Legal Design: como tornar seus contratos mais acessíveis aos seus clientes?

O Legal Design trata de aplicar conceitos de da área e de design thinking para tornar os serviços prestados por advogados, e outros profissionais da área, mais humanizados. É um método que torna o direito mais fácil para o cidadão comum.

E então, o que é Legal Design?

Um método que está mudando não apenas o direito, como também a justiça em todo o mundo. Ele foi criado por uma equipe da Universidade de Stanford, com o objetivo de desenvolver novos produtos e serviços para o direito.

A nova abordagem deseja que o foco dos processos legais pense mais nos usuários. Dessa forma, fica mais simples e rápido não apenas prevenir, como também resolver problemas relacionados ao direito.

Legal Design e contratos

Uma das áreas que pode receber muitos benefícios com essa nova abordagem são os contratos, termos de uso e políticas de privacidade. Afinal, eles são longos e difíceis, o que acaba fazendo com as pessoas assinem sem ler.

O objetivo do conceito é usar três elementos para melhorar todos os processos da lei. Dessa forma fica mais simples as pessoas, não apenas protegerem seus direitos, como também resolverem seus problemas. Então, dentre esses aspectos tem-se:

Design

Fazer com que documentos sejam atraentes e fáceis para que o cidadão comum entenda o conteúdo. Além disso, usar o design para torná-los mais úteis, práticos e diretos.

Tecnologia

Utilizar a tecnologia para facilitar não apenas o acesso, mas também a forma de interagir com os contratos, com o objetivo de simplificar o entendimento destes documentos.

Direito

Promover uma sociedade justa e igual, além disso, trazer mais força para a população resolver as questões relacionadas com a lei. Assim, tudo por meio de uma comunicação mais clara e simples.

Como fazer Legal Design para contratos?

O Legal Design também se inspira no Design Thinking. Este é um processo com foco em resolver problemas e descobrir soluções, considerando o ser humano. O que pode ser alcançado por meios como:

  • Informação;
  • Serviços;
  • Produtos;
  • Organização.

Estas áreas possuem recursos para tornar não apenas contratos mais simples, bem como políticas e termos de uso que fazem parte da vida do cidadão.

Redução da carga de processos

Quando as empresas se preocupam em deixar esses documentos mais fáceis, conseguem não apenas melhorar sua imagem perante o cliente, bem como evitar processos legais no futuro.

É um meio contribuir para diminuir o número de processos. Afinal, quando a pessoa entende o que está assinando, reduz as chances de buscar a justiça.

Informação

Ramo do design com foco no visual, ou seja, em como a informação está disponível. É importante tornar os termos técnicos mais claros e objetivos, portanto mais fáceis de entender.

Serviços

Foco na jornada do cliente durante a solução do problema. Assim sendo, entender não apenas a experiência, bem como encontrar soluções para que seja melhor nas próximas vezes.

Produtos

O objetivo desta área do design é construir produtos para tornar a vida do usuário mais fácil. No caso dos contratos, pode ser com que eles sejam mais simples e acessíveis.

Organização

Unir as equipes dos vários setores da empresa, para encontrar soluções que não apenas tornem a vida do cliente mais fácil, como também os deixem mais satisfeitos.

Visual Law e Contratos

O principal objetivo do Visual Law é tornar os documentos da lei mais fáceis de entender. Assim sendo, qualquer pessoa conseguirá não apenas ler, bem como entender o que está escrito no contrato.

É uma solução muito útil, afinal, não existe desconexão entre o cidadão e a lei. Sem dúvida, há regras em todas as áreas da vida das pessoas. Então, todos os dias elas precisam assinar algum termo ou política de uso.

Neste caso, os elementos gráficos têm o papel de tornar as mensagens mais claras e atraentes. Ao invés dos modelos tradicionais, as empresas começam a utilizar:

  • Ilustrações;
  • QR Codes;
  • Tabelas;
  • Ícones;
  • Mapas mentais.

Esses elementos, desde que não em excesso, podem facilitar e muito a vida da pessoa recebendo a mensagem, pois são mais simples de captar, principalmente nas informações que precisam de mais destaque.

Como aplicar o Visual Law na prática?

No caso dos contratos, o Visual Law pode transformar os antigos modelos, que são longos, com letras pequenas e difíceis de ler, em documentos interativos, com linguagem mais simples.

A princípio, incluir elementos visuais podem não apenas tornar mais fácil entender, mas também atrair o interesse do usuário para o documento, dessa forma, aumentando as chances de leitura.

O uso não apenas de infográficos, imagens e outros recursos digitais, mas também de uma linguagem mais direta, faz com que as pessoas entendam os contratos e termos que estão assinando. Portanto, é provável que não precisem tanto buscar a justiça no futuro.

Quem criou o Legal Design?

O Legal Design surgiu na Universidade de Stanford. A advogada e designer Margaret Hagan desenvolveu o método, com o intuito de tornar não apenas os sistemas, como também os atendimentos jurídicos mais humanos.

Ela também criou o Laboratório de Legal Design e é responsável pela direção dele. Assim, reúne esforços para tornar o acesso à lei mais justo, acessível e construtivo para a população.

O conceito de Margaret se espalhou pelo resto do mundo, portanto, sua criação traz benefícios para cidadãos de todo o mundo.

 Incluir elementos visuais em contratos e termos facilitam a vida do usuário
Imagem registrada por amurabi, retirada de Pinterest

Quais são as etapas do famoso Legal Design?

As empresas que buscam adotar o Legal Design em seus contratos, termos de uso, regras e políticas, precisam seguir algumas etapas para adotar o método da forma correta.

Pesquisa

É a etapa mais importante, que determina o resultado das demais. Afinal, é preciso entender as necessidades dos clientes. Assim sendo, a pesquisa será o norte para identificar os problemas.

Soluções

Com base nas pesquisas, a empresa começa a desenvolver soluções para as dificuldades dos clientes. Agora surgem os modelos, que então se transformam em respostas, por meio de produtos e serviços.

Validação

Testar os modelos é a etapa que irá validar se as demais foram concluídas da forma correta. Além disso, é possível encontrar oportunidades de melhoria de acordo com os comentários dos clientes.

Legal e Design e o futuro dos contratos

Este novo conceito mostra que os avanços da tecnologia também chegaram no Direito. Além disso, prova o quanto elementos de design podem tornar mais fácil, não apenas entender, como também resolver problemas da lei para pessoas comuns.

As empresas que incluírem estes recursos ao elaborar seus termos de uso, contratos, e demais documentos legais, podem melhorar não apenas a percepção da marca, como também aumentar os ganhos.

Os clientes que estão a cada dia mais exigentes buscam soluções rápidas e simples. Portanto, quando conseguir ler e compreender um contrato em poucos minutos, com certeza mudará sua visão sobre aquela empresa.

Perguntas Frequentes

O que é Jurimetria é Legal Design?

É a estatística para o Direito. Por meio de softwares, as empresas fazem análises para estimar resultados e probabilidades, com o objetivo de ganhar mais causas.

Quando surgiu o Legal Design?

O Legal Design surgiu em 2013, com a criação do Laboratório de Legal Design dentro da Faculdade de Stanford por uma equipe de alunos e professores especialistas da área.

Quais são os passos para a aplicação do Legal Design?

Tem como base o Design Thinking, portanto, são estes os cinco passos para implementar o conceito em uma empresa: empatia, definição do problema, ideação, prototipação e teste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *