Amplie sua área de atuação: saiba tudo sobre teses tributárias

O Direito Tributário é uma área importante e que exige conhecimentos bastante específicos. Uma imersão neste segmento – mais especificamente nas chamadas Grandes Teses Tributárias – pode agregar muito aos advogados que ainda atuam de forma genérica, mas que estão em busca de um nicho promissor e rentável.

Em síntese, no Direito, chama-se de tese um ponto de vista doutrinário ou jurídico de como a Lei Tributária é interpretada. É papel do advogado nesses casos argumentar juridicamente sobre um entendimento do fisco ou aplicação de uma lei que contraria um direito do contribuinte, buscando reverter ou diminuir uma situação de cobrança de impostos.

Área de teses tributárias pode render ótimos honorários

A estrutura tributária brasileira é uma das mais complexas do mundo e muitos empresários de pequenas e médias empresas, de diversos segmentos, procuram por serviços especializados de escritórios jurídicos que possam cuidar exclusivamente desta área em seus negócios.

Existem atualmente diversas teses consolidadas nos tribunais superiores, e outras que ainda aguardam avaliação, como a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS, a não incidência do INSS sobre diversas verbas indenizatória da folha de salários, a inconstitucionalidade das alíquotas de ICMS sobre energia elétrica e telecomunicações, etc.

Conhecer a fundo essas teses para conseguir na Justiça redução significativa de impostos e restituição dos recolhimentos indevidos dos últimos cinco anos é um trabalho que pode render ótimos honorários.

Vantagem competitiva

Uma das vantagens de quem trabalha exclusivamente com um nicho de mercado é se tornar referência no assunto. Com a experiência acumulada ao longo dos anos e bons cases de sucesso disponíveis para apresentar, a probabilidade de seus próprios clientes praticarem a chamada propaganda “boca a boca” aumenta consideravelmente a busca por seus serviços.

Portanto, estar pronto para atuar neste segmento é um passo fundamental para quem quer se destacar e se tornar referência. As oportunidades de negócio que as teses tributárias apresentam são grandes e dependem unicamente do quão gabaritado o advogado se encontra para conseguir êxito.

Aprendizado online

Uma das formas mais práticas de adquirir conhecimento para iniciar uma atuação neste segmento é por meio de cursos online sobre Direito. Para quem está começando a carreira agora, ou mesmo para quem deseja mudar de área, uma boa opção é procurar se inteirar do assunto de forma rápida, com especialistas renomados na área, sem a necessidade de sair de casa para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *