Lawtechs ou Legaltechs: diferencial para a advocacia

A tecnologia está presente em todos os setores da sociedade. Ela modernizou processos manuais, expandiu o alcance da informação e tornou marcas e empresas conhecidas mundialmente em poucos segundos. 

A área da advocacia, por exemplo, conseguiu se superar e uniu a praticidade das startups com a tecnologia, criando as lawtechs (ou legaltechs). E qual o impacto dessas startups no mercado? Continue a leitura para descobrir!

O que são lawtechs (ou legaltechs) e para que servem

Trata-se de startups que criam serviços e produtos tecnológicos com o fim de melhorar e otimizar o setor jurídico da área advocatícia. A palavra lawtech vem da união de duas palavras em inglês: law (lei) e tech (tecnologia).

Precisamos dizer também que os termos lawtechs e legaltechs significam a mesma coisa, ou seja, são sinônimas.  

O foco das lawtechs é criar soluções para a área jurídica bem como os escritórios de advocacia otimizarem o trabalho e encontrar deficiências a serem sanadas nas demandas jurídicas do dia a dia. 

Os advogados de hoje passaram a enxergar-se como empreendedores com um mundo de possibilidades à sua frente. 

Quais as soluções mais importantes trazidas pelas lawtechs?

Imagem de pessoa clicando em lupa para buscar informações.

Os profissionais de advocacia precisam ser adaptáveis ao meio, ou seja, capazes de evoluir e transcender as antigas formas de trabalhar na área. Ainda assim, muitos advogados têm se tornado resistentes às mudanças, tentando sobreviver paralelamente à tecnologia. 

Porém, o mundo caminha para a evolução das máquinas, sem perder a essência do ser humano. O advogado é o dono da sua carreira, ele deve abrir a mente para alcançar novas possibilidades e se adaptar ao mundo complexo. 

E as lawtechs criam soluções para inúmeros problemas advindos do meio jurídico, buscando arduamente as ferramentas que automatizam um processo que levaria anos para ser desenvolvido de uma forma tradicional. Vamos pontuar algumas das soluções mais relevantes trazidas pelas lawtechs:

1- Juízo 100% digital 

Trata-se da possibilidade, já em vigor, de qualquer cidadão usar a tecnologia para acompanhar os seus processos jurídicos, sem precisar estar presente nos fóruns do país. Todos os processos e relatórios jurídicos são emitidos / apresentados diretamente no sistema online. 

2- Balcão Virtual

Esqueça o atendimento presencial e demorado das unidades judiciárias. Agora, com o Balcão Virtual é possível acessar um sítio eletrônico dos tribunais que facilita a comunicação com o setor específico ao qual se deseja falar. 

Essa iniciativa ganhou força principalmente durante a pandemia, quando as pessoas não podiam sair de casa para resolver as suas demandas jurídicas, tendo que contar com a tecnologia para isso. 

3- Integração de plataformas do Poder Judiciário

A capacidade de se comunicar e condensar processos ficou mais fácil a partir de plataformas que integram o Poder Judiciário ao povo. Além disso, a navegação em sites assim se tornou mais intuitiva, voltada para a experiência do usuário, em como ele vai encontrar a resposta de que precisa ali. 

4- Softwares de serviço

Como a maioria das soluções está no meio digital, não é surpresa nenhuma que os softwares de serviço entram para unir o cliente, à solução através da internet. Ao invés de levar papéis e contar com processos manuais demorados, os softwares conseguem otimizar e enxugar as rotinas advocatícias com o fim de resolver problemas mais rápido, como é o caso da Advise.

Soft Skills esperadas dos Advogados 5.0

A internet não beneficia somente os advogados, mas abre um leque de oportunidades para todos os profissionais. Por isso, os Advogados 5.0 precisam usar a tecnologia, sem deixar de lado as habilidades humanas em todo o processo. Confira mais a seguir:

  • Desenvolver a empatia: é se colocar no lugar do cliente, entender as suas dores e os motivos pelos quais ele precisa de um advogado;
  • Usar a tecnologia das lawtechs para fazer o negócio crescer, mas saber conduzir o atendimento ao cliente de forma disciplinar e personalizada;
  • Escolher um nicho específico para atuar e se dedicar a ele; 
  • Ser um solucionador de problemas, um estrategista que enxerga as possibilidades de soluções para o seu cliente;
  • Saber se comunicar com os possíveis clientes de forma clara, adequando-se à sua linguagem e público-alvo;
  • Ter uma mentalidade equilibrada, controlar as emoções e saber quando falar, bem como ouvir o seu cliente;
  • Apostar em um diferencial na área, algo que só o profissional em advocacia fará pelo seu cliente.

Pensando em tudo isso, podemos dizer que a internet está repleta de exemplos de empresas advocatícias que estão no caminho da Advocacia 5.0, buscando soluções modernas para os clientes, sem deixar de lado a sensibilidade humana. 

Como é o perfil do cliente moderno?

Um cliente que busca um advogado hoje, não quer um profissional sisudo, que só pensa em dinheiro e em faturar nos tribunais. O potencial cliente de hoje já fez uma pesquisa prévia no Google e já tem uma ideia do que ele quer encontrar em um advogado.

Ninguém mais é 100% leigo, tampouco está em busca de um profissional tradicional. E é aí que entra a Advocacia 5.0, aquela que enxerga a tecnologia como ferramenta crucial e parceira nas soluções de problemas dos clientes. 

É como um profissional que pensa fora da caixa, indo ao encontro do cliente que está fora dela há um tempo. 

Existem possibilidades infinitas para os advogados desenvolverem habilidades e processos que os tornam únicos na área, incluindo a forma de lidar com os clientes. Não fique para trás! Entre de cabeça no processo e encontre a sua essência como advogado, lidere a si mesmo. 

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