Golpes digitais colocam cibersegurança à prova; veja como se proteger

Conheça alguns dos golpes mais comuns, como se proteger e se existe alguma lei que protege o usuário contra esses atos

Com a popularização do uso de smartphones, acesso à internet e digitalização de muitos processos, a vida do brasileiro se tornou mais fácil, dinâmica e digital. Porém, todo esse avanço também trouxe diversos problemas, dentre eles o aumento de golpes digitais.

De acordo com uma pesquisa feita pela Serasa Experian, apenas em fevereiro de 2022, 326.290 brasileiros sofreram uma tentativa de golpe digital – é o mesmo que uma tentativa a cada 7 segundos. Como resposta, bancos, instituições financeiras, provedores de e-mail, etc., precisam aumentar e inovar constantemente o nível de cibersegurança, para evitar que mais pessoas caiam em golpes.

Existe alguma lei que protege o usuário de internet?

Existe uma lei, aprovada em 2014, de n° 12.965, que ficou comumente conhecida como “Marco Civil da Internet”. O principal objetivo dessa lei é estabelecer direitos e deveres para o acesso seguro da internet no Brasil.

Os 32 artigos dessa lei asseguram quais são os direitos de pessoas que são vítimas de golpes, vazamento de dados, entre outros cibercrimes, além de assegurar quais devem ser os deveres que empresas, órgãos federais e provedores de internet devem seguir.

Conheça alguns golpes recorrentes e como identificar para não ser mais uma vítima

Clonagem de cartão por telefone

Um dos golpes mais corriqueiros que acontece é o de clonagem de cartão por telefone. Nesse ataque, o golpista liga para a vítima se passando por um funcionário do banco e questionando sobre uma compra fora do padrão de consumo daquele cliente.

O cliente fica receoso de que o seu cartão foi clonado; como solução, o golpista pede as informações do cartão para “conferir” se está tudo certo, e, a partir daí, com todas as informações em mãos, pode efetuar diversas compras. Em outras situações, o golpista pede para o cliente cortar o cartão ao meio e entregar a um motoboy enviado pelo banco para “descarte” do cartão.

Uma solução simples para esse tipo de golpe é utilizar aplicativos identificadores de chamada, pois o banco de dados desses aplicativos armazena experiências de outros usuários; portanto, se um número indicado como “golpe” aparecer na tela, é só ignorar a ligação.

Aplicativos duvidosos

Diversos golpes são aplicados no público ao criar anúncios de aplicativos para diversos fins, e muitos deles dizem ser aplicativos nos quais os usuários ganham dinheiro de forma fácil. Ao clicar no anúncio, a vítima é direcionada a um site, para fazer o download do aplicativo, e não para a loja de aplicativos oficial. Ao fazer o download desse programa duvidoso, a vítima deixa todas as suas informações armazenadas no celular abertas para quem programou e liberou aquele app, muitas vezes se tornando um espelho em outros aparelhos. Para evitar esse tipo de golpe, é preciso estar atento e nunca fazer downloads de aplicativos fora das lojas oficiais. Como medida de segurança, é interessante utilizar antivírus para smartphones,que constantemente são atualizados e protegem o aparelho de qualquer tentativa de golpe desse tipo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *