É possível utilizar o Scrum para gerenciar um escritório de advocacia?

Conhecido como método ágil, a ferramenta dará mais eficiência ao seu negócio.

Um escritório de advocacia como qualquer outra empresa precisa de planejamento e organização para funcionar de forma satisfatória. Assim como diversos segmentos de negócio, a advocacia também trabalha com captação de clientes, metas e entregas de resultados.

Todos os processos precisam estar bem integrados para que o resultado seja sempre positivo. O primeiro passo para isso é ter bem definidas as jornadas internas, ou seja, contar com um planejamento estruturado. Porém, isso nem sempre é possível, já que há certas situações em que o escritório de advocacia deve agir rapidamente, fora do cronograma que criou, mas de forma organizada e eficiente.

Como fazer isso? Há muitas metodologias organizacionais que podem ser adotadas em determinadas situações, no entanto, nenhuma é tão eficaz como o Scrum. Essa ferramenta de gestão tem sido muito utilizada por diferentes segmentos empresariais e a advocacia é um dos setores que têm se beneficiado.

Se você tem um escritório de advocacia e está em busca de uma gestão integrada, conheça o método Scrum e saiba como aplicá-lo no seu negócio.

O que é Scrum?

Antes de aplicar o método, você precisa conhecê-lo. Scrum nada mais é que uma ferramenta de gestão que pode ser aplicada em diferentes ramos de negócios. Surgiu como solução para desenvolvedores de softwares, que precisavam entregar um produto de forma rápida e com qualidade.

A versatilidade e eficiência da ferramenta passaram a ser conhecidos por outros tipos de empresas. Desta forma, o método passou a ser utilizado fora da área de Tecnologia da Informação e ganhou espaço em outros setores empresariais, melhorando a organização e o planejamento de projetos e outras atividades.

Com o Scrum, projetos complexos ficam fáceis de serem gerenciados. Os envolvidos nas tarefas passam a ter acesso a todas as etapas de planejamento e ficam informados sobre o que cada membro da equipe resolveu ou concluiu. Além disso, de forma bem dinâmica, têm acesso às fases que precisam de ajustes ou precisam ser iniciadas.

Outra vantagem do Scrum é que os problemas que aparecem ao longo do projeto podem ser resolvidos rapidamente durante a aplicação do método.

O Scrum está incluído no que os gestores chamam de metodologia ágil e entre as suas características estão:

  • Resultados flexíveis;
  • Prazos flexíveis;
  • Times enxutos, mas eficientes;
  • Revisões constantes;
  • Colaboração de todos da equipe.
Imagem de mulher escrevendo a palavra 'doing' em papel roxo

Como aplicar o Scrum no escritório de advocacia

Quando o Scrum é adotado por alguma empresa, imediatamente há um aumento na produtividade. O mesmo acontece com o escritório de advocacia que adota a gestão integrada.

Além disso, as equipes ficam mais engajadas e sentem-se responsáveis por entregar resultados melhores. O Scrum tem como principal objetivo melhorar a eficácia dos projetos desenvolvidos pelo time.

Para aplicar o Scrum no escritório de advocacia é necessário adotar as seguintes estratégias:

Realizar reuniões todos os dias

Calma! Essas não aquelas reuniões intermináveis que não resolvem nada. No caso do Scrum, as reuniões não devem levar mais 10 minutos e servem apenas para apresentar o projeto, fazer ajustes ou apresentar os avanços. Além disso, o time conhece as tarefas que devem desenvolver durante o dia e o que deve ser corrigido.

Reuniões semanais

É realizada para o planejamento das tarefas do escritório na semana que está por vir e também para avaliar o cumprimento de tarefas e saber sobre as soluções dadas a problemas que surgiram ao longo da semana que está terminando.

Esses encontros também servem como forma de tentar resolver aquelas tarefas que a equipe ainda não conseguiu concluir por algum motivo. Essas reuniões semanais e o feedback é importantíssimo para o progresso do escritório.

Scrum: Objectives and Key Results

O termo Objectives and Key Results (OKRs) ou objetivos e resultados-chave, em tradução livre é uma maneira de alinhar objetivos e resultados. Para isso, o escritório pode adotar um quadro comparativo que apresente tanto os objetivos quantos os resultados alcançados.

E para facilitar, os resultados podem ser definidos com palavras-chave. Isso porque os efeitos conseguidos pelas equipes podem ser muito longos para serem colocados no quadro. A intenção é facilitar a compreensão de todos da equipe. A ferramenta é muito importante para o crescimento do escritório de advocacia porque incentiva os funcionários a trabalharem sempre em busca de bons resultados, unindo esforços para alcançarem as metas estabelecidas.

Por meio do Scrum, diferentes setores são interligados com a finalidade de funcionarem de maneira alinhada e comprometida. Assim todos têm acesso às informações e sabem como cada um está trabalhando.

Ferramentas que ajudam no cotidiano

A metodologia Scrum ficará muito mais prática de ser aplicada, se o escritório de advocacia também adotar algumas ferramentas de organização das funções. Entre essas estão:

  • Trello: O aplicativo ajuda na organização de tarefas. O app também é um gerenciador de projetos que une os membros de uma determinada equipe. Todos têm acesso às funções e sabem exatamente o que cada um está fazendo. É uma forma eficiente de coordenar o fluxo de tarefas do escritório de advocacia.
  • Advise: Utilizado para catálogo de processos e controle de prazos judiciais;
  • Clicksign: Usada por escritórios para automação de assinaturas.

Com todas essas dicas que apresentamos para você, o seu escritório de advocacia funcionará de maneira eficiente.

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