O que é e como introduzir compliance em uma empresa?

Compliance é uma ideia que já faz parte de mais de 80% das empresas brasileiras. A princípio, esse conceito se baseia em ideias que podem beneficiar companhia e funcionário. Então, vale a pena conhecer esses pontos e entender como aplicar eles em seu negócio.

O que é compliance, afinal?

Para começar, o termo vem do inglês, tendo relação com o verbo “to comply”. Assim, o significado dele tem a ver com estar em conformidade com uma norma. Do mesmo modo, pode-se atribuir a essa mesma ideia para o conceito de compliance.

Isso quer dizer que a palavra se relaciona com a conduta da empresa. Ou seja, a forma com que ela se adequa às regras e também aos órgãos de regulamentação. Então, essa acaba sendo a definição que mais se encaixa para o termo.

Descubra o que o compliance abrange

Em resumo, esse conceito inclui tudo a respeito do que a companhia deve se adaptar. Nesse sentido, é crucial que ela possa manter as suas operações deve ter processos de acordo com:

  • Políticas;
  • Controles internos;
  • Regras;
  • Controles externos.
Imagem de atendente com cliente ao telefone
Foto: O canal de denúncias é um dos itens de compliance que pode fazer a diferença.

Qual é o papel do compliance?

Em geral, os programas baseados nesse conceito têm a função principal de prevenir. Dessa forma, todas as estratégias visam evitar que problemas maiores apareçam no futuro das empresas.

Na prática, significa que muitas situações que afetam o estado da empresa poderão ser evitadas. Por exemplo, como uma briga na justiça que envolve o descumprimento de uma lei trabalhista.

Para manter uma boa reputação da companhia

Esse pode ser tido como a grande meta que os programas de compliance possuem. Afinal, os problemas citados arranham a imagem da companhia e deixam ela mais fraca. Logo, essa medida é uma forma de manter a credibilidade da organização perante o público.

Quais são as frentes de trabalho baseadas nesse conceito?

O que se via antes sobre esse conceito estava sempre ligado ao setor jurídico. Porém, conforme o tempo passou, novas frentes para tratar desse tópico foram sendo criados, sendo alguns deles:

  • Integridade;
  • Anticorrupção;
  • Fraude;
  • Códigos de Conduta e de Ética;
  • Privacidade;
  • Canais de denúncia.

Quais são as vantagens de aplicar o compliance na empresa?

Ao aplicar esse conceito em sua empresa, vale citar algumas vantagens relevantes sobre ele. Por exemplo, a questão de manter a companhia íntegra, visto que ela passa a atuar conforme as regras.

Isso traz para ela uma impressão de alta credibilidade, com ações sempre dentro da ética. A partir disso, é possível atrair mais clientes e parceiros, pois as chances de dar errado são menores. Agora, outros benefícios que valem a pena falar são:

  • Proteção maior contra multas;
  • Vantagem em relação à concorrência;
  • Obtém maior confiança do mercado.

Proteção maior contra multas

Sem dúvidas, ao longo de suas operações, uma empresa sem compliance tende a correr mais riscos. Afinal, não se sabe quando estará quebrando alguma regra e isso pode gerar problemas.

Várias dessas penalidades, inclusive, podem ser muito graves e gerar consequências impossíveis de reverter. Portanto, as ações dos programas fazem com que esse tipo de risco diminua.

Isso acontece porque todos os funcionários são educados para atuar sempre dentro das normas. Dessa maneira, a operação da companhia como um todo se torna mais segura, reduzindo as chances de cometer infrações.

Vantagem em relação à concorrência

Em relação à concorrência, os programas de compliance também ajudam a empresa nas ações. Acima de tudo, porque ela se torna mais confiável, assumindo um compromisso maior com a lei.

As consequências disso fazem com que os clientes pensem sempre na sua companhia antes. Como resultado, eles irão sempre fugir de organizações que não mostram o mesmo empenho.

Hoje em dia, esse detalhe é ainda mais evidente, graças ao acesso à internet. Assim, o usuário consegue saber tudo sobre uma empresa depois de fazer uma rápida pesquisa. Logo, agir dentro da legislação dá maior segurança para quem está procurando dados.

Obtém maior confiança do mercado

Em resumo, pode-se dizer que uma empresa com compliance é muito mais responsável nas operações. Então, é muito comum que ela tenha maior credibilidade do mercado com um todo.

Na prática, isso quer dizer que tanto clientes, quanto investidores, vão vê-la como mais confiável. Do mesmo modo, ela consegue ser até mais eficaz em suas etapas de produção. Por fim, há mais benefícios relacionados, como:

  • A governança corporativa funcionar de uma forma mais otimizada;
  • Chance de ser vista também em cenário internacional;
  • Menor índice de erros humanos devido ao maior controle dos processos.

Como introduzir as ideias de compliance na empresa?

Aplicar as ideias de compliance em uma empresa implica em uma série de medidas. Nesse sentido, o que se deve fazer é elaborar políticas com o auxílio de pessoas qualificadas.

Esses profissionais, a princípio, tinham conhecimentos com base em Finanças e Direito. No entanto, com o passar do tempo, a procura também passou a incluir quem tivesse experiência relacionada a compliance.

Uma equipe pode ficar a cargo de fazer os planos das tarefas. Além disso, ela também precisa orientar e acompanhar o andamento desses processos na prática. Por último, é necessário ter um código de conduta antes de dar início aos procedimentos.

O que fazer em seguida?

Depois da criação do código de conduta para aplicar o conceito, é preciso continuar avançando. Dessa forma, veja quais serão as próximas etapas a partir desse primeiro passo:

  • Educar os funcionários;
  • Criar canais de denúncia para relatar problemas;
  • Mostrar que a companhia não se envolve com práticas fora das regras.

Quais são os tipos de compliance?

Nos dias atuais, não há mais só um tipo de compliance que pode ser aplicado. Afinal, o conceito pode atender a companhias de setores, segmentos e categorias diferentes. Dito isso, confira quais os tipos que são possíveis introduzir:

  • Empresarial;
  • Tributário;
  • Fiscal;
  • Trabalhista.

Compliance Empresarial

Trata-se da situação em que se mostra para a empresa como estão seus padrões. Ou seja, é o tipo de compliance onde fica evidente que tudo está realmente de acordo com as regras e normas de controle.

Compliance Tributário

O tributário, por sua vez, é o modelo que serve para prevenir problemas como suborno ou abuso de poder. Logo, ele serve para que se mantenham as operações conforme as leis tributárias.

Compliance Fiscal

Quanto ao compliance fiscal, ele aborda tudo relacionado às normas complexas da Receita Federal. Dessa maneira, é o modelo que trata de manter sob controle a regulamentação e dados fiscais relacionados a:

  • Compras;
  • Vendas;
  • Folhas de pagamento;
  • Transações bancárias;
  • Custos;
  • Estoque.

Compliance Trabalhista

O tipo trabalhista, por fim, é o que garante os direitos e obrigações dos funcionários. Acima de tudo, este modelo é um dos que precisa do canal de denúncia para poder relatar problemas.

Uma forma de evitar problemas e ser mais confiável

É essa uma das formas de resumir o conceito de compliance para as empresas. Assim, vários outros benefícios que essa ideia concede são derivados desses pontos relacionados às regras.

Vale dizer que esse é o caminho para extrair o melhor dos funcionários da companhia. Atuar dentro das leis é crucial nos aspectos interno e externo de um negócio. Portanto, ainda que haja um certo receio, aderir a essa prática pode melhorar muito qualquer ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *