Dia do trabalhador, a origem da luta pelos direitos dos trabalhadores

O dia mundial do trabalho é celebrado em vários países no mundo em primeiro de maio. Dessa forma, saiba mais sobre como surgiu essa data histórica, como é comemorado no Brasil e como a consolidação das leis trabalhistas resguarda os direitos dos trabalhadores.

Como surgiu o dia do trabalho?

O dia do trabalho surgiu após várias manifestações de trabalhadores na cidade de Chicago. De fato, o motivo principal foi a insatisfação em torno da

  • Carga horária extensa a qual eram expostos;
  • Salários baixos;
  • Locais insalubres de trabalho.

Todas essas razões, portanto, fizeram com que todos saíssem às ruas, a fim de protestar em prol dos direitos do trabalhador.

Qual a origem das manifestações?

Em 1984, a demanda da federação do trabalho dos Estados Unidos era “oito horas de trabalho, oito horas para dormir e oito horas pra casa”. No entanto, a demora nas negociações geraram insatisfação, o que deu início a um período de greves.

Só em primeiro de maio de 1886, em meio a protestos pacíficos que foram até o dia quatro de maio, nas cidades de Nova York, Chicago, Detroit e Milwaukee, que os trabalhadores realizaram uma paralisação e se fizeram ouvir.

A greve em Chicago

Na cidade de Chicago, a greve atingiu várias empresas, o que causou a ira dos patrões, que pediram uma repressão por parte da polícia. A partir de então, o que começou de forma pacífica se tornou mais violento.

Sobre as reivindicações

Os trabalhadores faziam cargas extensas de trabalho, que podiam chegar a 16 horas ou 18 horas por dia. Por isso, uma das exigências, era fixar a carga horária em oito horas diárias.

Ao mesmo tempo, outras condições eram impostas para que o trabalhador voltasse ao seu posto, por exemplo:

  • Redução da jornada de trabalho, mas, sem redução no pagamento;
  • Descanso semanal;
  • Férias;
  • Melhor salário.
Os trabalhadores chegavam a ter uma carga horária diária de até 18 horas.

Os mártires de maio

No dia 04 de maio, manifestantes que se encontravam em Chicago para definir os próximos passos da greve foram confrontados pela polícia. Além disso, uma bomba explodiu e causou a morte de trabalhadores e vários feridos.

O episódio ficou conhecido como a Revolta de Haymarket. Portanto, a partir disso, o quinto mês do ano, em especial, o primeiro dia, ficou dedicado aos mártires de maio.

A Europa logo reconheceu a luta dos americanos, ou seja, os atos que aconteceram em Chicago. Assim, faziam reuniões anuais em primeiro de maio. Por fim, em 1889, na França, foi instituído o dia do trabalhador, tornando-se feriado nacional anos depois.

Quando é comemorado o dia dos trabalhadores?

A partir de então, a data é para lembrar aqueles que lutaram em busca de seus direitos e de um contrato de trabalho mais digno. Há cerca de 80 países que têm o dia do trabalhador em primeiro de maio. Portanto, são eles:

  • França;
  • Portugal;
  • Rússia;
  • Índia;
  • China;
  • México;
  • Brasil.

Países que não comemoram no dia primeiro

Há países, por outro lado, que não comemoram a data no primeiro dia do mês de maio, nem a relacionam ao fato ocorrido em Chicago. Mas, apesar disso, reservam outra data, a fim de lembrar da luta dos trabalhadores, por exemplo:

  • Na Nova Zelândia, celebra-se na quarta segunda-feira de outubro;
  • Já na Austrália, o dia varia de acordo com a região;
  • EUA e Canadá comemoram na primeira segunda-feira de setembro.

Como surgiu o dia dos trabalhadores no Brasil?

Em 1900, era comum usar a força de trabalho de crianças e mulheres no Brasil. Além disso, os patrões poderiam reduzir o salário como forma de punição. Isto é, não havia leis e nem direitos.

As ideias sobre direitos trabalhistas vieram junto com os imigrantes europeus. Mas, só em 1927 que houve uma greve geral para reivindicar, por exemplo:

  • Proibição do trabalho infantil;
  • Redução no horário de trabalho para oito horas;
  • Proibição das mulheres trabalharem à noite.


Em 1917, aconteceu em São Paulo, uma greve geral, que fez com que a força do movimento trabalhista crescesse. No entanto, foi só em 1925, que o presidente Artur Bernardes decidiu adotar o dia primeiro de maio como feriado.

A Consolidação das Leis do Trabalhador

Sabe-se que as leis trabalhistas que regem o Brasil foram criadas no dia do trabalho, em primeiro de maio de 1943. Dessa maneira, essa data é uma forma de demonstrar respeito pela luta da classe. Então, faz parte das leis que regem a CLT:

  • Salário Mínimo;
  • Décimo terceiro;
  • Rescisão de contrato.

Veja como é comemorado o dia dos trabalhadores no Brasil

Até o início da Era Vargas, o primeiro de maio era marcado por críticas de caráter político. Com a chegada de Getúlio e sua campanha trabalhista, essa data se transformou em um dia dedicado a celebrar o trabalhador e tomou a forma como é hoje.

Hoje em dia, no país, essa data conta com celebrações, carreatas, bem como passeatas. Além disso, há cidades em que há shows com artistas e muita festa.

Qual a importância de comemorar a data?

Muita coisa mudou desde aquele dia da greve em Chicago, porém, os trabalhadores continuam em busca de direitos e valorização. 

Além de ser uma data para lembrar daqueles que tiveram coragem para lutar e exigir seus direitos, sem dúvida, ela também é importante para refletir a respeito das mudanças constantes que vêm sendo feitas na legislação.

Dicas de ações para realizar no dia do trabalho

Usar o dia do trabalhador para promover a interação é uma forma de motivar a equipe de qualquer empresa. Dessa forma, pode-se aproveitar a data e fazer atividades especiais.

Dito isso, uma palestra motivacional, por exemplo, que envolve diferentes setores da organização, é uma opção interessante. Bem como, incluir concursos culturais ou sorteio de brindes entre os funcionários.

Curiosidades sobre o dia do trabalho

Mesmo sendo feriado em todo o Brasil, a Bahia, por exemplo, ficou cerca de 55 anos sem celebrar esse dia. Isso porque, os governantes de lá acreditavam que folgar nesta data era algo contraditório.

No Japão, os alunos escrevem agradecimentos em cartões para bombeiros e policiais. Além disso, atos do tipo também são vistos pelas ruas, uma demonstração coletiva, a fim de lembrar a relevância de cada trabalhador para o país.

Agora que já sabe um pouco mais sobre a história do primeiro de maio, celebre esse dia como os seus colegas de trabalho com orgulho e gratidão.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *