Você sabe como consultar processo judicial e otimizar o seu acompanhamento?

Para quem está começando no mundo do Direito e ainda está se familiarizando com os termos e rotina do ramo, saber como consultar processo judicial ou acompanhar sua evolução pode parecer um pouco mais complicado do que o normal.

Ter acesso prático e rápido ao seu processo judicial, além de ajudar a manter o cliente atualizado, possibilita que você e o seu escritório possam se planejar melhor, ter mais tempo para outras atividades e antecipar resultados para evitar surpresas desagradáveis.

Para te ajudar a saber como consultar o seu processo judicial, separamos neste artigo um passo a passo e algumas outras dicas fundamentais para você otimizar esse procedimento. Então, vamos conferir?

Como consultar processo judicial?

Se você ainda estiver na faculdade ou se acabou de entrar no mercado, saiba que entender alguns processos e termos jurídicos pode facilitar essa jornada de pesquisa.

Compreender o tipo de ação, os órgãos relacionados, as competências deles e quais etapas cada um tem é determinante para você consultar o processo de forma rápida e assertiva.

Aproveite para ler e conferir o que mudou no Código de Processo Civil.

Passo a passo de como consultar processo judicial

Se antes era preciso passar horas procurando as publicações no Diário de Justiça com nome do advogado, recortar páginas de jornais, guardar papéis, ter diversas pastas e documentos, agora com a internet isso é diferente.

Você não precisa gastar principalmente tempo e recursos para comparecer aos fóruns para verificar os andamentos de processos.

Vantagens de consultar um processo judicial pela internet

Tudo o que você faria no tribunal você pode hoje fazer no conforto do seu escritório ou até da sua casa por causa das facilidades que a internet proporciona.

Os portais dos tribunais trazem todas as informações que você precisa para atualizar os prazos dos seus processos e orientar os seus clientes sobre o andamento.

Com apenas alguns cliques, e uma simples e rápida consulta na internet, você economiza tempo e fica por dentro das principais informações processuais sem ter que se deslocar para o fórum:

  • A fase em que se encontra o processo;
  • Se está correndo prazo para alguma das partes;
  • Se o processo está disponível para consulta na secretaria;
  • Se o processo está concluso para julgamento ou algum despacho;
  • Se já houve algum tipo de decisão;
  • Há quanto tempo o processo está paralisado sem andamento, dentre outras informações.

Agora você vai conhecer algumas formas de consultar o seu processo judicial de maneira prática

O primeiro passo para saber como consultar processo judicial é saber em qual tribunal ele está tramitando (Justiça do Estado, do Trabalho, Tribunal Regional Federal, Eleitoral, Justiça Militar).

Depois é só acessar o site do órgão competente e ter em mãos:

  • Número do processo;
  • Nome completo de uma das partes envolvidas.

Como consultar processo judicial na internet?

Vamos usar como exemplo um processo na Justiça do Trabalho. O procedimento é o mesmo para os outros tribunais, o que pode mudar é o local no site onde você irá fazer a consulta.

  1. Entre no site http://www.tst.jus.br/;
  2. Clique na aba “Institucional” e depois na sub aba “Justiça do trabalho — TRT”;
  3. Clique no TRT da região do processo;
  4. Ele irá te direcionar para uma outra página onde irá solicitar os dados do processo.

Como consultar processo judicial digitalizado?

O passo a passo é bem simples:

  1. Acesse o site do TRT da sua região;
  2. Clique na aba “PJe (Processo Judicial Eletrônico)”;
  3. Irá abrir nova janela onde você irá clicar no campo “Acesso ao PJe (TRT2)”;
  4. Clique em “Consulta Processual”;
  5. Preencha os campos com o número do seu processo.

Dicas de como otimizar as suas consultas de processos judiciais

Separamos aqui em detalhes algumas dicas fundamentais na hora de saber como consultar processo judicial.

Fixe um horário para consultar

Independente de quantos funcionários existam em seu escritório ou quantos clientes tenha, é preciso definir um momento específico do dia ou da semana para fazer a gestão dos processos.

Seja revisar os andamentos, acompanhar publicações, dar feedback para o cliente ou organizar os prazos. Com o dia determinado, você consegue fazer essa atividade com mais rapidez e evita que ela fique esquecida por conta da rotina corrida.

Você também pode optar por uma ferramenta como o Advise que já faz toda essa busca automática por você.

Confira os Diários Oficiais e tribunais

Como cada estado e causa possuem o seu Diário de Justiça, que são responsáveis pela divulgação das atualizações dos processos. Saber onde o processo judicial está tramitando é essencial para uma pesquisa mais rápida.

Uma outra dica para otimizar e agilizar a sua consulta frequente de processos judiciais é organizando os seus clientes de acordo com suas causas e regiões. Dessa forma, você consegue pesquisar nos Diários Oficiais e tribunais com mais agilidade.

Gestão das tarefas

Às vezes perdemos muito tempo com tarefas rotineiras e manuais e acabamos ficando sem tempo para atividades mais estratégicas que nos deixam mais próximos dos resultados e dos clientes.

Uma forma de mudar esse cenário é unindo a tecnologia aos seus processos. Softwares como o Advise Hub automatizam o acompanhamento de processos fazendo com que você tenha mais tempo para se preocupar apenas com análises dos dados e tomada de decisões.

O Advise Hub também te ajuda a controlar os prazos, realiza buscas automáticas periódicas em todos os tribunais e Diários Oficiais e de Justiça, além de monitorar cadernos especiais.

Quando o software encontra atualizações, os responsáveis do escritório são imediatamente atualizados. Além de tudo isso, o Advise Hub ainda cruza informações para acesso à pesquisa de Jurisprudência realizada a partir de diferentes filtros.

Padronize e mantenha as informações atualizadas

A tecnologia pode te ajudar a ter as informações mais rápido, mas de nada adianta se você não tem registro de todos dados dos processos ou se eles estão perdidos nas diversas pastas e documentos no seu escritório.

Por isso, padronizar esses registros de processos judiciais vai te ajudar a fazer as pesquisas mais rápidas, evitar erros sérios e principalmente retrabalhos.

Aprender como consultar processos judiciais à distância é uma excelente estratégia para ganhar tempo sem perder a qualidade do trabalho e ainda conseguir manter o seu cliente sempre atualizado com o andamento do processo.

Se você está com dificuldades de organizar a sua rotina de gestão de processos e fazer o acompanhamento frequente das ações judiciais, o Advise Hub pode te ajudar a mudar esse cenário.

Além de diversas ferramentas de gestão que te auxiliam a descobrir como consultar processo judicial, conta também com incríveis automações. Faça o seu teste agora mesmo e descubra como o Advise Hub pode trazer ainda mais resultados para o seu escritório.

software jurídico

2 Comentários

    1. Caroline Capra

      Que bom ler isso, Éden! Ficamos muito felizes em receber esse feedback 😀

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *