Para o bom funcionamento dos escritórios e das demandas judiciais, estar com prazos e procedimentos em dia é essencial. Por isso, criar boas estratégias para pesquisar processo trabalhista e acompanhar seus clientes faz toda a diferença no negócio.
Em muitos escritórios, é grande o volume de processos e de informações, e quando essa estrutura é negligenciada muitos erros podem ocorrer, prejudicando a resolução dos processos e dificultando a relação com os clientes.
Como o seu escritório mantém a organização no momento de pesquisar processo trabalhista? Listamos 4 formas para você fazer e não deixar esse processo tão importante de lado, confira!
Processo trabalhista
De acordo com dados do Tribunal Superior do Trabalho, de janeiro a outubro de 2019, existiam 1,5 milhões de ações em andamento de processos trabalhistas em varas de todo o País.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece normas trabalhistas que devem ser seguidas e, a partir dessas regras, busca-se a boa relação e direitos de patrões e empregados.
Porém, nem sempre uma das partes cumpre com os deveres previstos em lei, infringindo direitos trabalhistas, resultando em processos que são formas de resolver conflitos e, na maioria das vezes, ocorre quando um funcionário se sente prejudicado em sua relação e aciona a Justiça.
O processo trabalhista é julgado pela Justiça do Trabalho, que é uma das principais áreas do Poder Judiciário e os órgãos que fazem parte dessa Justiça, são os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e o Tribunal Superior do Trabalho, o TST.
Além deles, em algumas regiões existem também as Varas de Trabalho que são órgãos regionais responsáveis por receberem a primeira instância de um processo trabalhista que, em seguida, é encaminhado para a sua segunda instância no Tribunal Regional do Trabalho.
Quando as ações excedem as competências deste Tribunal, elas são encaminhadas para o Tribunal Superior do Trabalho.
Como pesquisar processo trabalhista?
Algumas formas podem ser seguidas para pesquisar processo trabalhista de forma eficiente e manter o controle dessa atividade em dia, confira algumas delas!
#1 Consulte processos online pelo site dos tribunais
Existem 24 Tribunais Regionais do Trabalho espalhados pelo Brasil, portanto, é preciso pesquisar nos sites correspondentes aos processos de seus clientes.
Ao saber o TRT da região do processo, basta entrar em seu site correspondente e preencher os dados necessários pedidos pelo sistema de busca. Rapidamente, é possível encontrar os processos e acompanhar o andamento e atualizações.
Vale lembrar que, com tantos sites dos tribunais, é preciso estar atento a formas de navegação, exigências de instalações e atualizações de versões para acesso.
Além disso, é preciso contar com sistemas ou planilhas que recebam todas atualizações para que as movimentações sejam acompanhadas pelos advogados.
Quando um escritório não conta com muitos processos e tem casos em uma mesma região, esse é um trabalho que não demanda muito tempo e é possível acompanhar as atualizações de acordo com agendas pré-definidas.
Porém, para aqueles negócios com muitos clientes e espalhados por diversos tribunais do Brasil, abrir diária ou semanalmente todos os tribunais, digitar diversos números de processos e buscar por atualizações — que precisam ser copiadas para novos sistemas ou planilhas — pode dar um grande trabalho e exigir muita atenção, não é mesmo?
Nesse caso, é importante também ter atenção às atualizações, para que elas sejam repassadas internamente e nos sistemas, para que prazos não sejam perdidos e para que não existam grandes problemas com erros humano.
#2 Consulta de processo trabalhista físico pelo site
Ao pesquisar processo trabalhista, por vezes, algumas informações não são encontradas pelo fato de o processo ainda não estar digitalizado. Sendo assim, a pesquisa ocorre um pouco diferente do anterior.
Nestes casos, é preciso saber em qual instância encontra-se a ação e, uma vez que isso esteja definido, é possível seguir com a busca nos campos de pesquisa oferecido pelos sites do TRT.
#3 Acompanhe sites de buscas
Para não precisar entrar em tantos diferentes sites de tribunais e facilitar o trabalho de atualizações, é possível acompanhar sites de busca que reúnem informações de todos os tribunais e Diários Oficiais.
Plataformas como o JusBrasil, uma das mais conhecidas no setor, pedem informações como nome do cliente ou do advogado ou número do processo e, rapidamente as buscas são feitas.
Ferramentas como essa auxiliam e dão agilidade para pesquisar processo trabalhista, porém, ainda exigem grande atenção com números, digitações e com a cópia de informações do site para as planilhas ou sistemas.
Como qualquer trabalho manual, ele exige cuidado com erros e rotinas para que as buscas sejam feitas com frequência.
#4 Utilize automatização
Se sua demanda é alta e pesquisar processos trabalhistas já tem sido um trabalho para sua equipe, por que não automatizar? Unir tecnologia às tarefas do escritório facilita prazos, acompanhamento e monitoramento dessa e de diversas outras atividades.
Os softwares jurídicos, como o Advise Hub, são sistemas que reúnem informações e são capazes de fazer buscas automatizadas, com abrangência nacional e atualização em tempo real.
Dessa forma, basta que os processos sejam cadastrados na plataforma e a cada nova atualização seu escritório é automaticamente notificado. Isso tira a tarefa manual de pesquisas de algumas pessoas, além de diminuir bruscamente erros humanos e reduzir o problema com perda de prazos.
Vale lembrar que, mais do que pesquisar processos trabalhistas, os softwares jurídicos tem acesso à Jurisprudência completa, auxiliando o embasamento de suas defesas. Mais do que isso, os softwares dão diversos benefícios para o negócio e podem atuar em gestão do escritório, contábil e financeira, por exemplo.
Ao automatizar tarefas, os funcionários podem ser redirecionados para atividades mais estratégias e maiores são as métricas e dados do negócio para que as decisões sejam tomadas com maior assertividade.
Pesquisar processo trabalhista é uma tarefa importante e que não pode ser deixada de lado em seu negócio. É preciso entender a sua demanda, seu número de clientes e processos para que essa tarefa seja estruturada de maneira ágil e eficiente, evitando erros e prezando pela qualidade de entrega para o cliente.
Com a facilidade de buscas pela internet, é esperado que seu cliente também faça pesquisas e o escritório não pode ser surpreendido por atualizações das quais ele ainda não tinha mapeado, não é mesmo?
Como o seu negócio está trabalhando na ação de pesquisar processos trabalhistas? Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre o tema e se automatizar e te colocar em outro nível perante os concorrentes fizer sentido para você, que tal testar nossa solução? Vamos pensar juntos na sua gestão jurídica e dar mais assertividade para seu negócio?