Como o advogado pode usar o marketing pessoal de forma estratégica? Saiba mais

Para os advogados há uma série de restrições quanto à publicidade, pois há regras rígidas sobre a conduta na profissão. No entanto, há meios de ganhar destaque sem ferir o Código de Ética. Então, saiba como focar no marketing pessoal para ter mais resultados.

O que é marketing pessoal?

São uma série de técnicas que tem por objetivo dar destaque a uma pessoa na área em que atua. Desse modo, faz com que ela seja mais conhecida e ganhe o respeito do seu público-alvo.

Isso reflete diretamente em seus resultados financeiros. Isso porque, é mais provável que o cliente contrate alguém que mostra domínio sobre o tema. Afinal, todos querem contar com uma pessoa ou empresa que tenha noção daquilo que faz.

Mais respeito

O marketing pessoal é capaz de criar uma imagem forte em torno do nome da pessoa. Por isso, ela passa a ter autoridade dentro do seu nicho. Aliás, o próprio contrato já é um passo para conquistar essa confiança do cliente.

Um documento bem escrito para formalizar os serviços prestados mostra uma conduta séria. Além disso, demonstra a sua técnica. Então, aumenta as chances de obter uma indicação no futuro.

O marketing pessoal é um recurso essencial para advogados, pois os destaca no mercado

Como é o marketing para advogados?

O marketing é uma técnica valiosa para atingir um número maior de clientes. Mas no caso da advocacia, alguns limites devem ser observados. Isso porque, o Código de Ética da profissão fixa algumas restrições, tais como:

  • Promoções relativas a serviços;
  • Fica impedido de fazer a captação de clientes por telefone ou e-mail;
  • Divulgar resultados de ações a fim de se autopromover.

A ideia é que se mantenha a discrição e sobriedade que a atuação do advogado exige. Nesse sentido, a OAB, Ordem dos Advogados do Brasil até admite o uso de alguns recursos, desde que se respeitem essas premissas.

Conteúdos informativos

Uma das formas mais comuns de divulgar indiretamente os serviços é por meio do conteúdo jurídico. Desse modo, o advogado pode criar artigos em blogs, bem como, em vídeo para explicar sobre temas de sua área de atuação.

Essa é uma forma de mostrar que ele domina o tema e o coloca como referência. Assim, é possível adaptar as técnicas dentro de um conceito chamado marketing  jurídico.

A importância do marketing pessoal no meio jurídico

Em um nível pessoal, o marketing ajudará a posicionar a imagem do advogado perante o público. Afinal, em última análise seu nome é a sua própria marca. Por isso, é preciso pensar em formas de consolidar sua figura.

Para ter noção da importância desse tipo de recurso é preciso ter em mente que todo elemento comunica. Desse modo, ainda que, inconscientemente, a forma de se vestir, gesticular e falar gera uma percepção no cliente.

Estratégia

Saber como usar esses itens de uma forma inteligente para gerar uma conexão e transmitir confiança é um dos objetivos do marketing pessoal. Para isso, é preciso cuidar da forma como atende um cliente, online e offline.

Marca pessoal

Ao pensar em criar uma marca pessoal com uma presença forte, é necessário um estudo prévio. Nesse sentido, isso servirá para definir alguns pontos básicos sobre a forma de se apresentar, tais como:

  • O nicho de atuação;
  • Quais os valores essenciais do advogado 4.0;
  • Sua forma de comunicação;
  • O tipo de mídia para a qual produzirá conteúdo.

Essa concepção prévia é muito importante, pois ajuda a ter uma maior coerência. Assim, uma advogada que atua no ramo de Direito de Família deve ter um perfil mais acolhedor, por exemplo. Afinal, lida com situações mais emocionais e delicadas.

Para cada área uma forma de se apresentar

Já para quem atua no ramo de Direito Digital é possível ter uma abordagem mais moderna e disruptiva. Desse modo, há uma conexão e identificação por parte do cliente com aquilo que precisa na figura do advogado.

Veja algumas dicas de como melhorar sua apresentação pessoal

Alguns detalhes simples podem fazer a diferença na forma como o cliente vê o profissional. Então, confira na sequência algumas dicas de como melhorar o marketing pessoal em ações cotidianas.

Linguagem clara

O advogado tende a usar termos técnicos em seu dia a dia. No entanto, deve lembrar que seu cliente muitas vezes não tem o mesmo conhecimento. Por isso, o ideal é usar uma linguagem mais simples ao explicar algo para uma pessoa leiga.

A clareza na forma de expor a situação e as medidas adotadas vai tornar mais fácil o diálogo com o cliente. Desse modo, ele terá uma maior satisfação e poderá avaliar de forma positiva o trabalho.

Posicionamento

Uma forma de divulgar a área de atuação é falar sobre temas relacionados. Assim, escrever artigos ou publicar vídeos informativos sobre um assunto é uma boa forma de posicionar sua imagem.

Dar uma opinião sobre um caso em alta na mídia, por exemplo, de forma técnica também é uma opção. Com isso, é possível mostrar que detém conhecimento e ainda aproveitar um tema em alta.

Presença nas redes sociais para alavancar o marketing pessoal

As redes sociais têm um papel muito importante dentro de uma estratégia de marketing pessoal. Afinal, elas podem aumentar a visibilidade do perfil e ajudar a divulgar os serviços do advogado.

De acordo com o tipo de nicho em que atua é possível montar uma estratégia para esse tipo de mídia. Isso porque, conforme o tipo de cliente que pretende atingir, dá para investir na mídia que mais tem aderência ao perfil.

Formas de comunicação

Cada tipo de rede tem um formato de conteúdo ideal. Desse modo, o Instagram e o Tik Tok, por exemplo, privilegiam vídeos curtos. Enquanto isso, no LinkedIn é possível explorar textos mais longos.

Por onde começar a investir no marketing pessoal?

Uma boa estratégia de marketing pessoal deve começar pelo autoconhecimento. Desse modo, o advogado deve identificar seus pontos fortes, bem como, os valores que são essenciais. Em seguida, alguns pontos também precisam ser definidos, como:

  • Ramo de atuação;
  • Perfil de cliente;
  • Estratégia de criação de conteúdo;
  • Mídias em que estará presente.

A partir desses passos é possível começar a construir uma marca pessoal sólida. Assim, mesmo no início da carreira dá para documentar essa jornada e compartilhar conquistas, por exemplo. Tudo isso fará com que o profissional seja reconhecido por suas qualidades.

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