Pesquisar processo criminal: 5 formas de fazer

Os processos são o que fazem os escritórios funcionarem e, através deles, são exercidos o Direito pelos advogados. Por isso, para que uma empresa de advocacia funcione de forma adequada, dentro dos prazos e com bons procedimentos, é imprescindível ter boas estratégias para pesquisar processo criminal, ou de qualquer outra natureza, e acompanhar os clientes.

Um grande problema que acontece em muitos escritórios é justamente sobre a falta dessa gestão em relação às pesquisas de processos. Por vezes, é grande o volume de demandas correndo ao mesmo tempo, o que é ótimo para o sucesso de um negócio, certo?

Porém, muitos processos ficam perdidos já que os advogados não dão conta de se manterem diariamente atualizados sobre os andamentos e, muitas vezes, essas tarefas de busca passam por secretários ou estagiários.

Para que não exista negligência, perda de prazos e outros pormenores que podem prejudicar a resolução dos processos e a relação com os clientes e grandes erros manuais, é preciso contar com boas estratégias para pesquisar processo criminal.

Pensando em te ajudar nessa importante tarefa, reunimos 5 formas de fazer para que seu escritório analise o que melhor faz sentido em seu cenário e comece já com essa estruturação!

Processo criminal

Antes de citar as formas de pesquisar processo criminal, vale a pena situarmos sobre ele. De forma direta e resumida, esse tipo de processo envolve a acusação, feita pelo Ministério Público e Promotor de Justiça e o advogado de defesa, seja público ou particular.

Esse tipo de processo se inicia no inquérito policial e o Delegado é o responsável pela investigação e apuração, reunindo provas como testemunhas, depoimentos, documentos, perícia, imagens, filmagens, entre outros, da acusação e defesa para a composição do inquérito.

Esse inquérito pode ser arquivado ou seguir andamento através do indiciamento apontando os suspeitos investigados. Esse inquérito é então enviado ao Ministério Público, que decide se oferece ou não a denúncia.

Com a denúncia aberta, ela é enviada para a Vara de Justiça ou Justiça Criminal, passando para outro nível, sendo a partir daí Judiciário e conduzido pelo juiz de Direito. O acusado passa a ser chamado de réu e aqui ele será condenado ou absolvido. Cabe recurso para as decisões.

O recurso pode passar por várias instâncias no trânsito em julgado e, quando não há mais possibilidades de recorrer, o processo acaba.

Como pesquisar processo criminal?

Algumas formas podem ser seguidas para pesquisar processo criminal de forma eficiente e manter o controle dessa atividade dentro de sua estratégia, confira algumas delas!

#1 Busca pelo inquérito policial

O inquérito policial é o primeiro passo para se iniciar um processo criminal. Ele ainda não se trata de um passo na Justiça, mas ao contrário do que muitos dizem, ele não é apenas uma peça ilustrativa, e tem um papel fundamental para a instrução do processo criminal e de sua condução.

Muitas das informações colhidas inicialmente pelo inquérito são utilizadas na fundamentação de uma sentença condenatória e, ainda que ele não corra na Justiça, é possível que o advogado responsável tenha acesso a esse inquérito.

O acesso ao inquérito é um direito do advogado penal ou criminal já que esse é considerado também uma ferramenta de trabalho e pode ser acessado integralmente ou parte dele apresentando ao Delegado ou Promotor a documentação que reconheça o profissional como procurador do cliente.

Infelizmente, diferentes dos processos, nem todos os inquéritos já se encontram disponibilizados de forma digital. Sendo assim, vale a pena consultar as delegacias responsáveis pelo caso para busca de informações online. Porém, pode ser que seja preciso fazer o “método antigo” e comparecer presencialmente para obter informações.

O inquérito policial é de cunho administrativo e seu destino é o Ministério Público. Quando o inquérito chega ao nível de processo, mudam-se os caminhos de busca das atualizações.

#2 Consulta pelo site do Tribunal de Justiça

Quando o inquérito passa para a fase de processo sua responsabilidade é do Ministério Público e ele é julgado pelo Tribunal de Justiça, facilitando o acesso digital aos sistemas correspondentes.

Nesse caso, basta pesquisar no site do tribunal correspondente de seu estado e região, digitar os dados necessários pedidos pelos diferentes sistemas de busca e, rapidamente, são encontrados o processo e seu andamento.

Pesquisar no site do tribunal é ir direto a fonte, porém, vale lembrar que nessa pesquisa é preciso ter atenção com os sistema e planilhas internas para que sejam atualizadas para que as movimentações não sejam perdidas pelos responsáveis do caso.

Pesquisas pelos tribunais exigem atenção e rotina programada e pode se tornar uma dificuldade em grandes escritórios, que contam com enormes demandas e casos de diversos tribunais, não apenas o de Justiça, espalhados pelo País.

#3 Acompanhe o Portal da Transparência

Os inquéritos policiais que foram apresentados ao Ministério Público, que fazem a ação penal, são também disponibilizados no Portal da Transparência do Ministério. Através de alguns filtros é possível encontrar processos e acompanhar sua tramitação, com atualizações de lançamentos, ocorrências, íntegras, movimentações, distribuições.

#4 Pesquise em sites de buscas

Para que seus advogados ou secretários não precisem acessar tantos tribunais e fazer buscas por diversos filtros, o trabalho de atualizações pode ser facilitado por sites de busca que reúnem informações de tribunais e Diários Oficiais.

Sites como o JusBrasil ajudam nessa função e, a partir de algumas informações, rapidamente é possível encontrar os processos e acessar seu andamento.

Vale dizer que, mesmo com maior agilidade para pesquisar processo criminal, essa ainda é uma ferramenta manual, que exige atenção aos números, digitações e cópias de informações para seu sistema interno.

#5 Automatize seu escritório

Para não se preocupar com erros de buscas e atividades manuais divididas entre os componentes do escritório, utilizar a tecnologia ao seu favor é a melhor opção para o negócio.

Ao automatizar tarefas e contar com softwares jurídicos, é possível ter um sistema que reúne informações de todo o País e fazem buscas de forma automáticas. Sendo assim, basta cadastrar seus processos criminais e a cada nova atualizações o escritório é automaticamente notificado.

Os softwares jurídicos tiram tarefas manuais de seus colaboradores, diminuem erros de trabalho e eliminam a perda de prazo por falta de encontrar informações no tempo correto.

Com um sistema para escritório todos os envolvidos acompanham automaticamente seus processos e não deixam as tarefas passar, melhorando também o relacionamento com os clientes que, naturalmente, fazem pesquisas por conta própria para saber o andamento de seu processo.

Vale lembrar que, além de pesquisar processos criminais automaticamente, os softwares jurídicos têm acesso à Jurisprudência, dando embasamento para suas defesas e pode colaborar em diversos setores como, financeiro, calendário, entre outros.

Pesquisar processo criminal e estar atualizado é uma tarefa que não pode ser deixada para depois dentro de seu negócio. Por isso, é essencial entender sua demanda, seus clientes e buscar por soluções para que seus processos e gestão sejam sempre facilitados.

Como o seu escritório age para pesquisar processos criminais? Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema e inove em sua gestão jurídica com automações. Teste nossa solução e coloque seu escritório em novos patamares!

Advise Software Jurídico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *