte. Dessa forma, no caso do clipping, esse processo fica mais simples e o trabalho do profissional mais eficaz.

Ele retira a necessidade de se entrar em diversos canais para checar esses dados. Portanto, uma única ferramenta é capaz de tornar todo o trabalho do dia a dia ainda mais ágil.

Um dos maiores benefícios do clipping jurídico é ajudar na coleta e organização de informações.

Acompanhar processos

Sem dúvidas a enorme quantidade de processos dentro de um escritório pode atrapalhar bastante a produtividade dele. Além disso, com essa carga de dados, chega uma hora que fazer o acompanhamento manual deles não é mais uma opção inteligente.

Um dos grandes benefícios do clipping é facilitar esse trabalho para o profissional. Assim, ele recebe notificações de tudo o que for publicado dentro do Diário Oficial. Logo, acha-se os processos com seu nome de maneira bem mais prática.

Uma ação que gera uma série de consequências positivas

Agora, ao facilitar a visualização de processos, existe uma outra vantagem envolvida. Dessa forma, isso evita ainda que o profissional descumpra intimações ou não consiga cumprir certos prazos.

Para o dia a dia de um advogado, isso faz toda a diferença. Portanto, é possível afirmar que utilizar-se de um bom clipping jurídico já vale muito a pena ao levar em conta apenas essa vantagem.

Vantagem competitiva

A organização e automação, ao contrário do que muitos pensam, é sim uma enorme vantagem competitiva. Além disso, em um ramo como a advocacia, isso é uma verdade ainda mais forte.

Diante desse cenário, o clipping te permite acesso a duas coisas muito importantes. Uma delas se refere aos posicionamentos dos tribunais, enquanto a outra está ligada a todas as tendências do setor jurídico.

Essa ferramenta é capaz de transformar o seu dia a dia

Tudo depende de como vai usar o clipping para o seu trabalho e como a organização funciona para você. No fim, vai perceber que todo esse processo ajudará muito no crescimento do seu negócio.

Esses fatores são peças chave na hora de tomar decisões mais acertadas. Assim, isso vale tanto para a carreira profissional quanto para ações dentro do seu escritório. Portanto, a consequência final disso é a possibilidade de atender o cliente de maneira mais rápida.

Foto: Com o clipping jurídico, o advogado tem as principais informações de forma fácil e rápida.

Clipping jurídico, Publicação e Intimação jurídica são a mesma coisa?

Muitos profissionais confundem esses conceitos com frequência, porém, eles são bem diferentes. Dessa forma, é essencial saber para que serve cada um deles de modo a usá-los de maneira mais eficaz.

1- Publicação jurídica

É o último passo de todo o processo legislativo. Então, ela acontece quando a sentença é lida em uma audiência. Assim, nesse exato momento tem-se o que se chama de publicação jurídica.

2- Intimação jurídica

Agora, esse termo se refere à etapa após o processo acima, onde veicula-se a intimação no Diário da Justiça. Além disso, quando isso acontece, pode-se inferir que tudo relacionado à publicação já ocorreu há um tempo.

O clipping, por sua vez, está ligado a esses conceitos de modo que ele funciona como um “recorte” dessas informações. Em resumo, ele permite que os dados relacionados aos tópicos acima sejam obtidos de maneira mais simples e prática.

Comece já a organizar seu clipping jurídico

Agora você já sabe o que significa esse termo e quais são todas as suas vantagens. Ainda mais, descobriu também como o clipping jurídico é capaz de tornar o seu dia a dia de trabalho mais eficiente. Chegou a sua vez de dar o próximo passo.

Utilize essa ferramenta e toda ajuda necessária para tornar sua jornada menos cansativa e bem mais produtiva. Além disso, lembre-se de como isso é importante no momento de atender o seu cliente e quanto essa ação pode ser revolucionária na sua carreira profissional.

Com essas dicas é possível crescer bastante no ramo de advocacia. Por isso, não deixe de lado e inicie os seus planejamentos agora. No futuro, o papel que o clipping jurídico terá no seu dia de trabalho vai ser visível, pode ter plena certeza disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *