Tecnologia no Direito: descubra os softwares e aplicativos que tem facilitado a vida dos advogados e dos escritórios jurídicos no Brasil

A tecnologia tem avançado rapidamente nos últimos tempos e diversos softwares e aplicativos foram criados para facilitar a vida dos advogados.

Na vida tão corrida destes profissionais, tudo o que vem para otimizar tempo é muito bem-vindo. 

Neste artigo listamos os 18 melhores softwares e aplicativos que estão facilitando a vida dos advogados brasileiros, confira abaixo e escolha os que melhor se encaixam às suas necessidades. 

#1 Software Jurídico Advise Hub

O software jurídico da Advise é voltado para a gestão de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas.

Com este software jurídico todas as informações sobre os seus processos, clientes, financeiro e colaboradores ficam armazenadas no mesmo lugar, facilitando as pesquisas durante reuniões com clientes e até mesmo em audiência. 

O melhor deste software é sem dúvidas a praticidade do seu uso, que vai pesquisar diariamente de forma automática as atualizações das publicações dos seus processos e enviar notificações a você. 

Com ele você também poderá realizar pesquisa em massa em todos os tribunais do País que tenham processos de seu escritório e de seus clientes.

Este software realiza buscas diárias do andamento dos processos, com controle de prazos, que conta também com suporte online. 

Além de todas estas funcionalidades, o software jurídico Advise funciona em nuvem, e mantém todos os seus arquivos em servidores que podem ser acessados de qualquer computador ou dispositivo de informática. 

Já a advogada Roseloane Souza da Costa do escritório Costa & Martins Advogados Associados afirmou que:

O sistema da Advise tornou-se uma ferramenta indispensável à minha rotina jurídica de trabalho, razão pela qual a indico sempre que tenho a oportunidade, destacando todas as vantagens oferecidas”.

Ficou interessado em obter todas essas funcionalidades do software jurídico Advise para o seu escritório? Então clique aqui e saiba mais.

#2 Diligeiro

O Diligeiro é um aplicativo ótimo tanto para os advogados que buscam parceiros em outras Comarcas para realizar diligências, como para os advogados que trabalham com a prestação de serviços para advogados na realização de diligências.

Este aplicativo é uma plataforma que pode ser baixado no celular e que também utilizado no computador através do seu navegador de internet.

Este aplicativo reúne advogados correspondentes do Brasil todo, e nele você tem a possibilidade de colocar ali o trabalho que você quer que seja realizado, o local onde do trabalho seja realizado e então o próprio aplicativo vai buscar os profissionais que podem te atender.

Os profissionais cadastrados no Diligeiro possuem avaliações dos trabalhos realizados anteriormente, e assim você poderá realizar uma triagem do melhor profissional para você.

Além de buscar um correspondente para as suas diligências fora da sua Comarca, você também poderá se candidatar para realizar diligências para outros advogados na sua Comarca.

Então, com o Diligeiro você tem a possibilidade tanto de contratar como de ser contratado.

Outro ponto positivo deste aplicativo é que com ele você não precisará gastar com ligações interurbanas, porque dentro do aplicativo você poderá conversar com os profissionais cadastrados por meio de um chat. 

#3 CamScanner

O CamScanner é um aplicativo no qual você conseguirá transformar uma foto do seu celular em um arquivo de PDF.

Além de conseguir adicionar este novo PDF a outros documentos e transformá-los em um arquivo único.

Hoje em dia com os processos digitais, é de extrema importância a utilização de um aplicativo como o CamScanner, que ajudará na otimização dos documentos em PDF para anexar aos processos.

#4 Tomato Timer

Para quem tem dificuldade em focar no trabalho, o aplicativo Tomato Timer pode ser muito útil. 

O aplicativo cronometra pequenos espaços de tempo, no qual a pessoa deverá executar suas tarefas de forma focada.

Especialistas afirmam que a grande maioria das pessoas tem dificuldade em focar em uma única tarefa por longos períodos de tempo, e que o ideal é cronometrar pequenos períodos de tempo para trabalho focado, e após o término deste tempo deve ser realizada uma pequena pausa, antes de retornar ao trabalho focado.

Afirmam ainda os especialistas, que desta forma a realização de trabalhos focados se torna muito mais fácil e eficiente.

E para auxiliar no trabalho focado, você poderá utilizar o Tomato Timer, nele são cronometrados 25 minutos para foco total seguidos de uma pausa de 5 minutos.

#5 Appear.in

O Apper.in é um aplicativo no qual você poderá enviar um link para as pessoas com as quais você deseja uma reunião, e automaticamente é criada uma sala no aplicativo para todos os convidados.

O melhor de tudo é que com este aplicativo, os convidados para a reunião não precisam se cadastrar e se logar para entrar na sala de reuniões, pois, basta clicar no link recebido. 

Este aplicativo é muito simples de se utilizar, e facilita muito a vida dos advogados que sempre estão realizando reuniões à distância e conference calls.

#6 Prezi

Advogados estão sempre se reunindo com clientes para apresentar suas estratégias de trabalho e também informar seus clientes sobre os andamentos de seus processos.

O aplicativo Prezi é uma ferramenta que vai te auxiliar nessas apresentações, com ele você criará uma apresentação no seu computador e poderá rever estas apresentações no seu celular. 

Ainda, com este aplicativo você poderá realizar apresentações online de forma dinâmica e intuitiva.

Este aplicativo cria identidade visual inteligente e personalizável, podendo ser acessados de forma online e off-line.

Esta ferramenta é paga, mas você poderá realizar uma período de teste grátis que dura 14 dias. 

#7 Pocket

O Pocket é um aplicativo gratuito que vai guardar para você links para leituras posteriores, e também enviará a você links relacionados aos que você guardou e que podem também ser de seu interesse. 

Com este aplicativo você não perde nenhum link de texto interessante ou notícia que você não tem tempo disponível para ler no momento.

#8 Feedly

O advogado hoje precisa estar muito bem informado, você precisa conhecer as atualizações legislativas, o andamento jurisprudencial, novos assuntos, novas notícias jurídicas sobre a sua área de especialidade.

E você sabe que dá muito trabalho acessar vários sites para obter todas estas informações.

Imagine quantos sites hoje são fontes de referência para que você possa se informar diariamente sobre os assuntos jurídicos de seu interesse.

Agora imagina se você pudesse agregar todas estas fontes de informações em um único lugar, em uma única tela, onde você possa consultar notícias que têm relevância para o seu dia a dia.

Para isto você precisa de um agregador, de um leitor de feed que basicamente faz isso, que é um software em que você insere os links dos sites de seu interesse.

E este software diariamente atualiza o seu feed com notícias, te dando base informacional para isso. 

O Feedly é um software que organizará o seu feed com as notícias de todos os sites jurídicos que você costuma consultar, todos em um mesmo lugar. 

Este software é uma ferramenta muito simples de se utilizar e de forma gratuita, que vai agregar dentro da sua área de atuação as fontes de informação e de Jurisprudência. 

banner prazos processuais

#9 Google Primer

Hoje é de extrema importância para os advogados o desenvolvimento de habilidades de negócios e marketing (permitidos pela OAB).

O Google Primer é um aplicativo desenvolvido pelo Google, com aulas e exercícios para desenvolver estas habilidades.

Nele você poderá aprender sobre marketing digital, conteúdo, métricas e publicidade.

Todos estes cursos do Google Primer são gratuitos, e apesar de não ser um aplicativo voltado para a advocacia, ele apresenta cursos muito relevantes para quem deseja elaborar estratégias assertivas de marketing.

Com ele você poderá aprender as técnicas utilizadas no mercado e aplicá-las à advocacia.

Com ele você poderá aprender técnicas de inbound marketing, que a técnica permitida pela OAB, para divulgar o seu escritório de advocacia e chegar a uma esfera maior do mercado através da internet, vale muito a pena conhecer este aplicativo.

#10 Scanner Pro

O Scanner Pro é um aplicativo que é um scanner de mão. 

Com ele você poderá escanear documentos por meio do seu celular e após, poderá enviá-los diretamente para o seu email ou salvar em uma nuvem.

Este aplicativo é perfeito para advogados, porque você terá a possibilidade de escanear qualquer documento em qualquer lugar com o seu celular.

Para escanear o documento, basta abrir o aplicativo e tirar uma foto, que o aplicativo criará automaticamente um PDF desta foto para você. 

#11 STJ

O aplicativo STJ é um aplicativo oficial do Superior Tribunal de Justiça, no qual você poderá acessar o andamento de processos que tramitam neste tribunal.

Para acesso aos processos pelo aplicativo basta ter em mãos a classe e o número do processo, ou o número da OAB do advogado, ou o nome de uma das partes, número de registro ou o número do CNJ.

Este aplicativo é ótimo para consultar o andamento processual e a Jurisprudência pelo celular quando você estiver fora do escritório.

#12 Supremo em Ação

O aplicativo Supremo em Ação é um aplicativo oficial do Supremo Tribunal Federal, desenvolvido especialmente para advogados.

Este aplicativo permite o acesso ao andamento de processo em andamento no Supremo Tribunal Federal, bem como acesso à Jurisprudência do Tribunal.

Para acessar um processo, basta ter em mão o número do processo ou o nome de uma das partes.

Ele também permite o acesso a dados dos Ministros do STF, a quantidade de processos do acervo do Tribunal, processos distribuídos, processos baixados e decisões das turmas ou dos Ministros.

#13 GotoMeeting

O GotoMeeting é um ótimo aplicativo para advogados que precisam realizar reuniões com clientes em outras cidades ou com clientes que não podem se dirigir até o escritório.

Com ele você poderá realizar reuniões por videoconferência de qualquer lugar que tenha conexão com a internet.

Com o tempo escasso e o trânsito cada vez mais caótico nas grandes cidades, um aplicativo como o GotoMeeting pode facilitar muito a vida dos advogados na hora de realizar reuniões, seja com clientes ou colaboradores.

#14 Hours

O aplicativo Hours é perfeito para quem precisa otimizar o tempo ao longo do dia. 

Com ele você poderá registrar todas as suas atividades e saber com precisão quais atividades tomam mais do seu tempo ao longo do dia.

Consequentemente, com o registro de todas as suas atividades e o tempo dispendido em cada uma delas, você aumentará a sua produtividade.

Este aplicativo também é perfeito para advogados que cobram por horas trabalhadas, pois o Hours permitirá a você uma melhor administração do tempo trabalhado e uma maior transparência com os seus clientes.

#15 Vade Mecum

O Aplicativo Vade Mecum é um aplicativo pago, mas vale muito a pena, porque ele está sempre atualizado com as mais recentes alterações legislativas.

Neste aplicativo você encontrará todos os códigos e leis. Com ele você poderá realizar buscas pelo número da lei, ou caso você não lembre da numeração, basta colocar o nome popular da lei que o aplicativo encontra para você.

E dentro das leis, você fazer a busca pelo número do artigo e também pelo assunto que você está procurando dentro da lei.

Com o aplicativo Vade Mecum será capaz de realizar marcações nas leis e também anotações. 

#16 DocuSign

Em tempos de processo eletrônico é muito importante para os advogados a utilização de um aplicativo que permite a assinatura digital de documentos.

Com o DocuSign você poderá assinar digitalmente todos os seus documentos em formato PDF, bem como enviá-los para qualquer pessoa.

Este aplicativo é gratuito, mas também possui uma versão paga, na qual você poderá organizar a ordem de assinatura de documentos de acordo com a sua necessidade.

#17 Linklei: a rede social juridica

O Linklei é a rede social dos advogados, muito parecida com o Linkedin. Nele você poderá ampliar sua rede de contatos e de network, gerando assim mais oportunidades de negócios. 

Esta rede social para advogados é gratuita e também pode ser utilizada por bacharéis em Direito e estudantes de Direito. 

Nele você também terá acesso a informações atualizadas relativas ao universo jurídico, oportunidades de emprego e ferramentas de gestão para o seu escritório de advocacia.

Ainda, nele você poderá entrar em grupos de discussão jurídica, terá acesso a modelos de peças e artigos jurídicos. 

#18 Freelaw

O Freelaw é um aplicativo para trabalhar com suas equipes de advogados e estagiários de forma online.

Com este aplicativo você poderá encontrar parceiros de trabalho com segurança, como correspondentes jurídicos para realizar diligências e audiências para você em outros estados.

A negociação com os parceiros de trabalho que você encontrar no Freelaw serão livres e gratuitas, tanto para quem precisa de um correspondente quanto para quem é correspondente.

O Freelaw visa a integração entre advogados parceiros de todo o País com agilidade, qualidade e segurança. Ficou interessado em conhecer todos os benefícios que os softwares jurídicos podem trazer para o seu escritório? Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *