Por que contar com auxílio jurídico em leilões?

Existem muitas formas de se garantir um bom negócio, principalmente quando falamos de imóveis ou carros. Um dos mais procurados e viáveis são os leilões, onde é possível conseguir preços bastante atrativos.

Porém, saber o que é leilão, é um passo essencial para entender como ele funciona, pois existem alguns processos legais. Por isso, é bom contar com um bom auxílio jurídico especializado para te ajudar.

Mas, para prosseguirmos, precisamos entender como funciona cada modalidade de leilão. Fique tranquilo, porque iremos explicar isso ao decorrer do texto.

Basicamente, eles são separados por dois modelos:

Leilão judicial
Nesta modalidade, o bem que irá receber os lances geralmente está atrelado a algum processo judicial, devido a falta de pagamento.
Com isso, o credor confisca esse bem do devedor e o leva para leilão, a fim de conseguir o valor para cobrir a dívida.

Leilão extrajudicial
Diferentemente da modalidade acima, o leilão extrajudicial não possui nenhum processo judicial em tramitação.
Os bens leiloados geralmente são casos em que a lei permite que eles sejam leiloados, como imóveis adquiridos por alienação fiduciária, e o devedor não consegue quitar sua dívida, perdendo o bem para o banco.

Mas por que preciso de ajuda legal?
Um advogado é muito útil em leilões, principalmente nos jurídicos. Com ele ao seu lado, poderá garantir que todo o trâmite seja feito dentro dos termos da lei, sem resultar em dores de cabeça para você.

Além disso, ele também vai ter um olhar mais técnico para avaliar o bem que será arrematado e te dizer no final se compensa, ou não, o investimento.
Sem contar que, caso o valor do lance final for maior do que o devido, o advogado garante que o valor restante retorne para o comprador.

Isso vai ajudar você a economizar dinheiro durante o leilão, principalmente porque o profissional vai ajudar você na condução de toda a documentação necessária. Com isso, você vai poder prestar atenção em outros detalhes mais urgentes.

Além disso, em casos mais específicos, com conversas prévias, o advogado pode ir até o leilão e fazer lances, de acordo com a vontade do contratante. Isso é bastante comum, principalmente em quem já possui grande experiência no mercado imobiliário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *