Você sabe quais são as maneiras mais fáceis de consultar processo criminal?

Quantas vezes você já utilizou a internet para tirar uma dúvida ou para descobrir como fazer algo? Inúmeras vezes, certo? A internet veio para facilitar a vida de muitas pessoas e, por isso, é uma ótima aliada na correria do dia a dia de um advogado, inclusive para consultar processo criminal.

Além de ser uma excelente fonte de pesquisa, muitos Tribunais disponibilizam diversos recursos para otimizar o tempo dos profissionais de Direito e evitar idas desnecessárias à comarca.

Um desses recursos é a consulta de processo criminal. Direto no site você advogado pode ter acesso aos andamentos e fases dos processos judiciais.

Neste artigo nós vamos te mostrar como consultar o seu processo criminal na internet. Vamos lá, então? Fique à vontade e aproveite a leitura!

Como consultar processo criminal na internet

A consulta a processos, seja trabalhista, previdenciário, civil ou criminal é pública, ou seja, qualquer uma das partes envolvidas pode fazer a pesquisa para acompanhar o andamento da ação se estiver com o número do processo ou nome de uma das partes envolvidas.

É importante ressaltar: no caso dos processos criminais, existem alguns que não podem ser pesquisados por qualquer pessoa ou que podem ocorrer em segredo de justiça por envolver imagens, detalhes e provas que não podem ser divulgadas.

Para pesquisar esses processos é preciso que você advogado se direcione pessoalmente no cartório em que se encontra registrado e solicite uma senha de acesso.

Existem várias formas de acompanhar o seu processo criminal e uma das mais fáceis e que não requer que você se desloque até o fórum é pesquisar diretamente no site do Tribunal.

Mas caso o processo criminal que você esteja buscando seja mais antigo, o acompanhamento dele não estará disponível em meio eletrônico, apenas físico.

Dessa forma, você deverá se dirigir ao fórum para consultá-lo.

Quais informações posso ter acesso ao consultar meu processo criminal pela internet?

Quando trata-se de consultar processo criminal é importante ter conhecimento de quais informações você terá acesso. Confira a seguir:

  • Status do prazo para alguma das partes;
  • Disponibilidade para consulta na secretaria;
  • Se há algum despacho;
  • Se o processo já está concluso para julgamento;
  • Manifestações apresentadas pelas partes;
  • Julgamento e audiências agendadas;
  • Se já houve alguma decisão por parte do juiz;
  • Se o processo está paralisado e há quanto tempo; 
  • A fase em que se encontra o processo.

Como consultar processo criminal pelo número

Para consultar processo criminal usando o número dele, você precisa seguir o seguinte passo a passo:

  • 1º Passo: Abra o navegador no seu celular ou computador e acesse o site do Tribunal de Justiça do seu estado 
  • 2º Passo: Clique na opção “processos” e em seguida na opção “acompanhamento processual”. Se o seu caso estiver em segunda instância é necessário que você clique no site na opção “Consulta de Processo em 2º Grau” para ter acesso ao andamento do processo.
  • 3º Passo: Na opção “consultar por”, selecione “número do processo” e insira de forma corrida, sem barras e números, os 14 caracteres no campo indicado. Caso no seu processo conste apenas 11 números, procure os 3 números restantes, que são referentes a cidade, do lado esquerdo onde está escrito TJ/Comarca.
  • 4º Passo: depois de inserido todos os números é só inserir o código de segurança e clicar no botão pesquisar.

Como consultar processo criminal pelo nome

Quando você decide consultar o seu processo criminal usando o seu nome o passo a passo é:

  • 1º Passo: Abra o navegador no seu celular ou computador e acesse o site do Tribunal de Justiça do estado onde ocorre o processo.
  • 2º Passo: Clique na opção “processos” e em seguida na opção “acompanhamento processual”. Se o seu caso estiver em segunda instância é necessário que você clique no site na opção “Consulta de Processo em 2º Grau” para ter acesso ao andamento do processo.
  • 3º Passo: Na opção “consultar por”, selecione pesquisar por “nome da parte”. Pode ser tanto da vítima quanto do acusado. 
  • 4º Passo: Depois de preencher os dados, clique em pesquisar para que os resultados da busca sejam exibidos.

Lembre-se de que pode haver inúmeros processos com nomes idênticos, por isso, busque pesquisar pelo nome completo e não esqueça de confirmar todas as informações no processo para ter certeza de que o resultado encontrado pertence ao seu cliente.

Caso o processo que envolva o seu cliente tramite em segredo de justiça, os resultados disponibilizados pelo buscador podem aparecer incompletos.

Isso acontece porque é necessário um número e senha para ter acesso completo a todas as informações do processo.

Como consultar processo criminal pelo CPF

Para realizar a consulta processual criminal usando o CPF você deve realizar o passo a passo abaixo:

  • 1º Passo: Abra o navegador no seu celular ou computador e acesse o site do Tribunal de Justiça do estado onde ocorre o processo.
  • 2º Passo: Clique na opção “processos” e em seguida na opção “acompanhamento processual”. Se o seu caso estiver em segunda instância é necessário que você clique no site na opção “Consulta de Processo em 2º Grau” para ter acesso ao andamento do processo.
  • 3º Passo: Na opção “consultar por”, selecione pesquisar por “documento da parte”. Você pode inserir tanto o número do RG quanto do CPF de uma das partes envolvidas.
  • 4º Passo: Depois de preencher os dados, clique em pesquisar para que os resultados da busca sejam exibidos.

Conheça outras formas de pesquisar o seu processo criminal.

Vantagens de consultar um processo criminal pela internet

Tudo o que você faria no tribunal você pode hoje fazer no conforto do seu escritório ou até da sua casa por causa das facilidades que a internet proporciona.

Os portais dos tribunais trazem todas as informações que você precisa para atualizar os prazos dos seus processos e orientar os seus clientes sobre o andamento.

Com apenas alguns cliques, e uma simples e rápida consulta na internet, você economiza tempo e fica por dentro das principais informações processuais sem ter que se deslocar para o fórum:

  • A fase em que se encontra o processo;
  • Se está correndo prazo para alguma das partes;
  • Se o processo está disponível para consulta na secretaria;
  • Se o processo está concluso para julgamento ou algum despacho;
  • Se já houve algum tipo de decisão;
  • Há quanto tempo o processo está paralisado sem andamento, dentre outras informações.

Descubra aqui como um software jurídico pode fazer você ganhar tempo e evitar tarefas manuais e trabalhosas.

Por que é tão importante realizar com frequência consulta processual?

Engana-se quem pensa que realizar consulta processual periodicamente é uma tarefa que não vai trazer ganhos no futuro, como economia de tempo.

Imagine que você tem uma reunião marcada com o seu cliente e deixa para o dia agendado para analisar como está o andamento do processo dele.

Nesse momento tudo pode acontecer: o site do tribunal travar ou estar indisponível, você não conseguir achar a informação ou ver que não houve nenhuma mudança e, por isso, essa reunião não seria necessária.Quando você advogado tem a rotina de analisar e atualizar com frequência o status dos seus processos, é possível antecipar todas essas situações acima.

Se envolva no processo de consulta

Tarefas administrativas como essa exigem procedimentos e organização, afinal, quanto maior o volume de processos criminais do seu escritório, mais consultas deverão ser feitas para acompanhar as atualizações.

Por se tratar de uma tarefa administrativa, muitas vezes elas não são feitas pelos próprios advogados, mas sim por secretários ou estagiários no escritório.

Como acompanhar seu processo criminal em meio a pandemia?

O cenário de isolamento causado pelo Coronavírus tem reinventado a forma como o judiciário e os operadores do Direito lidam com os processos e clientes.

Com fóruns e tribunais fechados, audiências e sessões suspensas, surgem inúmeras dúvidas como:

  • Meu processo ficará parado?
  • Meu cliente vai ficar preso quanto tempo sem audiência? 
  • Quando os julgamentos acontecerão?

Uma coisa é certa: não há uma resposta para essas e outras perguntas.

Mais do que nunca, o Poder Judiciário está sobrecarregado de processos, o que faz com que tanto você advogado quanto o seu cliente fiquem “no escuro” a respeito de datas.

Uma alternativa que o Judiciário encontrou para evitar a sobrecarga e não prejudicar os envolvidos é realizar audiências virtuais (videoconferência).

Acompanhar o flagrante ainda é permitido, desde que você advogado siga corretamente todos os cuidados com a saúde.

Também é possível peticionar nos autos eletrônicos pugnando pela soltura imediata do seu cliente ou então a fixação de medidas cautelares.

Os plantões judiciários também estão funcionando. No caso de pedidos urgentes, está ocorrendo a apreciação tanto pela 1ª quanto pela 2ª instância. O curso das ações penais permanece suspenso e sem previsão de retorno.

Dicas de como otimizar as suas consultas de processos criminais

Todo advogado sabe que tempo é sinônimo de dinheiro e por isso é muito importante deixar todos os processos o mais eficiente possível para evitar perda de informações, atrasos e erros.

Para te ajudar a otimizar a sua rotina de consultas, separamos algumas dicas fundamentais que vão facilitar a sua rotina de manter os processos criminais sempre em dia e ajudar a manter o seu cliente sempre atualizado. Confira!

Fixe um horário para consultar

Independente de quantos funcionários existam em seu escritório ou quantos clientes tenha, é preciso definir um momento específico do dia ou da semana para fazer a gestão dos processos.

Seja revisar os andamentos, acompanhar publicações, dar feedback para o cliente ou organizar os prazos.

Com o dia determinado, você consegue fazer essa atividade com mais rapidez e evita que ela fique esquecida por conta da rotina corrida. Você também pode optar por uma ferramenta como o Advise Hub que já faz toda essa busca automática por você.

Use planilhas

Com tantas informações e atividades diárias na sua rotina, é fundamental que você tenha controle de todas as suas atividades e quais delas são prioridades.

Para ajudar a fazer isso, usar agendas e planilhas pode ser muito vantajoso, além de existir diversas opções gratuitas na internet que você pode usar com sua equipe.

Lembre-se que para elas funcionarem com eficiência é preciso que você tenha foco em atualizá-las constantemente com os dados referentes às movimentações dos processos, prazos, rotina e clientes.

Gestão das tarefas

Às vezes perdemos muito tempo com tarefas rotineiras e manuais e acabamos ficando sem tempo para atividades mais estratégicas que nos deixam mais próximos dos resultados e dos clientes.

Uma forma de mudar esse cenário é unindo a tecnologia aos seus processos.

Softwares como o da Advise automatizam o acompanhamento de processos fazendo com que você tenha mais tempo para se preocupar apenas com análises dos dados e tomada de decisões.

Padronize e mantenha as informações atualizadas

A tecnologia pode te ajudar a ter as informações mais rápido, mas de nada adianta se você não tem registro de todos dados dos processos ou se eles estão perdidos nas diversas pastas e documentos no seu escritório.

Por isso, padronizar esses registros de processos judiciais vai te ajudar a fazer as pesquisas mais rápidas, evitar erros sérios e principalmente retrabalhos.

Dica final e imperdível sobre como consultar processo criminal: automatize essa tarefa

É isso mesmo que você leu! Delegue essa função de atualizar o seu processo criminal para um software jurídico como o Advise Hub.

Muitas vezes os profissionais do Direito acabam gastando muito tempo com tarefas simples e repetitivas, o que faz sobrar menos tempo para se atentar a atividades muito importantes, como acompanhar a evolução do processo do cliente.

Esse tipo de sistema utiliza uma tecnologia que ajuda a organizar a sua rotina, ter acesso a documentos como modelos de Jurisprudência, organizar o seu financeiro e várias outras soluções que te ajudam a ter mais tempo para focar no que realmente é importante.

Como você viu, consultar os seus processos criminais pela internet é bem prático e te ajuda a ganhar tempo no dia a dia.

Mas vale lembrar que apesar da praticidade, a consulta do processo criminal pela internet não dispensa a necessidade de você ir até o fórum averiguar se as informações condizem com as que foram apresentadas na consulta online.

Aprender como consultar processo criminal à distância é uma excelente estratégia para ganhar tempo sem perder a qualidade do trabalho e ainda conseguir manter o seu cliente sempre atualizado com o andamento do processo. Então, aproveite para conhecer agora mesmo o Advise Hub e tornar ainda mais produtiva sua rotina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *