Marketing Jurídico: práticas legais para atrair mais clientes

O Marketing Jurídico tem ganhado notoriedade com a popularização das redes sociais. Afinal, quando se deseja ter informações sobre um produto, por exemplo, recorremos ao Google ou recomendações em nossas redes sociais.

Em novembro de 2016, o Brasil atingiu a marca de um milhão de advogados. Com isso, se destacar em um meio altamente competitivo pode parecer algo um tanto quanto difícil, ainda mais porque o Código de Ética e Disciplina da OAB determina regras a serem seguidas quando se fala de fazer publicidade. Por isso, separamos algumas dicas para colocar o Marketing Jurídico em prática, sem deixar de respeitar as ordenações legais.

O que é Marketing Jurídico?

O Marketing Jurídico é uma estratégia para consolidar a imagem do advogado e escritórios de advocacia. Essa tática segue as determinações do Código de Ética e Disciplina. Para começar a colocar o Marketing Jurídico em prática é importante entender o que o CED permite ao advogado anunciar.

O artigo 28 do capítulo IV do CED diz que:

O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.”

O Provimento Nº 94/2000 estabelece e orienta quais os caminhos que os advogados devem seguir ao fazer Marketing Jurídico.

É possível fazer marketing jurídico?

Como já falamos acima, a OAB possui restrições quanto à publicidade do advogado. Há uma mistificação que se permeia no meio jurídico de que não se pode fazer Marketing. Trabalhar o Marketing Jurídico, tanto para um escritório de advocacia, quanto para o advogado não é tão simples quanto uma empresa anunciar um produto, mas é possível, sim, ganhar notoriedade em um meio tão competitivo.

Segundo o provimento 94/2000, é permitida a publicidade informativa ao advogado. É caracterizado por publicidade informativa a identificação pessoal e curricular do advogado; a divulgação do número da OAB; divulgação de endereço, número de telefone e email. No entanto, de acordo com o provimento, é proibido anunciar em veículos de comunicação como rádio e TV os serviços do profissional.

Dessa forma, as redes sociais são uma ótima oportunidade para conseguir conquistar mais clientes. De acordo com o estudo do comScore, o Brasil, quando se fala do uso de redes sociais, o uso no Brasil é, em média, 60% maior que a média mundial.

Colocando o Marketing Jurídico em prática

Diante das limitações que o CED impõe, se engana quem pensa que fazer publicidade nas redes sociais é simples. Por isso, selecionamos três dicas para expandir o conhecimento de seu escritório.

#1 Linguagem clara

Os clientes – na maioria das vezes – não conhecem o juridiquês. Usar uma linguagem clara, de forma direta e que comunique bem a ideia do conteúdo é básico. Além disso, conheça seu público-alvo e escreva conteúdos que sejam relevantes para a vida prática dele.

#2 Planeje o conteúdo

Fazer o planejamento de conteúdo é simples: abra um calendário e decida quais dias você gostaria de postar. Se os conteúdos serão postados de segunda a sexta, três vezes ou apenas uma vez na semana, por exemplo.

Pense qual estratégia que será melhor para você será a de postar três vezes na semana. Então, busque falar de assuntos com os quais seu público-alvo se identifique. Dica de ouro: se proponha a postar no horário que planejou, pois assim você “educará” seus seguidores que naquele dia, toda segunda às 13 horas, terá um post novo, desse modo eles esperarão pela nova publicação.

#3 Linguagem visual

Ter a mesma linguagem visual para o site, redes sociais e escritório causam uma boa impressão. Do virtual ao real, ter os materiais alinhados demonstram que há um cuidado.

Preservar para que o cliente tenha a mesma experiência é um fator que irá agregar na escolha dele para fechar negócio com seu escritório.

Agora é com você! Coloque em prática os conhecimentos e melhore a atuação de seu escritório nas redes sociais! Quer aprender mais sobre marketing jurídico? Temos uma playlist no YouTube com dicas do advogado Fernando Ricciardi que você pode assistir clicando aqui.


2 Comentários


  1. CURSO ASSISTENTE VIRTUAL

    Oi! gosto muito de seus artigos, informativos e atual. Parabéns

    Responder

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