Realizar o acompanhamento e pesquisar processo judicial é uma tarefa muito importante e essencial para todos os profissionais de Direito, sejam eles iniciantes ou já experientes.
Nem sempre isso é feito com praticidade e agilidade. Muitos advogados ainda utilizam os meios tradicionais para pesquisar processo e acompanhar toda a sua evolução.
Mas existe uma outra alternativa para você fazer esse acompanhamento com muito mais agilidade e, principalmente, segurança: esse meio é através da internet.
Neste artigo, vamos te mostrar como você pode pesquisar processo entre diversas outras consultas por meio dos sites dos tribunais. Pode parecer se algo muito simples de fazer, mas ainda gera algumas dúvidas.
Vamos lá, então? Aproveite a sua leitura!
Vantagens de pesquisar processo judicial e fazer consultas pela internet
Tudo o que você faria no tribunal você pode hoje fazer no conforto do seu escritório ou até da sua casa por causa das facilidades que a internet proporciona, incluindo pesquisar processo.
Os portais dos tribunais trazem todas as informações que você precisa para atualizar os prazos dos seus processos e orientar os seus clientes sobre o andamento.
Com apenas alguns cliques, e uma simples e rápida consulta na internet, você economiza tempo e fica por dentro das principais informações processuais sem ter que se deslocar até o fórum para pesquisar processo:
- A fase em que se encontra o processo;
- Se está correndo prazo para alguma das partes;
- Se o processo está disponível para consulta na secretaria;
- Se o processo está concluso para julgamento ou algum despacho;
- Se já houve algum tipo de decisão;
- Há quanto tempo o processo está paralisado sem andamento, dentre outras informações.
Como pesquisar processo e o seu andamento?
Antes de buscar saber como está o andamento ou orientar o cliente a como pesquisar processo, é preciso entender em qual tribunal a ação está tramitando (Justiça do Estado, do Trabalho, Tribunal Regional Federal, Eleitoral, Justiça Militar etc.).
Depois de identificado qual o tribunal responsável é preciso separar os seguintes documentos para facilitar quando alguém for pesquisar processo:
- Números do processo;
- Nome completo de uma das partes envolvidas.
Agora vamos a parte principal desse artigo: como pesquisar processo judicial na internet.
Como pesquisar processo na Justiça do Trabalho?
Para facilitar o processo de aprendizagem sobre como pesquisar processo, preparamos uma lista para cada um dos sites mencionados. Começando com a Justiça do Trabalho:
- Entre no site http://www.tst.jus.br/;
- Clique na aba “Institucional” e depois na sub aba “Justiça do trabalho — TRT”;
- Clique no TRT da região do processo;
- Ele irá te direcionar para uma outra página onde irá solicitar os dados do processo.
Pequenas Causas
Caso sua demanda esteja tramitando no Juizado Especial Cível que é conhecido como Pequenas Causas, siga estes passos para ter acesso ao andamento do seu processo:
- Acesse este https://pje.tjpe.jus.br/1g/ConsultaPublica/listView.seam;
- Digite o CPF do seu cliente no box à esquerda;
- Você verá uma lista com os processos vinculados ao CPF em questão;
- Identifique a sua ação pelo nome da empresa ou pessoa contra quem demandou e clique no ícone que se assemelha a um bloco de notas com os óculos;
- Uma janela será aberta com os dados do processo, as movimentações e os documentos juntados ao processo;
- Como se trata de uma consulta pública, você só terá acesso aos despachos, decisões e sentença.
Processos Criminais
Lembre-se de verificar sempre o site do Tribunal do seu estado. Aqui vamos usar como exemplo o do Paraná:
- Acesse o site do Tribunal de Justiça do estado onde você precisa pesquisar processo, no caso do Paraná o site é https://www.tjpr.jus.br/consulta-processual;
- Selecione se o processo está no 1º ou 2º grau;
- Digite o número do processo e clique em pesquisar.
Dicas para pesquisar processo judicial e manter o seu acompanhamento de forma mais eficaz e organizada
Agora já foi possível entender como é fácil e prático pesquisar processo e verificar o seu andamento, além de como orientar o seu cliente a realizar essa pesquisa também.
Pensando em te ajudar ainda mais, separamos algumas dicas para facilitar o seu caminho de modo que você tenha uma rotina mais organizada e não corra o risco de perder prazos.
Isso sem falar na possibilidade de ficar sem tempo ou demorar para dar um feedback para o seu cliente, já que sabemos o quão corrida é a vida de um advogado. Confira!
Mapeie os Diários e tribunais
Como você viu nos exemplos, cada estado e tipo de causa possui seu Diário de Justiça, que são responsáveis pela divulgação de atualizações dos processos.
Portanto, é essencial sempre ter anotado onde o seu processo está ocorrendo para pesquisá-lo, além de acompanhar os andamentos e agilizar a consulta.
Uma dica é mapear seus clientes de acordo com suas causas e regiões para que seja mais rápida a busca nos sites corretos dos tribunais, que são diversos como:
- Tribunais Regionais Federais;
- Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado do País;
- Tribunais Regionais do Trabalho;
- Tribunais de Justiça;
- Tribunais de Contas dos Estados;
- Tribunais de Justiça Militar.
Por existir tantos sites, alguns contam com formas rápidas e intuitivas para encontrar informações, enquanto outros podem exigir navegadores e atualizações para o acesso.
Dessa forma, o responsável pela busca de atualizações precisa ter atenção às exigências de cada tribunal.
Monte agendas ou planilhas
Com tantas informações e atividades diárias na sua rotina, é fundamental que você tenha controle de todas as suas atividades e quais delas são prioridades.
Para ajudar a fazer isso, usar agendas e planilhas podem ser muito vantajoso, além de existirem diversas opções gratuitas na internet que você pode usar com sua equipe.
Lembre-se que para elas funcionarem com eficiência é preciso que você tenha foco em atualizá-las constantemente com os dados referentes às movimentações dos processos e prazos, rotina e seus clientes.
Esse método costuma ser mais eficaz para escritórios iniciantes ou menores. Já imaginou ter 1000 processos, publicações e movimentações fora as outras atividades que o seu escritório demanda, para você atualizar diariamente?
Não é impossível, mas com certeza irá tomar uma grande parte do seu tempo e você poderá correr o risco de perder informações muito importantes, principalmente quando pesquisar processo.
Estabeleça rotinas para o controle dos processos
A semana de trabalho de um advogado está longe de ser calma. São muitos afazeres, reuniões e outros aspectos importantes para manter a saúde do escritório em dia.
E na correria muitas vezes é que lembramos que determinada atividade precisa ser feita, como consultar o andamento do processo do cliente que te mandou uma mensagem no início da semana perguntando se você tem alguma novidade.
Por isso, é muito importante criar rotinas tanto para o controle quanto para pesquisar processo ou todas as suas demais atividades rotineiras para que nada passe despercebido do seu controle.
Você não precisa fazer um acompanhamento diário, afinal, é uma tarefa que demanda tempo e atenção, mas também não é algo que pode ser feito apenas uma vez por mês para não correr o risco de perder informações importantes.
Sendo assim, é essencial criar uma rotina de trabalho para acompanhar e pesquisar o processo judicial, delegando funções e tarefas para que esse procedimento não seja feito de maneira solta pelo escritório.
Tenha mais tempo ao automatizar tarefas simples
Muitas vezes os profissionais do Direito acabam gastando muito tempo com tarefas simples e repetitivas o que faz sobrar menos tempo para se atentar a atividades muito importantes, como acompanhar a evolução do processo do cliente.
Uma boa forma de solucionar essa questão é investir em um software de gestão jurídica, como o Advise Hub.
Este sistema utiliza uma tecnologia que ajuda a organizar a sua rotina, ter acesso a documentos como modelos de Jurisprudência, organizar o seu financeiro e várias outras soluções que te ajudam a ter mais tempo para focar no que realmente é importante.
Aproveite para conhecer 5 motivos para você investir e usar ainda hoje um software jurídico.
Controle os prazos
Mais do que acompanhar processo judicial é preciso criar um rígido controle de prazos para que os escritórios não percam datas, envios e comparecimentos obrigatórios e importantes.
Portanto, além da rotina de pesquisar processo e realizar o seu acompanhamento, mantenha um controle sobre os prazos para que as tarefas sejam conferidas e distribuídas pelos responsáveis de acordo com o grau de importância e priorização.
Uma outra dica muito importante é você contar com a possibilidade de imprevistos como depender de resposta de clientes ou documentos de terceiros.
Faça reuniões regulares
Independente de quantos advogados e funcionários o escritório possui, é preciso que aconteça uma comunicação eficiente e que o fluxo de informações ocorra dentro do negócio.
Os problemas de comunicação são grandes vilões das empresas, principalmente dos escritórios de advocacia, e podem atrapalhar muito os processos e andamento dos casos.
É natural que os escritórios contem com advogados de diversas especialidades e cada caso necessite de conhecimentos específicos, mas é importante que ocorra trocas entre todos.
Por isso, mais do que cada um acompanhar e pesquisar processo judicial de forma individual, é importante definir um dia para reunir sua equipe de trabalho e fazer pequenas reuniões.
As reuniões semanais devem ser rápidas, sem tomar muito tempo e servem para que todos possam se atualizar e estar “na mesma página” em relação aos trabalhos desenvolvidos no escritório.
Padronize e mantenha as informações atualizadas
A tecnologia pode te ajudar a ter as informações mais rápido, mas de nada adianta se você não tem registro de todos dados dos processos ou se eles estão perdidos nas diversas pastas e documentos no seu escritório.
Por isso, padronizar esses registros de processos judiciais te ajudará a fazer as pesquisas mais rápidas, evitar erros sérios e principalmente retrabalhos.
Aprender como pesquisar processo judicial à distância é uma excelente estratégia para ganhar tempo sem perder a qualidade do trabalho e ainda conseguir manter o seu cliente sempre atualizado com o andamento do processo.
Se você está com dificuldades de organizar a sua rotina de gestão de pesquisa de processos e fazer o acompanhamento frequente das ações judiciais, o Advise Hub pode te ajudar a mudar esse cenário.
Delegue a função de pesquisar processo para um software jurídico
Nós sabemos que fazer com frequência a pesquisa de processos não é algo simples em meio a corrida rotina de reuniões e audiências.
Além disso, essa é uma tarefa fundamental e que pode demandar muito tempo de uma pessoa da equipe ou até de você.
Para solucionar isso e ainda fazer as pesquisas de processos com eficiência você pode contar com a ajuda de um software jurídico.
Este sistema é capaz de pesquisar processo de maneira automática em todos os Diários e tribunais. Ele ainda notifica por email a cada movimentação todos os envolvidos em cada processo.
Vantagens de ter um software jurídico responsável por pesquisar processo para você
A tecnologia veio para facilitar a vida de todas as pessoas e principalmente dos profissionais do Direito que antes precisavam fazer tantas atividades manuais.
Um software de gestão jurídica permite que você e sua equipe tenham:
- Agilidade no processo de pesquisar processo e de leitura dele;
- Facilidade para editar e corrigir documentos diretamente da plataforma. Assim, além de ganhar tempo, você ainda ensina o sistema a ser mais assertivo nas próximas análises;
- Mais tempo para investir em atividades estratégicas do escritório como reparo de teses e peças jurídicas, além da prospecção de clientes.
Como o seu escritório tem realizado a tarefa de pesquisar processo? Está sendo eficiente e prático? Se a resposta para a segunda pergunta é não, está na hora de você e sua equipe automatizarem essa tarefa.
Para te ajudar a automatizar a atividade de pesquisar processo, você pode contar com o auxílio do Advise Hub, software jurídico da Advise que te permite configurá-lo de acordo com as necessidades do seu escritório e ter mais agilidade e tempo.
Descubra como agora mesmo como o Advise Hub pode transformar não apenas o modo de pesquisar processo assim como a gestão do seu escritório e negócio.