Como fazer uma boa gestão de tempo para advogados

A gestão de tempo pode te ajudar a produzir mais e se cansar menos

Você, advogado, já terminou o seu expediente com a sensação de que não conseguiu terminar as suas demandas ou com aquele sentimento de que produziu pouco no dia? 

Esse é, infelizmente, um dos sentimentos comuns dos profissionais de advocacia, e muito disso vem da própria intensidade do trabalho, que tem uma rotina pesada com muitas tarefas a serem cumpridas, além de lidar com o próprio atendimento aos clientes. Os prazos devem ser sempre seguidos, e isso pode ser meio exaustivo, podendo gerar esse sentimento de sobrecarga do trabalho.

Para reduzir essa sensação, você pode seguir algumas dicas importantes para gestão de tempo do seu trabalho. Confira abaixo!

Por que fazer a gestão do seu tempo?

Pode parecer uma pergunta boba, mas gerir o tempo tem tudo a ver com a sua própria produtividade. Desta maneira, você consegue priorizar as suas demandas, sem sentir que está deixando outras demandas para trás. 

E, afinal, como priorizar as demandas? Você pode dividir as demandas em três classificações: urgentes, importantes e circunstanciais. As demandas urgentes são aquelas que precisam ser feitas de maneira realmente urgente, com prioridade máxima. Caso contrário, você corre o risco de sofrer consequências negativas. Normalmente, as tarefas urgentes levam mais tempo.

Já as tarefas importantes são aquelas que trazem resultados para o seu trabalho e têm uma prioridade não-urgente, mas que ainda assim é alta. Por fim, as demandas circunstanciais são aquelas que precisam ser resolvidas por motivos diversos, mas costumam desperdiçar mais tempo e não agregar tanto valor às entregas, como reuniões desnecessárias.

Gerindo o seu tempo de trabalho

O ideal para que você consiga gerir o seu tempo, além de priorizar as suas demandas, é fazer um planejamento diário ou semanal das suas tarefas em alguma agenda ou planner. Assim, você consegue visualizar todas as coisas que precisa fazer e, ao concluí-las, consegue retirá-las da lista de tarefas. Ainda, você conseguirá ver quanto caminhou com o próprio trabalho, o que é ótimo para reduzir a sensação de impotência perante as demandas.

Outra dica importante é evitar o trabalho multitarefa: foque em apenas uma coisa para conseguir terminá-la da maneira correta. O foco para finalizar uma tarefa deve ser total, e não dar um pouco de foco para várias tarefas ao mesmo tempo. O que você também pode fazer é apostar em softwares que te ajudam a gerir suas demandas, e também usar um ponto online para você ter uma real visão das suas horas de trabalho. Isso é importante principalmente para priorizar, também, o seu descanso entre as jornadas de trabalho.  

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