Independente da área de atuação, um bom atendimento é parte importante para fechar um negócio, seja na contratação de um serviço ou na compra de um produto. No escritório de advocacia não é diferente. Prezar um bom atendimento desde o primeiro contato aumenta as possibilidades de uma longa relação entre advogado e cliente.
Pouco se fala sobre o atendimento na área jurídica. Muitos escritórios focam no conhecimento legal de seus profissionais e deixam “de lado” a recepção ao futuro consumidor dos serviços oferecidos.
Essa falha em entender a prestação de serviços advocatícios como uma prestação de serviços em si pode refletir no momento de fechar o contrato. Pode ser que isso não seja a causa principal da recusa, mas, com certeza, será considerada para a tomada de decisão do cliente.
Como garantir um bom atendimento?
Separamos essas cinco dicas que irão te ajudar a garantir um bom atendimento, aumentar a fidelização e prospectar novos clientes.
#1 Horário
Geralmente nos organizamos para cumprir nossos compromissos sem atrasos. É claro que imprevistos acontecem, mas para entender como um atraso é prejudicial é só lembrarmos das vezes que fomos a uma consulta e não fomos atendidos no horário. O que aparentemente parece ser uma situação pontual, possivelmente resultou em uma série de atrasos que afetaram outros compromissos do nosso dia agendados anteriormente.
Atender no horário combinado é o mínimo a se fazer. Com a rotina que temos hoje, nossos minutos são praticamente contados. Honrar o horário demonstra que você tem comprometimento com seu trabalho e respeito pelo seu cliente.
#2 Apresentação
Além de estar com um visual adequado para receber os clientes, não esqueça de apresentar suas especialidades e relacionar como isso poderá ajudar a pessoa que procura pelos seus serviços. Aproveite para apresentar o escritório também. Um ambiente limpo passa a impressão de que há um cuidado com o local e, ainda, colabora com a saúde das pessoas que frequentam o espaço.
#3 Cadastro de Clientes
Independente se o cliente irá assinar o contrato com o seu escritório, faça o cadastro com as informações de contato dele. Isso se torna importante pois, assim, você irá criar uma relação de confiança com ele. Por meio do envio de emails, como newsletter para informar novidades que possam interessá-lo e mostrar, por exemplo, irá ajudá-lo a se tornar mais informado sobre este ou aquele assunto. Assim, no momento em que o cliente precisar de auxílio jurídico estará mais propenso a escolher seu escritório.
#4 Feedback
Sempre ouvimos dizer sobre o quanto é importante a realização do feedback, principalmente na relação entre empresário e colaborador. No entanto, ele também pode ser uma ferramenta na prestação de serviços. É interessante entender como o cliente se sentiu sendo recebido/atendido em seu escritório.
Quando o escritório se dispõe a perguntar como foi a experiência do cliente em relação ao atendimento, demonstra que há um interesse em sempre melhorar e atender da melhor forma o seu público.
#5 Invista em Marketing Digital
Estar presente nas redes sociais hoje em dia é praticamente uma obrigação. É uma necessidade para “existir” e ser encontrado pelos concorrentes e potenciais clientes. Por isso, o Marketing Jurídico vem ganhando cada vez mais força no meio forense. Essa presença tem também o objetivo de esclarecer e mostrar serviços de profissionais e seus escritórios. Para isso, no entanto, é preciso seguir as regras do Código de Ética e Disciplina do Direito. Recentemente fizemos um artigo que aborda as boas práticas na hora de aplicar ao Marketing Jurídico. Você pode conferir clicando aqui!
Rede sociais, site, textos para blog, emails marketing e newsletter são uma alternativa para prospectar novos clientes. Mesmo parecendo uma atividade, talvez, um pouco difícil a ser feita, no webinar 3 estratégias essenciais prospecção de clientes na advocacia mostramos estratégias eficazes na hora de conseguir mais clientes.
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Olá, gosto muito do sistema de vocês. Já utilizei e sinceramente vocês diferencias que realmente me fazem querer retornar agora.
No entanto, ainda não consigo entender: vocês são expert em prazos, publicações, andamentos. Vocês ainda não tem um software de gestão das rotinas de um escritório? algo como Projuris, Astrea?
Adoraria que tivessem.
Atenciosamente.
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Oi, Claudia! Nosso time de TI está desenvolvendo uma solução que irá auxiliar nesse quesito. Mas, enquanto está na fase de testes, quem sabe um de nossos consultores pode conversar com você e verificar se há algo que atenda sua necessidade? Mande um oi nesse número (43) 98822-1625 que o Lucas irá tirar todas suas dúvidas! 🙂
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