Para além de advogar: 5 áreas de atuação para um bacharel em Direito

A advocacia não é o único caminho para os formados em Direito; conheça outras profissões nas quais você pode atuar com seu diploma

O Brasil é o país com o maior número de faculdades de Direito no mundo. Uma recente pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), mostrou que, em 2018, haviam 1.502 cursos para formar bacharéis nesta área no país.

O estudo também revelou que houve um aumento de 539% nos últimos 20 anos. Em 1995, eram apenas 235 cursos de Direito no Brasil.

Quem olha para esses números pode se assustar acreditando que a concorrência no mercado de trabalho é absurda. No entanto, só pressupõe isso quem acha que o curso oferece apenas a possibilidade de se tornar advogado. Mas essa não é a realidade.

Ao se tornar um bacharel em Direito, é possível atuar em diversas outras áreas além da advocacia, e que muitas vezes nem precisam da carteira da OAB. Conheça abaixo as principais:

1. Correspondente jurídico

Nesta função, o bacharel trabalha auxiliando advogados com questões administrativas e de teor jurídico. Com a supervisão de um advogado, a rotina de um correspondente jurídico se baseia em fazer cópias e protocolos, retirar alvarás, realizar consultas e elaborar peças. É uma ótima opção para os recém-formados que querem ganhar experiência ou para quem não deseja abrir um escritório próprio.

2. Professor

Os bacharéis também podem seguir carreira acadêmica para dar aulas em cursos preparatórios e faculdades. Devido ao alto número de cursos de Direito no Brasil, há muitas vagas disponíveis nessa área. É necessário continuar estudando e se especializando, realizando Mestrado e Doutorado.

3. Jurista

O jurista se assemelha muito ao professor, com a diferença de que ele não dá aulas, mas trabalha focando na pesquisa do seu objeto de estudo dentro do universo jurídico. Além disso, esse profissional pode dar palestras, promover eventos e se dedicar à escrita de livros e artigos.

4. Carreira pública

Esse é um dos objetivos mais buscados pelos bacharéis em Direito, devido ao número de possibilidades de cargos, aos salários altos e à estabilidade financeira. Analista judiciário, auditor da Receita Federal, delegado de polícia, oficial de Justiça, oficial da Polícia Militar, consultor legislativo, defensoria pública, promotor de Justiça e escrivão da Polícia Militar são algumas das profissões que podem ser alcançadas através de concursos públicos nas esferas municipal, estadual e federal.

5. Diplomacia

Para se tornar um diplomata, também é necessário realizar concurso público. A diferença é que esta profissão especificamente também pode ser exercida por formados em Relações Internacionais. Trabalhando no Itamaraty, esse bacharel será responsável por representar o Brasil em outras nações, atuando em negociações e contribuindo com a política externa.

Além de ser um curso disponível em centenas de faculdades pelo Brasil afora, Direito é uma das áreas que mais emprega no país. Não há nada mais fácil que encontrar vagas de emprego em SP, por exemplo. Vale a pena investir nessa graduação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *